Curiosidades

Desertos polares, o que são? Descubra os dois maiores do mundo

Os desertos polares podem não ser tão populares quanto os coberto por areia, mas ainda assim cobrem cerca de 5 milhões km² da área terrestre.

Quando pensamos em desertos nos vem à cabeça paisagens como a do deserto do Saara. Contudo existem outros tipos de desertos, com características bem distintas, como por exemplo frio extremo. Eles são chamamos de Desertos Polares.

De fato esses desertos se assemelham a outros, entretanto sua evaporação é duas vezes maior do que a de precipitação anual. Portanto um pouco maior do que a de outros desertos. Assim como sua temperatura costuma ser muito baixa, por essa razão não chega a passar de 10°C nos meses mais quentes.

E diferente de como muitos pensam, os desertos polares não são pequenos. Eles cobrem uma grande área, de cerca de 5 milhões de quilômetros quadrados. Bem como estão localizados nos dois extremos do planeta, e dominam a lista dos maiores desertos do mundo, com a Antártica e o Ártico.

Desertos polares – os desertos gelados do nosso planeta
Passenger 6A

Suas superfícies são cobertas de rocha e cascalho. Também não apresentam dunas de areia como a maioria dos desertos, contudo dunas de neve podem ser encontradas em áreas com maior ventania. Assim como avalanches podem ocorrer, por conta da grande concentração de neve.

Continua após a publicidade

Desertos polares – Antártica

Desertos polares – os desertos gelados do nosso planeta
Iceland

Considerada o maior deserto do mundo, bem como um dos desertos polares do planeta a Antártica está localizado no extremo sul do nosso planeta. Mesmo que seus vales secos estejam livres de gelo a milhares de anos, seus campos de gelo permanentes possuem um ecossistema rico.

Por essa razão é possível encontrar algas, algumas de cores avermelhadas. Assim como uma fauna com baleias, focas, lulas, pequenos crustáceos, que inclusive são consumidos por russos e japoneses.  Do mesmo modo o deserto polar possui aves, sendo as mais comuns os pinguins, albatrozes e petréis.

Por conta do frio extremo alguns vegetais, como líquens, algas, fungos e briófitas só conseguem florescer no verão. Bem como algumas aves fazem seus ninhos em terra firme, e no inverno migram para regiões mais quentes. Contudo o pinguim-imperador e o pinguim-de-adélia permanecem no continente.

Desertos polares – os desertos gelados do nosso planeta
Pinterest

Considerada uma região politicamente neutra, em 1959, com o Tratado da Antártida se tornou uma área de preservação cientifica, com proteção ambiental. Assim como é proibido exercícios militares. Portanto existem cerca 29 países diferentes com bases cientificas na Antártica.

Continua após a publicidade

E para chegar até o local existem ao todo 32 aeroportos, que são usados apenas para pesquisas cientificas. Isso é devido as condições climáticas e geográficas, por essa razão não são abertos ao público. Caso contrário o acesso é apenas por navios.

Desertos polares – Ártico

Desertos polares – os desertos gelados do nosso planeta
Wow Stranger Fun

Sendo o segundo maior deserto do mundo, o Ártico também é um deserto polar e está localizado no extremo norte do nossa planeta. Por essa razão ele ocupa uma vasta área ártica. Bem como compreende territórios da Escandinávia, Sibéria, Alasca, Groenlândia e Canadá.

A grande extensão de gelo polar do Ártico não suporta vida, e é conhecido como deserto biológico congelado. Por outro lado a região polar da Sibéria abrange uma área de 6,5km². Assim como é coberta por planícies pantanosas, planaltos desolados e uma grande floresta.

Além de que cerca de 3 milhões de km² localizados no norte da Sibéria é conhecido como Tundra. Assim como o nome da sua vegetação, sento totalmente desprovida de florestas. Da mesma forma, no sub-Ártico existe uma grande área chamada taiga. Em resumo, um tipo de floresta de coníferas anãs.

Continua após a publicidade

3 climas predominantes na Sibéria00

Desertos polares – os desertos gelados do nosso planeta
Vegetação Tundra – Enciclopédia Global

Desta forma os climas predominantes na Sibéria são:

  • Clima polar: A exemplo temos as calotas de gelo, com temperaturas abaixo de zero durante todo o ano, assim como apresentam permafrost (solo permanentemente congelado) por todo o solo.
  • Clima ártico: A exemplo a Tundra, com temperaturas abaixo de 10°C durante a maior parte do ano, contudo permanecem abaixo de 0°C por cerca de um mês.
  • Clima sub-ártico: A exemplo temos a floresta Taiga, com uma temperatura média acima de 10°C por cerca de 4 meses, assim como abaixo de zero, coberto de neve por alguns meses.

Se gostou do nosso post confira também: Maiores desertos do mundo, quais são? 10 maiores e suas dimensões

Fonte: Info Escola e Obvious 

Imagem destacada: Ocean Wide

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você