Curiosidades

As 10 maiores economias do mundo em 2021

Veja quais são as potências econômicas globais, como são seus mercados e quais posições ocupam no ranking das maiores economias.

O top 10 na lista de maiores economias do mundo consiste em duas nações americanas, quatro asiáticas e quatro europeias. Com efeito, os Estados Unidos lideram o ranking mundial desde o século passado e continuarão no topo pelo menos na próxima década, segundo economistas. Já, o PIB da China permanece no segundo degrau desde 2010, após ocupar o sexto lugar no início deste século.

Veja mais detalhes neste artigo sobre os países com maiores economias e como se mede esse indicador em cada nação.

Como medir a economia de um país?

A maneira mais fácil de medir a economia de um país é por meio de indicadores macroeconômicos, incluindo os mais populares que você confere abaixo abaixo. Eles são importantes para medir o crescimento econômico, as taxas de inflação, bem como as taxas de câmbio das moedas locais.

Continua após a publicidade

Desse modo, alguns indicadores econômicos mundiais incluem:

  • Produto interno bruto (PIB): indicador mais amplo da atividade econômica geral.
  • Taxas de desemprego: quanto maior for a taxa de desemprego, menor será a procura de bens e serviços.
  • Índice de preços ao consumidor (IPC): principal medida da inflação em um país, tanto no nível do consumidor quanto do produtor.
  • Paridade do poder de compra (PPC): medida de preços em diferentes países para comparar o poder de compra de cada moeda em relação a outra.

Principais economias emergentes do mundo

As 10 maiores economias do mundo em 2021

Um mercado emergente é um país que tem expectativa de crescimento, seja em termos de PIB, produção de bens e serviços ou oportunidades de investimento. Dessa forma, algumas das economias de crescimento mais rápido no mundo atualmente incluem Brasil, China e Índia.

No entanto, outros países que também mostraram crescimento promissor nos últimos anos incluem Rússia, México, Egito, Indonésia e Turquia. Foi demonstrado que mais da metade do crescimento global é composto por esses mercados emergentes, que um dia podem se mostrar concorrentes pelo título de país mais rico do mundo.

Continua após a publicidade

As 10 maiores economias do mundo em 2021

1. Estados Unidos
2. China
3. Japão
4. Alemanha
5. Reino Unido
6. Índia
7. França
8. Itália
9. Canadá
10. Coréia do sul

Maiores economias do mundo

Segundo o ranking da Austin Rating estas são as maiores economias do mundo em 2021:

1. Estados Unidos

As 10 maiores economias do mundo em 2021

Os Estados Unidos ocupam a posição de economia mais forte do mundo desde 1871, após ultrapassar o Reino Unido na época. Além disso, o dólar dos Estados Unidos (USD) é uma das moedas mais fortes do mundo e a moeda mais popular para o comércio em geral.

Continua após a publicidade

Com relação ao setor de trabalho, os EUA abrigam algumas das maiores ações de capitalização de mercado do mundo, incluindo empresas de primeira linha em diversos setores, como Amazon (e-commerce), Microsoft (tecnologia), Coca-Cola (bens de consumo), Visa (finanças) e Johnson & Johnson (saúde).

Por fim, a Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) e a NASDAQ são as principais bolsas de valores do mundo de acordo com a capitalização de mercado.

2. China

Embora a paridade do poder de compra da China seja superior, seu PIB nominal é significativamente menor do que o dos EUA, o que a torna o segundo país mais rico do mundo. No entanto, muitos consideram a PPC uma representação mais indicativa e verdadeira da economia, pois leva em consideração a inflação dos preços. A

Continua após a publicidade

Em suma, a China é a maior economia manufatureira e exportadora de bens do mundo, além de ser o maior país em comércio internacional. A diferença de tamanho entre o PIB nominal geral dos EUA e da China encolheu significativamente nos últimos anos e os analistas de mercado preveem que a China um dia ultrapassará os EUA tanto em aspectos de PIB nominal quanto de PPC.

3. Japão

As 10 maiores economias do mundo em 2021

O Japão é conhecido por sua próspera indústria automobilística, com marcas notáveis ​​como Mitsubishi, Toyota, Honda, Suzuki e Nissan contribuindo para uma grande proporção dos lucros.

