Curiosidades

Malcolm Gordon, quem é? História do lutador de MMA

Malcolm Gordon é um lutador canadense de artes marciais mistas que compete na categoria peso mosca do Ultimate Fighting Championship.

Malcolm Gordon é um lutador canadense de artes marciais mistas que compete na divisão peso-mosca do Ultimate Fighting Championship. Nesse sentido, pertence à categoria de atletas com até 57 quilogramas. Além disso, quem determina essa categoria é a Comissão Atlética Estadual de Nevada, nos Estados Unidos.

Além disso, o atleta é o ex-campeão peso mosca, além de ser o ex-campeão do peso galo da PMMA. Sendo assim, o lutador natural de Calgary, Alberta, no Canadá luta pela equipe Adrenaline MMA Training & Fitness. Porém, ainda é faixa-preta de jiu-jitsu brasileiro com formação feita com o atleta Jorge Britto.

A princípio, Malcolm Gordon começou nas artes marciais com jiu-jitsu brasileiro e kickboxing em Calgary, Alberta. Porém, o esporte tornou-se uma paixão e aos 19 anos ele iniciou os treinos em Las Vegas. Curiosamente, nesse período trabalhou com o renomado treinador canadense Shawn Tompkins que ainda treinou nomes como Sam Stout, Mark Hominick e Chris Horodecki.

Malcolm Gordon, quem é? História do lutador de MMA
Fonte: UFC

História de Malcolm Gordon

Antes de mais nada, Malcolm Gordon nasceu no dia 19 de maio de 1990. Além disso, conhece-se o mesmo como X no MMA e no UFC, sendo um apelido popular pelo seu estilo de luta. No geral, o Canadá abriga diversos nomes famosos do MMA no mundo, e Gordon é um atleta de primeira classificação nessa região e também nos Grandes Lagos dos Estados Unidos.

Nesse sentido, a paixão pelo jiu-jitsu brasileiro o levou de sua terra natal até Las Vegas, onde conheceu o falecido Shawn Tompkins. Desse modo, conquistou a primeira luta em artes marciais mistas com a ajuda do treinador e decidiu iniciar a carreira no combate. Além disso, ainda treinou com os atletas de alto rendimento sobre a tutela do técnico.

Sendo assim, compreende-se seu período de atividade com início em 2012 e extensão até os dias atuais. Ademais, seu cartel conta com dezoito lutas, sendo treze vitórias. Mais ainda, quatro por nocaute, seis por submissão e três por decisão. Por outro lado, possui cinco perdas, a maioria por nocaute.

Continua após a publicidade

No geral, pouco se sabe sobre a vida pessoal do lutador Malcolm Gordon. Sobretudo, as informações principais dizem respeito à vida na luta desde a infância no Canadá. Porém, a paixão pelo esporte o acompanhou na trajetória que o levou ao UFC.

Malcolm Gordon, quem é? História do lutador de MMA
Fonte: UFC

Carreira no esporte

A princípio, as primeiras quatro lutas de Malcolm Gordon envolveu o domínio e desempenho. Em outras palavras, conquistou um recorde de quatro vitórias a zero com quatro finalizações. Como consequência, ganhou uma viagem ao palco do Bellator em maior de 2014 no evento Bellator 119.

Logo em seguida, ampliou o recorde para 5-0, mas sofreu um obstáculo que o levou a perder as próximas duas lutas. Apesar disso, o lutador retornou ao final de 2015 com uma vitória por decisão unânime sobre Shawn Mack no evento WXC 59: Homeland Pride.

Além disso, Malcolm Gordon também venceu as duas lutas seguintes por meio de finais logo no primeiro round. Basicamente, essas foram as lutas que o levaram À atual casa do TKO MMA. Posteriormente, o atleta fez a estreia profissional na categoria em novembro de 2016.

No entanto, apesar da derrota no primeiro turno, ele retornou à organização em março de 2018. Em resumo, nessa segunda tentativa tornou-se o rei da divisão de pesos mosca. Ademais, defendeu seu título de peso mosca contra Michael Jordan no WXC 69 e venceu no primeiro round em apenas 17 segundos.

A partir de julho de 2020, Malcolm Gordon estreou no UFC em uma luta contra Amir Alzabi no evento UFC FIght Nigh: Figueiredo x Benavidez 2. Contudo, os lutadores tiveram apenas duas semanas de antecedência porque substituíram outros atletas que desistiram do evento após um falecimento na categoria.

Continua após a publicidade

Apesar disso, Gordon derrotou o oponente logo no primeiro round. Mais ainda, tratou-se de uma vitória por finalização dentro de 4 minutos e 42 segundos. Desse modo, o atleta permanece na categoria e em ascensão.

E aí, aprendeu sobre Malcolm Gordon? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência

Fontes: Wiki

Imagens: UFC

Próxima página »

Escolhidas para você