Curiosidades

Saiba quais são as 25 maiores cidades do mundo

Estas são as maiores cidades do mundo, de acordo com um relatório da Organização das Nações Unidas de 2018.

Mais da metade da população mundial vive em cidades. Em 2050, esse número deverá saltar para 68%, de acordo com o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas. Mas, afinal quais são as maiores cidades do mundo?

Naturalmente, as 3 maiores cidades ficam localizadas nos países mais populosos do mundo, respectivamente, China e Índia.

Com efeito, entre elas estão Xangai e Pequim, com populações de 25 e 22 milhões, respectivamente, Delhi (27 milhões) e Mumbai (mais de 21,5 milhões).

Além disso, entre 2018 e 2050, a ONU estima que 35% da urbanização ocorrerá apenas na Índia, China e Nigéria.

Continua após a publicidade

Vamos conferir abaixo as maiores cidades do mundo, de acordo com um relatório da ONU de 2018.

21 maiores cidades do mundo

1. Tóquio, Japão

A capital do Japão é a maior área urbana do mundo, com uma população de mais de 37 milhões de pessoas. Portanto, Tóquio é a cidade mais populosa do mundo e a maior “Megacidade” do mundo.

Continua após a publicidade

Aliás, ela é apelidada de “Capital do Oriente” está localizada na costa leste da principal ilha japonesa de Honshu.

2. Delhi, Índia

A população atual da área metropolitana de Delhi em 2021 é de 31.181.000, um aumento de 2,94% em relação a 2020. Delhi, também conhecida como o Território da Capital Nacional da Índia, é a maior cidade do país.

Continua após a publicidade

De acordo com um relatório da ONU, espera-se que a capital indiana mantenha a posição de segunda cidade mais populosa do mundo até pelo menos 2030.

3. Xangai, China

A população da área metropolitana de Xangai em 2021 é de 27.796.000, um aumento de 2,73% em relação a 2020.

Em suma, esta é a cidade mais populosa e também a mais rica da China. Situada no delta do rio Yangtze, no leste da China, possui um enorme distrito comercial, dois grandes aeroportos (Pudong e Hongqiao) e o trem mais rápido do mundo (o Shanghai Maglev).

4. São Paulo, Brasil

A população da área metropolitana de São Paulo em 2021 é de 22.237.000. Esta movimentada metrópole no sudeste do Brasil é a maior cidade do Hemisfério Sul e a maior cidade de língua portuguesa do mundo.

Continua após a publicidade

5. Cidade do México, México

A cidade mais populosa da América do Norte, estima-se que 12 milhões de pessoas vivam na cidade do México. Além disso, é a capital mais antiga das Américas, é a maior cidade de língua espanhola do mundo.

6. Cairo, Egito

De acordo com o Population Stat, a população atual da área metropolitana do Cairo em 2021 é de 21.323.000, um aumento de 2,02% em relação a 2020. Portanto, Cairo é a maior cidade da África e do Oriente Médio.

7. Mumbai, Índia

Mumbai é um dos principais centros comerciais do mundo por transações econômicas mundiais, com mais de 20 milhões de habitantes. A cidade, que foi oficialmente chamada de Bombaim até 1995, é a capital do estado de Maharashtra.

Além disso, é o centro financeiro e comercial da Índia e o principal porto do país no Mar Arábico. Como outras megacidades industriais, sofre com a poluição do ar e da água, além de superlotação.

Continua após a publicidade

8. Pequim, China

Pequim é a segunda maior cidade da China. Desse modo, cerca de 21 milhões de pessoas vivem nesse gigante centro urbano, o que a torna a capital mais populosa do mundo.

9. Dhaka, Bangladesh

Localizada às margens do rio Buriganga, Dhaka é a capital e a maior cidade de Bangladesh. A cidade é a mais densamente povoada da Terra, com quase 37 pessoas vivendo em cada quilômetro quadrado.

Com efeito, a área da Grande Dhaka tem uma população total de mais de 21 milhões. Dhaka também é considerada a capital mundial do riquixá, sendo as carroças o meio de transporte mais popular.

10. Osaka, Japão

Osaka é uma megacidade que abriga quase 19 milhões de pessoas em sua área urbana. A segunda maior cidade do Japão se junta a Tóquio na lista.

Continua após a publicidade

Está localizado na região de Kansai da ilha principal de Honshū, na foz do rio Yodo na Baía de Osaka, relativamente perto da antiga capital japonesa, Kyoto.

