Os esportes olímpicos são aqueles que fazem parte das Olimpíadas, disputadas a cada quatro anos. As modalidades podem ser individuais ou por equipe, além de ocorrerem em categorias diferentes em esportes como Atletismo, Natação e Ginástica.
A cada edição, podem ser incluídos novos esportes na lista, além das modalidades experimentais sugeridas pelo país sede durante os Jogos. As principais regras envolvem filiação ao Comitê Olímpico Internacional e regulamentado por uma associação internacional.
Com raras exceções, todos os esportes olímpicos são praticados por homens e mulheres.
Origem das Olimpíadas
As primeiras Olimpíadas aconteceram por volta de 2.500 a.C. ,mas com modalidades diferentes das praticadas hoje. As primeiras edições contavam com provas de atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo (que incluía luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco).
Apesar de incluir menos esportes do que hoje em dia (já são mais de 40 esportes olímpicos reconhecidos), o evento já tinha grande repercussão. Tanto é que até mesmo as guerras interrompidas para a prática dos esportes.
Além disso, os vencedores eram reconhecidos e passaram a receber prêmios em dinheiro em algumas edições. O evento, entretanto, passou a perder prestígio assim que os romanos dominaram a Grécia.
Critério para esportes olímpicos
O primeiro passo para definição de um esporte olímpico é o reconhecimento por parte do Comitê Olímpico Internacional (COI). A prática precisa ser administrada por uma organização internacional não governamental, na figura de uma Federação Internacional.
Além disso, o esporte precisa fazer parte de um Comitê Antidoping em conformidade com as regras do COI. Também necessário que o esporte seja praticado num número mínimo de países, bem como praticado profissionalmente por homens e mulheres.
A admissão pode classificar a atividade como esporte, disciplina. O esporte olímpico é uma categoria por si só, enquanto a disciplina é a variação de um esporte já reconhecido, e o evento uma subdivisão que garante premiação em medalha – como divisões por categoria de peso ou gênero, por exemplo.
No entanto, um esporte pode ser reconhecido pelo COI e não ser considerado olímpico. Atividades como boliche e xadrez, por exemplo, não fazem parte dos Jogos Olímpicos.
Esportes olímpicos de verão
- Basquete 3×3
- Tiro com Arco
- Ginástica artística
- Nado artístico
- Atletismo
- Badminton
- Beisebol
- Softbol
- Basquete
- Vôlei de Praia
- Boxe
- Canoagem Slalom
- Canoagem sprint
- BMX Freestyle
- BMX corrida
- Mountain bike
- Ciclismo de estrada
- Ciclismo de pista
- Saltos ornamentais
- Hipismo
- Esgrima
- Futebol
- Golfe
- Handebol
- Hóquei na grama
- Judô
- Karatê
- Maratona aquática
- Pentatlo moderno
- Ginástica rítmica
- Remo
- Rugby
- Vela
- Tiro
- Skate
- Escalada
- Surfe
- Tênis de mesa
- Taekwondo
- Tênis
- Ginástica de trampolim
- Triatlo
- Vôlei
- Polo aquático
- Halterofilismo
- Luta
Esportes olímpicos de inverno
Além dos esportes olímpicos tradicionais, existem algumas modalidades incluídas nos Jogos Olímpicos de Inverno. São elas:
- Biatlo
- Bobleigh
- Combinado nórdico
- Curling
- Esqui
- Hóquei no gelo
- Luge
- Patinação
- Salto de esqui
- Skeleton
- Snowboarding
Fontes: Educação Física, Accor, Toda Matéria
Imagens: Olympics, ThoughtCo, Bangkok Post, Wild Life Republic, Olimpíada Todo Dia