Curiosidades

Países que falam inglês e nações que tem o inglês como idioma oficial

O inglês é o terceiro idioma principal mais comum no mundo (atrás do mandarim e do espanhol); veja quais países o tem como língua oficial.

Você sabia que o inglês é idioma mais falado no mundo? Aliás, dos cerca de 1,5 bilhão de falantes em todo o mundo, a grande maioria o fala como uma segunda língua. Mas, quais países do mundo que falam inglês? A resposta, é praticamente todos! No entanto, poucos a tem como língua oficial.

Além disso, de acordo com a Education First, uma empresa internacional de educação, os europeus do norte são os mais fluentes nesse idioma, com a Holanda no topo do ranking, seguida pela Suécia, Noruega e Dinamarca. Os habitantes do Oriente Médio são os menos proficientes (Iraque, Kuwait, Omã e Arábia Saudita, todos classificados perto do último lugar).

Como surgiu o idioma inglês?

A língua inglesa se desenvolveu na Europa na idade média. Aliás, ela recebeu o nome de uma tribo germânica, os anglos, que migrou para a Inglaterra. Portanto, este idioma vem se desenvolvendo há mais de mil anos.

Embora suas raízes sejam germânicas, a língua adotou muitas palavras que se originaram em outras línguas. Com palavras de muitos idiomas diferentes fazendo seu caminho para o inglês moderno também.

Além disso, o francês e o latim são dois idiomas que tiveram um grande impacto no inglês moderno.

Continua após a publicidade

Quais países que falam inglês?

Países que falam inglês e nações que tem o inglês como idioma oficial

Os maiores países de língua inglesa estão localizados na América do Norte. ou seja, Estados Unidos e Canadá. Embora o inglês e o francês sejam os idiomas oficiais no Canadá, 85% da população do país fala inglês. Além dos Estados Unidos e Canadá, vários países caribenhos falam inglês.

Estes são principalmente os países que foram colonizados pela Inglaterra e incluem Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Jamaica, Granada e as Ilhas Turcas e Caicos. As Bermudas, ainda parte da Grã-Bretanha, falam principalmente inglês, assim como o minúsculo país centro-americano de Belize.

Ademais, como a língua inglesa tem suas raízes no norte da Europa ela é, portanto, amplamente falada lá. Mais de 98% dos residentes do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales) falam inglês. Além disso, o inglês é a língua oficial na República da Irlanda e na Ilha de Man.

Por fim, os principais países de língua inglesa fora da Europa e da América do Norte incluem Austrália, Nigéria, Nova Zelândia e África do Sul. O inglês também é o idioma principal em locais diversos como Guam, Cingapura e Filipinas. Veja a lista abaixo!

Quais países tem o inglês como idioma oficial?

Países que falam inglês e nações que tem o inglês como idioma oficial

Continua após a publicidade

Confira abaixo os países que têm o inglês como primeira língua.

  • Antigua e Barbuda
  • Austrália
  • Bahamas
  • Barbados
  • Belize
  • Canadá
  • Dominica
  • Grenada
  • Guiana
  • Irlanda
  • Jamaica
  • Nova Zelândia
  • São Cristóvão e Nevis
  • Santa Lúcia
  • São Vicente e Granadinas
  • Trinidad e Tobago
  • Reino Unido
  • Estados Unidos da América (não oficial)

Por que o inglês não é o idioma oficial dos Estados Unidos?

Isso ocorre, por que quando os EUA eram formados por várias colônias, sendo a maioria sob domínio britânico, as pessoas falavam vários idiomas. Com efeito, durante o primeiro Congresso Continental, foi decidido que nenhum idioma oficial seria escolhido.

Contudo, o inglês pode não ser a língua oficial dos Estados Unidos, mas é a língua mais falada no país, com o espanhol como a segunda língua mais comum.

Por que o inglês se tornou um idioma global?

Países que falam inglês e nações que tem o inglês como idioma oficial

Milhões de pessoas em todo o mundo falam inglês, apesar de muitos a considerarem uma das línguas mais difíceis de dominar. Em suma, acredita-se que após a Segunda Guerra Mundial, os avanços tecnológicos e médicos nos países de língua inglesa tornaram o idioma uma segunda escolha popular para muitos estudantes.

Continua após a publicidade

Assim, à medida que o comércio internacional crescia a cada ano, a necessidade de um idioma comum também crescia. Portanto, a capacidade de se comunicar com clientes em todo o mundo é um ativo valioso em uma economia global.

Desse modo, os pais, na esperança de dar aos filhos uma vantagem no mundo dos negócios, também incentivaram os filhos a aprender o idioma. Isso ajudou a impulsionar o inglês a ser uma língua global.

Agora que você sabe quais países falam inglês, leia também: Mão inglesa – Origem e países que utilizam a via esquerda no trânsito

Próxima página »

Escolhidas para você