Além disso, o Japão tem uma das taxas de desemprego mais baixas do mundo, de apenas 2,3%. No entanto, também tem o maior número de idosos em qualquer população em todo o mundo, o que os economistas temem que possa ter um impacto negativo no crescimento da economia do Japão no futuro.

Continua após a publicidade

4. Alemanha

A Alemanha é o líder das maiores economias da Europa e depende fortemente da exportação de produtos manufaturados de alta qualidade. Existem vários setores representados no mercado de ações alemão.

Além de uma bolsa de valores de sucesso, o mercado de tesouraria alemão contribui para seu papel como uma das maiores economias do mundo. Seus títulos de dívida e títulos do governo têm vencimento em torno de 10 a 30 anos e são considerados títulos de médio e longo prazo.

Por fim, o índice de títulos da Alemanha reflete os títulos do tesouro dos EUA. Estes incluem o Euro Bund de longo prazo, Euro Bobl de médio prazo e obrigações Euro Schatz de curto prazo .

Continua após a publicidade

5. Reino Unido

As 10 maiores economias do mundo em 2021

O Reino Unido tem uma das economias mais globalizadas do mundo e o comércio internacional desempenha um papel importante na economia. O setor de serviços contribui com cerca de 80% do PIB geral, com destaque para bancos e finanças, já que o Reino Unido é o segundo maior centro financeiro do mundo, depois de Nova York.

O banco central do Reino Unido é o Banco da Inglaterra, que é responsável por definir as taxas de juros e manter um custo de vida estável em todo o país.

Líder na indústria aeroespacial, o Reino Unido ajudou a desenvolver muitos modelos de aeronaves populares em colaboração com fabricantes estrangeiros, como Boeing e Airbus.

Continua após a publicidade

Ademais, a indústria farmacêutica também é muito proeminente e tem contribuído para pesquisa e desenvolvimento, varejo, medicamentos prescritos e desenvolvimento de vacinas em tempos de emergência médica. Algumas das principais ações farmacêuticas no Reino Unido no momento são GlaxoSmithKline (GSK) e AstraZeneca.

6. Índia

As 10 maiores economias do mundo em 2021

Apesar da Índia estar em sexto lugar nesta lista, na verdade é a terceira em termos de classificações de PPP. A Índia tem a economia que mais cresce no mundo e aumentou seu tamanho em seis vezes desde 2000.

Portanto, é descrita como uma economia de mercado em desenvolvimento, pois tende a depender da oferta e da demanda de outros países.

Continua após a publicidade

Ademais, a Índia é um dos maiores fornecedores mundiais de commodities, onde 66% da população trabalha na produção agrícola e de alimentos. Isso inclui leite, frutas e vegetais, frutos do mar, arroz, trigo, gado, bem como cana -de- açúcar e algodão.

A Índia também contribui para a economia mundial em termos de produção de têxteis, recursos naturais, carvão, cimento, automóveis e é um grande exportador de petróleo bruto e gás natural.

7. França

Além de ser o destino turístico mais visitado do mundo, a França possui um elevado PIB per capita, o que significa que existe um alto padrão de vida no país.

Continua após a publicidade

A França depende fortemente da receita turística para sua economia em expansão, mas também é líder mundial nas indústrias química, farmacêutica e automobilística.

Em particular, a Sanofi é a quinta maior empresa farmacêutica do mundo, o Groupe PSA é o sexto maior fabricante de automóveis do mundo e a Total é uma das sete maiores empresas de petróleo do mundo.

A França tem uma presença agrícola particularmente grande nos mercados globais e é responsável por um terço das terras agrícolas da Europa. É conhecida pela produção de produtos de alta qualidade, incluindo queijos, vinhos, aves, laticínios e trigo, que são os principais produtos de exportação.

Além disso, cerca de 90 milhões de turistas visitam a França a cada ano para vivenciar essa cultura requintada e padrão de vida, e o turismo é responsável por cerca de 10% do PIB nominal, além de sustentar cerca de 11% do emprego doméstico.

