Curiosidades

Mapinguari, a lenda do gigante misterioso da Amazônia

O folclore amazônico é cheio de criaturas fantasiosas que são usadas para explicar fenômenos misteriosos da maior floresta tropical do mundo.

Há muito tempo surgiu uma lenda sobre uma fera gigante e perigosa que se esconde na densa floresta amazônica, no Brasil. À primeira vista, ela parece se assemelhar a um macaco, ou talvez a uma preguiça gigante, além disso, muitos acreditam que se tratam do pé grande.

A besta gigante é conhecida por Mapinguari e atinge até dois metros de altura, ele também possui pelo avermelhado emaranhado e longas garras que se enrolam para dentro enquanto rasteja de quatro.

O Mapinguari geralmente fica embaixo no chão, mas quando se levanta, expõe uma boca com dentes afiados em seu estômago, que é grande o suficiente para consumir qualquer criatura que cruze seu caminho.

A lenda do Mapinguari

Fonte: Pinterest

O nome de “mapinguari” significa “animal que ruge” ou “fera fétida”. Nesse sentido, o monstro vaga pelas florestas da América do Sul, derrubando arbustos e árvores com suas garras poderosas e deixando um rastro de destruição enquanto procura por comida. Diz a lenda, que o gigante era um guerreiro valente e pajé de uma tribo, que morreu durante uma batalha sangrenta.

Continua após a publicidade

Porém, sua valentia e seu amor pela tribo comoveram tanto a mãe natureza, que o transformou em um gigante guardião da floresta. Desde então, ele impede a atividade de seringueiros, madeireiros e caçadores e os afugenta para proteger seu habitat.

Existência da criatura é verdade ou mito?

Mapinguari – a lenda do gigante misterioso da Amazônia
Fonte: Pinterest

Embora os relatos sobre o mapinguari normalmente se enquadrem em folclore, existem evidências científicas de que essa lenda pode ter alguma base na realidade. Ou seja, estudiosos afirmaram que a descrição do ‘pé grande’ da Amazônia pode corresponde à da preguiça terrestre gigante já extinta.

Eles relacionam a uma espécie de preguiça do tamanho de um elefante, conhecida como “Megatério”, que viveu na América do Sul até o final da era Pleistoceno. Portanto, quando alguém diz avistar um mapinguari surgem questionamentos de que a preguiça gigante não está realmente extinta, mas ainda vive nas profundezas da floresta amazônica.

Todavia, há diferenças entre essas criaturas. Os megatérios por exemplo eram animais vegetarianos, por outro lado os mapinguari são considerados carnívoros. Pessoas afirmam que o pé grande brasileiro ataca o gado e outros animais com suas garras e dentes afiados para se alimentar deles.

Continua após a publicidade

Além disso, outra característica marcante da criatura seria o cheiro. O mapinguari exala um odor pútrido, que é o suficiente para alertar qualquer pessoa nas proximidades de que algo perigoso está se aproximando. Ademais, o mapinguari também têm medo da água, por isso eles vivem nas florestas mais densas, onde a terra permanece seca.

Independente de ser verdade ou mito, o folclore brasileiro exalta essa criatura misteriosa que vagueia pela floresta tropical do país. Portanto, considere evitar vagar pela Amazônia sozinho, para não se deparar com o Mapinguari ou qualquer coisa que possa estar à espreita lá.

Então, que tal saber mais sobre outras lendas do folclore brasileiro? Clique e leia: Cidade Invisível – Quem são as lendas brasileiras da nova série na Netflix

Fontes: Multirio, Infoescola, TV Brasil, Só História, Scielo

Continua após a publicidade

Fotos: Pinterest

Próxima página »

Escolhidas para você