A raça mastim tibetano, além de cara é extremamente rara. Geralmente, quem cria cachorros dessa raça, sobretudo, são pessoas muito ricas da China. Pois ele custa cerca de U$ 750 mil dólares, ou seja, R$ 1,5 milhão.
Com isso, o cachorro dessa raça tem,basicamente, algumas características, como seu excesso de pelo grosso e volumoso, seu comprimento enorme, que frequentemente assusta as pessoas. Além de gostar naturalmente do frio.
A raça mastim tibetano
Primordialmente, ele surgiu junto aos povos nômades do Tibete, Nepal, China e Índia. Após esse período eles foram declarados extintos. No entanto, em 1800 os britânicos recriaram a raça, utilizando-a para proteção pessoal de suas casas e rebanhos.
As vezes são confundido com o pastor-do-cáucaso, que têm o temperamento totalmente ao contrário do mastim. Geralmente, os pastores-do-cáucaso são agressivos, enquanto o mastim tibetano que é muito carinhoso e brincalhão. A raça aparenta ser, sobretudo, um urso de pelúcia.
Os mastim tibetanos, há muito tempo atrás, segundo indícios de estudos, foi cão de guarda. Por isso até hoje é conhecido como cão guardião do Tibete. Além de ser muito corajoso, ele é extremamente protetor com seu tutor.
Com personalidade, basicamente, tranquila, ele não costuma destruir nada. Aliás, apenas caso ele se sinta preso, por isso tente sempre, sobretudo, passear com ele, assim evita bagunça.
Tamanho GG
Por mais que ele seja muito bom para companhia, o mastim tibetano não curte e, principalmente, não cabe no colo do seu tutor. Com isso, logo vemos sua independência. Ou seja, ele não vai ficar no seu colo igual um cachorro de pequeno porte, que também são super carentes.
E por conta disso deve-se tomar alguns cuidados, principalmente, quando for colocá-lo próximo de estranhos. Pois, como falado anteriormente, ele é uma raça que protege e tem muita ligação com seus donos. Então ele naturalmente não se sente a vontade com estranhos, mesmo sendo cachorros, por conta do seu instinto de defesa.
Atualmente, o mastim tibetano é considerado uma raça muito rara. Pois só é encontrado na China, um dos seus países de origem. Por ser rica, desenvolvida e, sobretudo, ter períodos de muito frio, a China realmente é o lugar perfeito para ter condição de ter um mastim tibetano.
Assim, você vai poder curti-los sem estresse.
Características do mastim tibetano
Fonte: DogHeroOs cães da raça mastim tibetano são extremamente calmos e corajosos, além de muito inteligentes. Apesar disso, são difíceis de treinar, porque também demonstram muita independência em seu modo de agir. As principais lições aprendidas são de fazer xixi no lugar certo e ficar ao lado dos donos na hora de caminhar, mas não costumam ir muito além disso.
Além disso, os cães adoram ficar na presença de seus tutores e familiares. No entanto, o apego costuma se restringir a uma pessoa da família, que vai ser praticamente um modelo de comportamento.
Mesmo com a proximidade com o dono, o mastim tibetano não costuma gostar muito de contato físico. Isso porque já sente calor naturalmente, graças ao volume de pelo, preferindo ficar afastado.
Comportamento
O temperamento da raça é muito guiado pelo instinto territorial e protetor. Dessa maneira, o mastim tibetano é reservado diante de estranhos, o que pode chegar a gerar comportamentos inesperados e acidentais, em alguns casos.
Para reduzir os riscos, desde cedo é importante investir na socialização do filhote, que vai crescer com um comportamento mais dócil e estável. Ainda que tenha um comportamento carinhoso com crianças, pode exigir um certo cuidado nesse contato, por conta de seu grande porte. Mesmo sem intenção de machucar, o animal pode acabar ferindo crianças menores de forma acidental.
Por outro lado, ele não tem um comportamento muito ativo e destruidor. A única recomendação é mantê-lo em ambientes de grande espaço, de acordo com o seu porte. Em locais pequenos e com muitos móveis e objetos, ele pode ficar irritado e querer dar um jeito de organizar seu próprio espaço.
Além disso, como em quase todas raças de cachorro, a fase de crescimento dos dentes também pode favorecer a destruição de objetos encontrados pela frente, na intenção de coçar as gengivas.
Cuidados especiais
O mastim tibetano precisa de alguns cuidados especiais, especialmente por conta de sua pelagem. Eles devem ser escovados diariamente, por cerca de 30 minutos, para que todos os pelos mortos sejam removidos do corpo.
A frequência de banhos, no entanto, não precisa ser tão grande. A média de um banho por mês pode garantir que o animal fique limpo e livre de maus cheiros.
Além disso, os olhos também precisam de uma agenda regular de limpeza. Isso porque o volume de pelos na face pode favorecer o acúmulo de sujeiras e gorduras na região, que podem provocar riscos de doenças futuras.
Da mesma forma, é preciso ficar atento à saúde bucal do animal. Como o mastim tibetano baba muito, essa região é a que pode ter um odor mais intenso em todo o corpo. A recomendação de escovação dos dentes semanal pode ajudar a evitar o problema.
Galeria de imagens da raça
besthqwallpapers.com
Com certeza o mastim tibetano vale cada centavo
Os mastim tibetanos são cachorros carinhosos e, sobretudo, companheiros
Se você gostou de conhecer essa raça de cachorro muito linda e rara. Provavelmente, você vai gostar de saber que Seu cachorro entende o que você fala, garante estudo
Fonte: Hypescience , Incrível.club
Fonte da imagem destaque: Hypescience