Curiosidades

Maiores desertos do mundo, quais são? 10 maiores e suas dimensões

Desertos não são apenas áreas quentes com dunas, mas, sim, regiões com poucos índices de chuva. Então conheça os maiores desertos do mundo.

Atualizado em 23/01/2020

Você sabe quais são os maiores desertos do mundo? Quer dizer, você sabe o que é deserto?

Os desertos, como conhecidos pelo mundo, são regiões com baixas condições de vida, como a escassez de água, devido aos baixos índices de pluviométricos. Basicamente são regiões onde a evaporação da água é maior do que o reposto pela chuva. Com isso as áreas mais desérticas do mundo estão sobre os oceanos, onde a quantidade de água evaporada é maior que o volume chuva.

Por isso a origem do seu nome, do latim “desertu”, que significa desabitado, solitário e esvaziado. Mas isso não significa que desertos são apenas as paisagens que conhecemos pelo mundo, com muito sol, terreno arenoso e grandes bancos de areia. Alguns desertos possuem fauna, flora, temperaturas extremamente baixas e até mesmo cidades completas.

Para entender melhor, o nosso planeta Terra é dividido em Zonas, e essas divisões e o posicionamento perante ao sol causam mudanças climáticas. Como resultado disso as áreas equatoriais recebem uma grande quantidade de sol, em decorrente disso são mais quentes. O ar úmido de altas temperaturas sobe e forma nebulosidades de chuva, dando origem a Zona de Convergência Intertropical.

Conheça a beleza dos maiores desertos do mundo
Circulação atmosférica global – Info Escola

Contudo, esse ar que sobe acaba descendo em certas regiões do mundo, e durante esse processo ele seca, assim criando áreas desérticas com baixos índices de pluviométricos. Todavia existem também outros fatores que influenciam a formação dos desertos, como barreiras naturais, corrente de ventos, clima tempo e posicionamento geográfico.

Com isso existem muitas regiões consideradas desérticas que muitos não conhecem, inclusive áreas extremamente gélidas. Então preparamos um guia com os maiores desertos do mundo!

Confira os 10 maiores desertos do mundo

1. Deserto da Antártica – com 13.829.430 km²

Maiores desertos do mundo, quais são? 10 maiores e suas dimensões
Minuto ligado

Você deve estar se perguntando, mas é frio na Antártica, como pode ser um deserto? Bem como mencionamos anteriormente as áreas desérticas não são apenas lugares quentes, mas sim onde o índice de evaporação é maior do que o de chuva.  Em suma, esse é o caso da Antártica, o maior deserto do mundo, localizado no polo sul da Terra.

Essas áreas são conhecidas como desertos polares. Portanto é uma região habitável apenas para pesquisas, com uma vegetação escassa e animais adaptáveis ao clima gelado como baleias, focas, pinguins, gaivotas dentre outros.

2. Deserto do Ártico – com 13.726.937 km²

Maiores desertos do mundo, quais são? 10 maiores e suas dimensões
Info Escola

Assim como sua irmã gelada a Antártica, o Ártico, localizado no polo sul do nosso planeta, também possui as mesmas condições climáticas que caracterizam um deserto. Do mesmo modo possui uma taxa de evaporação anual maior do que a de chuva a região entra para a lista dos maiores desertos do mundo, com seus 13.726.937 km², perdendo por pouco para o primeiro colocado.

3. Deserto do Saara – com 9.100.100 km²

Maiores desertos do mundo, quais são? 10 maiores e suas dimensões
Info Escola

O deserto do Saara, localizado no continente africano é o mais conhecido dentre os desertos do mundo, pelo fato de ser o maior dos “desertos quentes”. Mas como outros do mesmo tipo, os dias são extremamente quentes, porem as noites possuem temperaturas próximas aos 0°C.

Ele compreende uma área que envolve vários países africanos, sendo eles Argélia, Chade, Egito, Líbia, Mali, Marrocos, Mauritânia, Níger, Tunísia e Sudão, da África do Norte e África Subsaariana, e abriga mais de 2,5 milhões de pessoas.