Continua após a publicidade

8. Itália

A economia da Itália está dividida entre as regiões norte e sul do país. O norte altamente industrializado contribui para a maior parte da economia do país, enquanto o sul parece menos desenvolvido, com níveis de pobreza mais elevados e uma taxa de desemprego muito mais alta também.

Após a crise financeira de 2008, as taxas de desemprego começaram a subir, atingindo um pico de 12,7% em 2014 e afetando principalmente as gerações mais jovens. No entanto, este valor conseguiu diminuir para uma média de 9,9% em 2019, o que é uma taxa bastante inferior.

Em suma, a Itália é o maior centro de produtos de luxo da Europa e o terceiro em todo o mundo. Seu setor de manufatura compreende muitas empresas de pequeno e médio porte dentro do “triângulo industrial” da Itália: Milão, Torino e Gênova.

Continua após a publicidade

As regiões do norte da Itália tendem a refletir a indústria automotiva, aeroespacial e outras indústrias técnicas, enquanto as regiões do sul geralmente se concentram em negócios mais familiares, bem como na produção de têxteis, ferramentas e commodities.

9. Canadá

O Canadá é famoso por sua mineração de metais preciosos e é o lar de algumas das maiores empresas de produção de ouro do mundo, o que teve um impacto enorme em sua economia como um todo.

A Goldcorp já foi o maior fornecedor de ouro do mundo, antes de se fundir com a Newmont Corporation, de propriedade dos Estados Unidos, em 2019, levando a uma mudança de marca da Newmont Goldcorp Corporation.

Continua após a publicidade

Ademais, o Canadá tem uma das melhores taxas de emprego do mundo, com uma taxa média de desemprego anual de cerca de 5-6%, embora tenha aumentado significativamente desde a pandemia de COVID-19.

Isso se deve em parte ao seu destaque nos setores de serviços e manufatura, já que a oferta e a demanda estão crescendo de forma consistente, juntamente com as oportunidades de trabalho.

10. Coréia do Sul

As 10 maiores economias do mundo em 2021

A Coreia do Sul ultrapassou o Brasil em 2021 e hoje ocupa a posição como décima maior economia do mundo. Aliás, o país experimentou um rápido desenvolvimento econômico nos últimos anos, devido ao seu forte sistema de educação e foco no setor de tecnologia.

Continua após a publicidade

Em particular, a empresa de telecomunicações sul-coreana Samsung é a maior provedora de telefonia móvel do mundo, com mais de 20% da participação de mercado. Outras ações notáveis ​​incluem as empresas automotivas Hyundai e Kia, a fabricante de aço POSCO, bem como as empresas holding SK Group e CJ Group.

Organizações financeiras também notaram a resiliência da economia sul-coreana contra crises financeiras, como a crise financeira global de 2007-2008, onde conseguiu evitar uma recessão e teve uma recuperação bastante rápida.

Por fim, o país é um dos maiores exportadores mundiais de eletrônicos, aço e automóveis, e sua economia depende fortemente do comércio com seus principais parceiros comerciais: China, Estados Unidos, Vietnã, Hong Kong e Japão. No entanto, as tensões entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte muitas vezes podem ter um impacto no desempenho do mercado de ações e na saúde econômica geral do país.

Por que o Brasil saiu do ranking das 10 maiores economias mundiais?

As 10 maiores economias do mundo em 2021

Continua após a publicidade

O Brasil em 2021 ocupa a décima terceira economia entre as de maior PIB mundial. Entretanto, especialistas concordam que o PIB do Brasil, apesar do efeito negativo da pandemia e da instabilidade política, deverá ultrapassar o da Rússia em 2024.

De acordo com a consultoria Austin Rating, a crise liderada pelo coronavírus empurrou o Brasil para fora das 10 maiores economias do mundo, deixando-o atrás do Canadá, Coreia do Sul, Rússia e Austrália.

Isso porque todos os setores da economia encolheram no ano passado, com exceção da agricultura – que cresceu 2%.

Então, gostou de saber mais sobre as maiores economias do mundo? Pois, leia a seguir: 6 formas diferentes que minúsculos satélites CubeSat salvam o mundo

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você