A cidade portuária é particularmente conhecida por sua arquitetura moderna e seus bares de rua. Além disso, Osaka também abriga o primeiro templo budista do país, Shi Tenno-ji.

11. Nova York, EUA

Nova York é a cidade mais populosa dos EUA Tornou-se a área urbanizada mais populosa do mundo na década de 1920 e a área metropolitana ultrapassou 10 milhões de habitantes no início da década de 1930.

De acordo com o Population Stat, que usa fontes do Banco Mundial e das Nações Unidas, a cidade de Nova York “prevê-se que mais que dobre de tamanho até 2035, chegando a 20,8 milhões de habitantes na área urbana da cidade de Nova York”.

Continua após a publicidade

12. Karachi, Paquistão

Com uma população de 16 milhões, Karachi é a maior megacidade e capital econômica e financeira do Paquistão no Mar da Arábia. Além disso, é um importante porto marítimo, servindo, entre outros, o país sem litoral do Afeganistão.

13. Buenos Aires, Argentina

Buenos Aires tem uma população metropolitana de mais de 15 milhões. A capital e maior cidade da Argentina, está localizada na margem ocidental do Rio da Prata. Com mais de 400 teatros, Buenos Aires é às vezes chamada de ‘Capital Mundial do Teatro’.

14. Chongqing, China

Chongqing é a maior cidade chinesa localizada no alto Yangtze e possui cerca de 16 milhões de habitantes. Aqui o rio Jialing encontra o rio Yangtze. Além disso, a maior cidade rural da China é uma das poucas megacidades da China longe da costa.

15. Istambul, Turquia

Istambul é maior cidade da Turquia e sua população em 2021 é de 15.415.197 pessoas. Os principais setores econômicos dessa megacidade são turismo, entretenimento, logística, construção, finanças, educação, saúde, automotivo, e têxtil. Aliás, quase dois terços de seus moradores vivem no lado europeu da cidade, e o restante vive no lado da Anatólia.

Continua após a publicidade

16. Calcutá, Índia

Calcutá é a capital do estado indiano de Bengala Ocidental. Desse modo, é a 3ª área metropolitana mais populosa da Índia, a maior área urbana inclui os subúrbios e tem uma população de mais de 14,9 milhões.

17. Manila, Filipinas

Manila é uma megacidade com mais de 14 milhões de habitantes na área urbana. A capital das Filipinas, está localizada na ilha de Luzon e se espalha ao longo da costa leste da Baía de Manila.

Manila enfrenta problemas de superlotação, o que resultou em falta de moradia, congestionamento e poluição do ar.

18. Lagos, Nigéria

O estado de Lagos, que compreende essencialmente a cidade de Lagos, com uma população de 15 milhões de pessoas.

Continua após a publicidade

Portanto é uma das megacidades que mais crescem no mundo, contudo de acordo com o Banco Mundial, eles têm um sério problema de poluição do ar, com um relatório de 2018 estimando que a poluição do ar causou mais de 11.200 mortes prematuras no Capital da Nigéria.

19. Tianjin, China

A quarta maior cidade da China, Tianjin, é uma das maiores cidades industriais e portuárias do país com mais de 13 milhões de habitantes.

Em outras palavras, é o principal porto do norte da China, muitas vezes chamado de “portão de Pequim”, e o maior porto criado pelo homem naquele país. O porto ocupa uma área de 107 km² e um cais com 21,5 km de extensão

20. Kinshasa, República Democrática do Congo

Terceira maior área metropolitana da África depois do Cairo e Lagos, Kinshasa é a maior área urbana francófona do mundo, com mais de 14 milhões de habitantes. Apesar do francês ser sua língua oficial, o lingala, uma língua bantu, é usado como língua franca nas ruas.

Continua após a publicidade

21. Rio de Janeiro, Brasil

Por fim, o Rio de Janeiro é a segunda cidade mais populosa do Brasil com mais de 6 milhões de habitantes. Além disso, o Rio tem o segundo maior PIB municipal do Brasil estimado em cerca de US$ 201 bilhões.

Fontes: Universidade do Intercâmbio, Ie, Viva decora, Maiores e Melhores

Outros conteúdos que podem interessar:

Essas são as 10 cidades mais sustentáveis do mundo

Continua após a publicidade

Cidades submersas – 11 cidades escondidas debaixo d’água

Cidades seguras pós-pandemia, quais são os melhores destinos?

Continua após a publicidade

As 50 cidades mais violentas e perigosas do mundo

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você