4. Deserto da Arábia – com 2.300.000 km²

Maiores desertos do mundo, quais são? 10 maiores e suas dimensões
Info Escola

Localizado nas proximidades da Arábia Saudita, no Oriente Médio, o deserto da Arábia compreende territórios da Síria, Jordânia, Iraque, Omã, Kuwait, Iêmen e também da própria Arábia Saudita. Bem como suas temperaturas variam de 40°C a 50°C nos períodos quentes e de 5°C a 15°C nos frios.

A região possui a menor biodiversidade do mundo. A princípio pode parecer como os desertos populares, contudo apresenta muitos recursos minerais, bem como o Petróleo. A região é habitável por povos sírios, curdos, turcos, armênios, assírios e alguns deles nômades.

5. Deserto de Gobi – com 1.300.000 km²

Maiores desertos do mundo, quais são? 10 maiores e suas dimensões
Info Escola

Esse grande deserto está localizado entre a China e a Mongólia, com temperaturas entre -2,5°C a 2,8°C, uma região bastante gélida. A princípio não possui muitos seres vivos. Contudo é possível encontrar população humana no deserto de Gobi, sendo elas todas nômades. Seu nome “Gobi” é de origem mongol, e significa “lugar sem água”.  Logo um dos maiores da Ásia, entrando pra lista dos maiores desertos do mundo.

6. Deserto de Kalahari – com 930.000 km²

Maiores desertos do mundo, quais são? 10 maiores e suas dimensões
Kangaroo Tours

O segundo maior deserto da África, o deserto Kalahari está localizado mais precisamente na região sul do continente. Os países que compõem a região são Botsuana, África do Sul, Angola, Namíbia, Zâmbia e Zimbábue.

O deserto de Kalahari, em suma, é um pouco diferenciado dos outros. Em curtos períodos do ano, quando há intensas chuvas o cenário árido muda. A visão da seca vai embora e da espaço a paisagens verdes, com recursos alimentícios. Mas logo depois a seca e o ambiente inóspito aparecem, e o cenário de deserto retorna.

7. Deserto da Patagônia – com 670.000 km²

Maiores desertos do mundo, quais são? 10 maiores e suas dimensões
Um viajante

Ta ai um deserto em um lugar inesperado. Localizado na Argentina, a principio deserto da Patagônia se difere um pouco dos outros. Em suma ele se formou a partir do sistema local atmosférico. Contudo ele possui características desérticas, assim o tornando o maior da América Latina. E da mesma forma que outros deserto, ele também possui uma abundância mineral e seu solo é rico em ferro.

8. Grande Deserto de Vitória – com 647.000 km²

Maiores desertos do mundo, quais são? 10 maiores e suas dimensões
SOS Curiosidades

Um exemplo de área desértica criada por conta do ar vindo do equador, que desce das áreas subtropicais é o Grande Deserto de Vitória, localizado na Austrália. Mesmo sendo uma grande ilha, rodeado pelo oceano o país sofre com áreas secas, e fazem parte do tipo de deserto em áreas oceânicas.

9. Deserto Sírio – com 520.000 km²

Maiores desertos do mundo, quais são? 10 maiores e suas dimensões
SOS Curiosidades

Bem como o deserto de Gobi, o deserto Sírio está localizado no continente asiático. Contudo ele compreende porções da Síria, Iraque e Jordânia. A área possui paisagens de vegetações gramíneas com desertos de areia, uma característica popular dos desertos.

10. Deserto da Grande Bacia – com 492.000 km²

Maiores desertos do mundo, quais são? 10 maiores e suas dimensões
SOS Curiosidades

Certamente, não menos importante, temos o deserto da Grande Bacia na lista dos maiores desertos do mundo. O mesmo está localizado nos Estados Unidos da América, mais ao norte. Ou seja, ele cobre uma área de sete estados americanos, Oregon, Idaho, Nevada, Utah, Wyoming, Colorado e Califórnia. Logo, faz parte dos desertos gelados e está rodeado a oeste pelas cordilheiras de Sierra Nevada e a leste pelas Montanhas Rochosas.

E essa foi a nossa lista dos maiores desertos do mundo. Se surpreendeu com lugares que nem sabia que eram desertos?? Afinal nosso planeta possui lugares incríveis que nem conhecíamos. E se você gostou dessa matéria também provavelmente também irá gostar dessa: Entenda o que é o ciclo da água qual sua importância para a vida na Terra  

Fonte: Brasil EscolaClima Tempo e Portal Educação

Imagem de destaque: Viagem e turismo