Curiosidades

Medo da morte: causas e sintomas do desconforto

O medo da morte pode surgir como sintoma de ansiedade, mas também como a origem dela, quando vem de quadros de fobia diagnosticada.

Por P.H Mota

O medo da morte costuma surgir para todas as pessoas diante de situações de perigo real. No entanto, na maioria dos casos, as reações de estresse e ansiedade são eliminadas assim que a situação volta à normalidade e o perigo é descartado.

Por outro lado, existem pessoas que continuam a sentir os sintomas de ansiedade mesmo fora de perigo real. Nesses casos, o medo pode influenciar o cotidiano, afetando relações pessoais e profissionais.

A nível celular, esse medo está presente em todas as espécies, uma vez que ser comido vivo é a base da morte natural de várias criaturas. Além disso, a herança social adiciona valores religiosos e espirituais que podem contribuir para que esse medo seja cada vez maior.

Ansiedade

Medo da morte - principais causas e sintomas do desconforto
Find a top doc

De acordo com diagnósticos psicológicos, o medo da morte pode surgir como um dos sintomas da ansiedade. Por outro lado, quando define uma fobia, é o contrário, sendo a causa de origem dessa ansiedade.

Quando ocorre como um dos sintomas, o medo traz sensações de palpitação, dores no peito, tontura e confusão. A partir da evolução dos sintomas, é possível perceber o desenvolvimento de quadros de ataque de pânico.

A reação também pode surgir em cenários de ativação do modo de “lutar ou fugir” do corpo humano. Assim que o corpo desencadeia as reações preparadas para perigo extremo, a reação pode levar ao medo e à ansiedade extrema.

Continua após a publicidade

Hipocondria e medo de doença

Medo da morte - principais causas e sintomas do desconforto
Elite Medical

Muitas vezes, o medo de morrer está ligado a ataques de ansiedade relacionados a outros problemas de saúde. É comum, por exemplo, que milhares de pacientes procurem hospitais relatando problemas no coração, para descobrirem que estão sofrendo um ataque de pânico.

Para o paciente, no entanto, não há como diferenciar os sintomas em todas as situações. É assim então, que o medo de morrer pode gerar problemas que precisam de algum tratamento psicológico.

Da mesma maneira, quem sofre de hipocondria passa pelo medo diante da possibilidade quaisquer doenças, relacionado à ansiedade a condições variadas. Nesses casos, o paciente pode acreditar que está próximo da morte, com doenças que incluem câncer, tumor no cérebro, esclerose múltipla ou aneurisma cerebral.

Medo da morte e variações de ansiedade

Medo da morte - principais causas e sintomas do desconforto
Popular Science

Transtorno de ansiedade generalizada: pacientes diagnosticados com TAG pensam em coisas negativas ou sofrem com estresse com muita frequência. Nesses casos, é comum que o medo da morte surja entre os sintomas variados.

Transtorno de estresse pós-traumático: em casos que um indivíduo passa por algum evento traumático, o medo da morte pode retornar sempre que algum cenário remeter ao mesmo tipo de experiência.

Transtorno obsessivo compulsivo: não é comum que todos os pacientes com TOC tenham esse tipo de medo, mas há  casos em que a obsessão está relacionada com a morte de alguma forma.

Continua após a publicidade

Tratamento para o medo de morrer

Medo da morte - principais causas e sintomas do desconforto
BBC News

Os principais métodos de tratar o medo da morte envolvem consultas com psicólogos. Isso porque o profissional irá realizar uma série de sessões de terapia para observar a origem da condição e propor o tratamento mais adequado.

As abordagens podem envolver terapia cognitivo-comportamental ou de exposição, dependendo dos casos. O primeiro método propõe desafios ao método de pensamento, a partir da identificação das emoções que geram o medo de morrer.

Já nos casos de exposição, o paciente deve confrontar situações ou ambientes que provocam o medo, na intenção de racionalizar o pensamento e livra-se da ansiedade nos cenários em que ela é irracional.

Fontes: Vida Simples, Psicólogo e Terapia, Planície

Imagens: Popular Science, Lion’s Roar, Find a top doc, Elite Medical, BBC News

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você