Curiosidades

Meditação para dormir – Técnicas de relaxamento para melhorar o sono

A meditação para dormir funciona para induzir um estado de relaxamento, ideal para um sono saudável. A prática não exige mudanças de rotina.

Por P.H Mota

-

Já sabemos que ema boa noite de sono é essencial para o equilíbrio da saúde do corpo e da mente. Apesar disso, é normal ir se deitar com a cabeça cheia de preocupações e dificuldades para relaxar e pegar no sono. Sendo assim, uma boa aposta para ajudar no processo é a técnica de meditação para dormir.

Por meio de técnicas de meditação, por exemplo, é possível induzir um estado de relaxamento, ideal para um sono saudável. E para melhorar, a prática não depende de muitas mudanças de rotina ou crenças.

Por ser inspirada em conceitos de mindfulness, não necessariamente está ligada a meditações esotéricas ou religiosas, mas científicas. Além disso, como acontece antes da hora de dormir, não influencia muito na rotina diária.

Benefícios da meditação

Meditação para dormir - técnicas de relaxamento para melhorar o sono
Escola Vida Feliz

As técnicas de meditação para dormir ajudam a conduzir os pensamentos que precedem o sono. Assim, ao invés de se mergulhar em preocupações com o dia corrente, ou dia seguinte, é possível se distanciar disso.

Ainda que você não tenha dificuldades para dormir, também pode aproveitar vários dos benefícios oferecidos pela meditação. A melhoria da qualidade de sono pode, por exemplo, ajudar a controlar hormônios que regulam o apetite e melhoram o metabolismo. Ao mesmo tempo, o descanso também melhora níveis de melatonina, ou seja, melhoram a disposição ao acordar.

Entre outros bons efeitos para a saúde estão a redução de estresse, depressão e ansiedade, assim como o fortalecimento do sistema imunológico.

Um bom sono também colabora para a saúde da pele e impede o envelhecimento precoce, já que evita olheiras, rugas e outras linhas de expressão. Além disso, promove a capacidade de concentração, foco, memória e o bom-humor.

Como meditar

Meditação para dormir - técnicas de relaxamento para melhorar o sono
astrocentro

A princípio, a melhor dica é apostar nas meditações guiadas. Isso porque elas oferecem instruções que conduzem o pensamento e ajudam a induzir o sono. Para encontrar esse tipo de meditação, você pode utilizar aplicativos pagos ou gratuitos, bem como procurar vídeos no YouTube.

Existem vários tipos de meditação guiada, então é importante procurar aquelas que são voltadas para o bom sono. Isso porque elas vão focar mais em técnicas de respiração que promovem o relaxamento e ajudam a induzir o sono.

Por fim, além de focar na respiração, outra técnica importante é focar nas sensações ao longo do corpo todo. Uma vez que você faz isso, relaxa os músculos a partir do foco e se entrega a um estado de conforto do sono.

Exemplos de meditação para dormir

Meditação guiada com som de chuva no fim

Meditação para dormir bem

Meditação com hipnose e escaneamento corporal

Meditação guiada para o sono

Meditação com técnicas de relaxamento profundo

Meditação para adormecer facilmente e descansar bem

Meditação para fazer por 7 dias para melhorar a qualidade do sono

Meditação com som ambiente para dormir e acordar bem

Meditação para relaxar e combater a insônia

Meditação para o fim do dia

Fontes: Catraca Livre, Vittude, Mind Valley

ImagensEscola Vida FelizastrocentroColchões Americanflex

Próxima página »

Escolhidas para você