A evolução do sistema financeiro e econômico mundial transformou os bancos ao redor do mundo em diversos momentos da história. Atualmente, por exemplo, é possível dividir as instituições entre bancos tradicionais (onde ainda está o maior banco do Brasil) e bancos que apostam no digital.
Ainda que os bancos mais recentes e com aposta no digital não tenham o mesmo tamanho de alguns com atuação de décadas (ou séculos), a transformação do mercado traz alguns efeitos. Não é à toa, por exemplo, que até mesmo instituições tradicionais apostam na vertente, sem perder sua linha de trabalho de anos.
Entre bancos estrangeiros, públicos e privados, vamos conhecer os maiores bancos do Brasil.
Maior banco do Brasil
Atualmente, o maior banco do Brasil é resultado da união de duas das maiores instituições financeiras do país. A partir daí, então, surgiu a marca Itaú Unibanco, 69º maior banco do mundo e presente em 18 países. Além disso, o banco é maior empresa de atividade financeira de todo o hemisfério sul e já foi considerado o mais valioso do país por mais 16 anos consecutivos.
Maior banco estatal do Brasil
Com 50% das ações pertencentes ao governo federal, o Banco do Brasil é maior banco estatal do país. Além disso, também é um dos mais antigos do país, com fundação em 1808. Desde então, o banco acumulou mais de 15 mil pontos de atendimento ao cliente em todo o território nacional, incluindo agências e postos da instituição.
O BB também tem destaque na lista de maiores bancos do mundo, figurando em 71º.
Outros bancos tradicionais do país
Caixa Econômica Federal
A Caixa é o maior banco do Brasil com investimento 100% público. Isso porque, diferente do Banco do Brasil, não existem ações de parceiros privados, sendo completamente administrado pelo Governo Federal. O banco foi fundado em 1861 e é responsável pelo repasse de programas públicos importantes, como Bolsa Família e Auxílio Emergencial, por exemplo. Atualmente, é classificado como o 76º maior banco do mundo.
Bradesco
O Bradesco é o maior banco privado com presença em municípios brasileiros. Isso porque acumula mais de 28 milhões de clientes e cerca de 100 mil funcionários para realização de suas atividades. Com fundação em 1943, também aposta nos serviços digitais, com a criação do banco Next. Em 2019, o Bradesco foi premiado pela revista IstoÉ dinheiro como a marca mais valiosa de todo o país. Além disso, o banco ocupa o 82º na lista de maiores bancos do mundo.
Santander
O Banco Santander Brasil SA é uma subsidiária do gigante financeiro da Espanha. Sendo assim, é o maior banco estrangeiro com atuação no Brasil e 18º maior do mundo. A história do banco no país teve início com a anexação de instituições menores, como o Banco do Comércio ou o Banco Noroeste, por exemplo, mesma estratégia que garantiu o crescimento do Santander na Europa.
Banco Safra
O Banco Safra nasceu em São Paulo, em 1955, e tem apenas um dono. O empresário Joseph Safra é considerado o segundo homem mais rico do Brasil e já expandiu a atuação da instituição para outros 24 países, além do Brasil.
Banco BTG Pactual
O Banco BTG Pactual é o mais jovem entre os maiores bancos tradicionais do país, com fundação em 1983, no Rio de Janeiro. Atualmente, é o maior banco de investimento da América Latina, apesar de ser o único da lista que apresentou queda nos últimos anos.
Maiores bancos digitais do Brasil
Nubank
A princípio, o Nubank começou sua história somente com o serviço de cartão de crédito. Com a evolução da instituição, entretanto, o banco tornou-se referência mundial em serviços digitais, sendo considerado o maior banco do Brasil em 2020.
Banco Inter
O Banco Inter é um dos pioneiros em serviços financeiros digitais do Brasil, com fundação em 1994. Além disso, o serviço também conta com possibilidade de cashback em compras feitas com parceiros e controle de gastos, limites e investimentos diretamente no aplicativo.
C6 Bank
O C6 Bank começou sua história como um banco exclusivo para convidados, mas expandiu o serviço para todos os públicos a partir de 2019. Além de ter sede em São Paulo, o banco também possui escritório em Nova York e conta com um eficaz sistema de empréstimo e detecção de fraudes feito em parceria com o Massachusetts Institute of Technology.
Imagens: DNA, exame, Governo do Brasil, São Paulo Agora, Economia, exame, Eu Quero Investir, Space Monkey, exame, Suno, Gazeta do Povo