Curiosidades

Cidades submersas – 11 cidades escondidas debaixo d’água

Ao longo de milênios, cidades submersas foram escondidas por tragédias naturais como terremotos e maremotos, ou mesmo decisões humanas.

Por P.H Mota

Ao longo da história, algumas cidades submersas foram encontradas em regiões completamente tomadas pela água. Em alguns casos, até é possível entender o que levou à submersão, mas outros continuam misteriosos.

Não é à toa, por exemplo, que lendas que mencionam continentes inteiros sob a água ainda são conhecidas. O continente de Atlântida, por exemplo, ganhou até animação da Disney e marca presença nas histórias de super-heróis, como Namor ou Aquaman.

Mas aqui, não vamos falar de Atlântida, e sim de cidades submersas reais ao redor do globo.

Pavlopetri: a cidade submersa mais antiga do mundo

Cidades submersas - 11 cidades escondidas debaixo d'água
The Epoch Times

Pavlopetri era cidade em uma sociedade que viveu há mais de 5 mil anos, mas foi só encontrada há menos de meio século. Ela está situada na Baía de Vatika, no sudeste da região do Peloponeso, Grécia.

O sítio arqueológico foi encontrado pela primeira vez em 1967, por Nicholas Flemming. Dois anos depois, começaram a ser feitas observações para desvendar a cidade submersa.

Os pesquisadores encontraram ao menos 15 grandes edifícios, além de um cemitério com 60 sepulturas de pedra. Além disso, as construções estavam numa área de pelo menos 50 mil m², com ruas, pátios e edifícios.

Pesquisas no sítio arqueológico encontraram objetos que datam de 3.500 a.C.

Outras cidades submersas conhecidas

Canopus – Egito

Cidades submersas - 11 cidades escondidas debaixo d'água
The Winged Sandals

Canopus fica próxima à segunda cidade mais populosa do Egito, Alexandria. Ainda hoje, abriga algumas relíquias, incluindo os santuários antigos de Serápis e Osíris. Acredita-se que a cidade tenha sido afundada por uma grande enchente do Rio Nilo.

Shicheng – China

Cidades submersas - 11 cidades escondidas debaixo d'água
Aventuras na História

A construção de Shicheng data de cerca de 1300 anos atrás, mas sua inundação só aconteceu ao fim da década de 50. A cidade submersa, no entanto, permanece como uma das principais atrações do lago Qiandao.

Heracleion – Egito

Cidades submersas - 11 cidades escondidas debaixo d'água
Pandotrip

A cidade de Heracleion foi descoberta a cerca de 20 anos por Franck Goddio. No entanto, as estimativas de especialistas estimam que ainda serão necessários pelo menos dois séculos para desvendar todos os mistérios encontrados nas estátuas e templos locais.

Alexandria – Egito

Cidades submersas - 11 cidades escondidas debaixo d'água
Make Heritage Fun

Assim como o nome indica, a cidade foi fundada por Alexandre, O Grande em 323 a.C.. Entre as estruturas preservadas na ruína, estão parte de uma estátua de Ptolomeu II e o farol de Alexandria, por exemplo.

Dwaraka – Índia

Cidades submersas - 11 cidades escondidas debaixo d'água
Quora

Por algum tempo, Dwaraka foi capital do reino de Krishna e uma das cidades mais sagradas da Índia em 3.100 a.C.. Nas explorações da cidade submersa já foram encontradas importantes peças de cerâmica, além de moedas e ruínas da Índia medieval.

Prisão subaquática em Rummu – Estônia

Cidades submersas - 11 cidades escondidas debaixo d'água
Rove

A prisão foi construída a 50 km da capital da Estônia, Tallin, durante a década de 20. Hoje em dia está completamente inundada, mas continua servindo como atração turística para mergulhadores da região. Visitantes de toda a Europa gostam de se aventurar entre as grades e paredes estreitas da prisão, numa experiência claustrofóbica de mergulho.

Yonaguni – Japão

Cidades submersas - 11 cidades escondidas debaixo d'água
Coisas do Japão

A cidade submersa de Yonaguni foi encontrada somente na década de 80, pelo mergulhador Kihachiro Aratake. O local pode ter sido afundado na última era glacial, há mais de 10 mil anos, mas ainda mantém algumas ruínas intactas. Entre elas, por exemplo, há pirâmides mais de 30 metros de altura, esculturas, escadas e estradas de pedra com hieróglifos não identificados.

Port Royal – Jamaica

Cidades submersas - 11 cidades escondidas debaixo d'água
Make Heritage Fun

Durante o século XVII, Port Royal foi um dos principais pontos de encontro de piratas do Caribe, mas a cidade ficou quase inteiramente submersa em 1692. Na ocasião, um terremoto fez a cidade ficar com dois terços cobertos por água, matando mais de 3 mil pessoas. Ainda hoje, é possível encontrar ruínas no local, que é um dos maiores sítios arqueológicos submarinos do mundo.

Cidades submersas do Brasil

Cidades submersas - 11 cidades escondidas debaixo d'água
Folha de Pernambuco

No Brasil, existem algumas cidades submersas, especialmente na região Nordeste. As mais conhecidas são a Vila de Canudos e Petrolândia.

A vila de Canudos é conhecida na história do Brasil pela Guerra de Canudos, mas também poderia ser conhecida por estar debaixo d’água. Isso porque o açude de Cocorobó foi completado na década de 60, deixando a cidade completamente submersa. Ainda é possível ver ruínas do vilarejo, quando o nível do açude está baixo.

Assim como Canudos, a cidade de Petrolândia também foi inundada após a realização de uma obra local. A fim de construir uma hidrelétrica no sertão de Pernambuco, o governo optou por inundar a cidade, em 1998. Em dias em que o volume de água está reduzido, é possível ver ruínas da cidade, como parte de uma velha igreja local.

Fontes: Viaja Ali, Aventuras na História, R7

Imagens: Make Heritage Fun, Folha de Pernambuco, Coisas do Japão, Rove, Quora, The Epoch Times, History, The Winged Sandals, Pandotrip, Aventuras na História, Make Heritage Fun

Próxima página »

Escolhidas para você