História

Megera, o que é? Origem e significado na mitologia grega

Tanto Megera quanto sua variação Mégara são nomes de personagens da mitologia grega, sendo a primeira uma das Erínias e a outra, esposa de Hércules.

Por Adelina Lima

-

Frequentemente ouvimos o termo ‘megera’ em filmes e séries, principalmente associado à bruxas malignas. Mas o que significa essa palavra e como ela surgiu? A princípio, tanto Megera quanto Mégara são personagens dos antigos mitos gregos. No entanto, a primeira é um dos demônios do submundo, enquanto a segunda foi uma das esposas do herói Hércules.

Primeiramente vamos conhecer a história de Megera, onde seu nome significa ‘mulher escandalosa, má e vingativa’. De acordo com a mitologia, diz-se que essa personagem feminina é atribuída às Erínias ou Fúrias, que eram três na representação dos gregos antigos.

Elas são as três filhas de Urano e Gaia – Megera, Alecto e Tisífone. As fúrias ou Erínias são os espíritos demoníacos com asas de morcego da vingança e guardam os portões de Dis, a cidade do Submundo.

Além de administrar punição para aqueles no nível seis do inferno, elas levam novas almas para os níveis inferiores quando são entregues a Hades. Portanto, essas três são consideradas tão implacáveis ​​em sua ira, que a maioria as chamava de Fúrias.

Significado de Megera, Alecto e Tisífone

Fonte: Mitos e Lendas

Megera

O nome da Erínia Megera significa raiva rancorosa ou ciumenta. Ela não apenas trabalha no inferno, mas ocasionalmente é responsável pela recepção dos mortos.

Alecto

O nome de Alecto significa raiva infinita ou incessante.

Tisífone

O nome de Tisífone significa punição, destruição e espírito vingador ou vingativo.

Origem das Fúrias

Fonte: Mitos e Lendas

Como lido acima, as Fúrias nasceram do sangue do Titã Urano que foi derramado quando seu filho, Cronos, o castrou. De acordo com outros autores, Hades e Perséfone eram considerados pais das Fúrias, enquanto Ésquilo acreditava que eles eram as filhas de Nix (personificação da noite) e, por último, Sófocles afirmava que elas eram as filhas de Gaia e Hades.

Em suma, Megera e suas irmãs Erínias eram demônios alados que perseguiam suas presas voando. Elas tinham proporções semelhantes com as outras divindades infernais e ctônicas como Queres e as Harpias. Além disso, elas tinham a capacidade de se transformar com rapidez e frequência. Sempre vestidas de preto, seus rostos eram assustadores e horríveis e elas tinham cobras no cabelo como a Medusa (Górgona).

Ademais, o hálito das fúrias era venenoso, assim como a espuma que saía de suas bocas. Por este motivo, conforme a mitologia, Megera e suas irmãs espalhavam todos os tipos de doenças e impediam até mesmo o crescimento das plantas.

Diferença entre Megera e Mégara

Megera - o que é? Origem e significado na mitologia grega
Fonte: Mitos e Lendas

Mégara foi a primeira esposa do herói grego Hércules. Assim, diferente de Megera e as Erínias, ela era filha do rei Creonte de Tebas, que a deu em casamento em agradecimento por sua ajuda na reconquista do reino de Creonte.

Desse modo, a história de Mégara é mais conhecida por meio da obra do dramaturgo grego Eurípides e do dramaturgo romano Sêneca, que escreveram peças relacionadas a Hércules e Mégara. Todavia, nada se sabe sobre Mégara antes de seu casamento com seu Hércules. Ele era filho de Zeus, rei dos deuses, e de uma mortal chamada Alcmena.

Apesar de ser casado com a deusa Hera, Zeus nutria vários casos com mulheres mortais. Portanto, ele se transformou num mortal para aparecer com o marido de Alcmena e dormiu com ela. Como resultado, ela concebeu Herácles ou Hércules.

Hera, que sempre se enfurecia com os flertes de seu marido, se dedicava a tornar a vida de Hércules a mais miserável possível. No entanto, sua vingança era suprimida, pois Hércules era um semideus e possuía força e resistência sobre-humanas. Contudo, Hera certamente fez o possível para tentar destruí-lo em todas as oportunidades.

Hércules e Mégara

Fonte: Mitos e Lendas

Hércules cresceu na corte de seu pai mortal, onde aprendeu todas as artes que um jovem nobre era obrigado a dominar, como esgrima, luta livre, música e habilidades marciais. Quando soube que o reino vizinho de Tebas havia sido tomado por minianos, ele liderou um exército de guerreiros tebanos que expulsaram os minianos e restauraram a ordem do rei Creonte e lhe devolveram o trono.

Creonte, em agradecimento, ofereceu sua filha Mégara como esposa. Então, Mégara e Hércules tiveram três filhos: Terímaco, Creontíades e Deicoon. O casal estava feliz com sua família até que Hércules foi chamado para seus doze trabalhos e o reino ficou sem defesa.

Por fim, Hércules voltou a Tebas após capturar Cérbero para descobrir que, em sua ausência, um usurpador, Lico, havia assumido o trono de Tebas e estava tentando se casar com Mégara. Enciumado, Hércules mata Lico, mas então Hera o leva a loucura. Assim, pensando que seus próprios filhos eram filhos de Lico, Hércules os mata com suas flechas, e também mata Mégara pensando que ela era Hera.

Hércules teria continuado sua matança se não fosse a intervenção da deusa Atena, que o deixou inconsciente. Então, quando Hércules despertou, foi impedido por Teseu, de cometer suicídio devido à tristeza por ter matado Mégara e seus filhos.

Agora que você sabe o que significa Megera, leia também: Gigantes da Mitologia Grega, quem são? Origem e principais batalhas

Fontes: Por trás do nome, Aminoapps, Significados

Fotos: Mitos e Lendas

Próxima página »

Escolhidas para você