Os mangás são quadrinhos japoneses com origem na época feudal e consolidação após a Segunda Guerra Mundial. Sendo assim, existem inúmeras séries publicadas, o que pode dificultar para um novato descobrir os melhores mangás existentes.
Essas histórias podem se desenrolar por dezenas de volumes, assim como atrair públicos diferenciados. Geralmente, os melhores mangás também ganham adaptações para a TV, na forma de animes. Mas esse sinal não é o único que indica a qualidade de uma obra.
Pensando em públicos novatos, separamos uma lista com sucessos recentes e já consagrados no mundo dos mangás.
Melhores mangás publicados no Japão
Death Note
Death Note é figurinha marcada em listas de melhores mangás em todo o mundo. Criado pela dupla Tsugumi Ohba e Takeshi Obata, ele conta a história de um estudante que encontra um caderno com o poder dos deuses. Dessa maneira, Light Yagami passa a agir como uma espécie de Deus, utilizando os poderes do caderno para fazer justiça com as próprias mãos. No Brasil, o mangá foi publicado pela editora JBC.
Fullmetal Alchemist
A história dos irmãos Edward e Alphonse Eric se tornou um clássico instantâneo assim que foi publicado no Japão. Os dois quebram a regra da alquimia para tentar trazer a mãe à vida e sofrem as consequências disso. Publicado no Brasil pela JBC, a história chegou a ganhar duas adaptações diferentes em anime.
Sakura Card Captors
Sakura é um dos melhores mangás shoujo de ação já feitos. No Brasil, ele ficou popular com o anime exibido nos anos 2000, mas o mangá também ganhou espaço. Focado numa garota em busca de cartas com poderes mágicos, a história mistura ação, fantasia e romance.
Demon Slayer
Não dá para falar de melhores mangás publicados sem citar Demon Slayer. Desde que foi lançado, o mangá domina todas as listas de volumes mais vendidos no Japão, chegando a figurar em praticamente todas as posições do top 10. Com a história de um garoto caçador de demônios, One Piece foi desbancado por um outro mangá pela primeira vez na história.
One Piece
Com roteiro e ilustração de Eiichiro Oda, One Piece já vendeu mais de 430 milhões de volumes em todo o mundo. A história de Monkey D. Luffy apresenta piratas em busca de um tesouro supremo, mas trata de questões sociais, políticas, ação e humor. Publicado desde 1997, o mangá é um dos principais pilares da indústria e já acumula quase 100 volumes.
Beastars
Beastars é mais uma história que mostra a rotina escolar de estudantes adolescentes, mas com um toque especial: eles são animais antropomorfizados. Ainda que isso possa sugerir uma história leve e divertida, o mangá traz questões profundas sobre o comportamento e as relações humanos. O tom sombrio já pode ser conferido no início da história, por exemplo, com um mistério envolvendo o assassinato de um dos animais.
Dragon Ball
Não dá pra negar que Dragon Ball é um dos melhores mangás do mundo. Criado por Akira Toriyama, é um dos principais sucessos da mídia no Japão e no ocidente. A obra é inspirada no romance chinês Jornada ao Oeste, mas inseriu e definiu alguns dos clichês mais importantes dos mangás de ação.
Naruto
No anime, Naruto é dividido em duas fases distintas, mas o mangá reúne tudo numa trama única. Naruto foi publicado com 72 volumes, mas ganhou histórias paralelas para enriquecer os personagens e a trama. Nela, Naruto tenta se tornar Hokage, o ninja mais poderoso e líder de sua vila.
Spy x Family
O mangá começou a ser publicado de maneira digital e rapidamente passou a figurar nas listas de mais vendidos. Na história, o espião Twilight precisa formar uma família falsa para uma missão, mas encontra uma assassina profissional e uma filha com poderes. Entretanto, somente a garota sabe das carreiras de seus pais adotivos.
Hunter x Hunter
Hunter x Hunter é um dos maiores clássicos do mundo dos mangás. Publicado desde 1998, ele tem apenas 36 volumes, uma vez que o autor Yoshihiro Togashi frequentemente deixa a história em hiato. Mesmo assim, cada novo volume lançado é sucesso de vendas, com milhões de cópias e garantia de top 10.