Mundo Animal

12 menores e mais raros animais do planeta

Você já se perguntou qual é o menor animal do mundo? Alguns animais são tão pequenos que chegam a caber na ponta do dedo; confira os menores do planeta!

Você sabia que o menor animal do mundo é o musaranho-pigmeu? Este animal à primeira vista, pode parecer como um rato, mas não é realmente um roedor. Os cientistas acreditam que ele está provavelmente relacionado a moles ou ouriços. Musaranhos são caracterizados por eles focinho longo e olhos pequenos e, claro, seu tamanho minúsculo.

Neste artigo vamos conferir quais são os menores e mais raros animais que existem no planeta!

12 menores e mais raros animais do planeta

1. Musaranho-pigmeu: menor animal do mundo

É o menor animal do mundo e menor mamífero conhecido na Terra quando se trata de peso. Eles são encontrados no norte da África e na Europa. Além disso, preferem um habitat coberto de arbustos, úmido e quente. Eles têm 3 a 5 cm de comprimento com um peso médio de 1,3 a 2,5 gramas.

Com narizes salientes, eles podem comer até o tamanho do corpo por dia, pois têm metabolismo rápido. Ademais, têm pêlo escuro pálido e vivem um estilo de vida solitário, exceto durante a época de acasalamento quando se juntam.

Continua após a publicidade

Eles hibernam durante os períodos frios e quando há escassez de alimentos. Eles são onívoros por natureza; alimentam-se de minhocas, larvas de insetos, pequenos anfíbios, etc., e podem viver até 2 anos.

2. Morcego-nariz-de-porco-de-kitt

O morcego-nariz-de-porco-de-kitt é o menor morcego do mundo. Esses animais são encontrados na Tailândia. Aliás, eles são do tamanho de uma abelha e por isso; também são chamados de morcegos abelha.

Em suas colônias, eles podem ter até 500 morcegos, embora ainda existam colônias menores que podem ter apenas 10 a 15 morcegos. São animais noturnos e se alimentam de insetos.

Além disso, esses animais têm olhos minúsculos que são majoritariamente cobertos por pêlos. Eles caçam suas presas por meio de ecolocalização, na qual emitem um som agudo que atingem de suas presas. Eles possue geralmente de 29 a 33 mm de comprimento com um peso médio de 2 gramas.

Continua após a publicidade

3. Cobra-cega

Essas cobras também são chamados de cobras de verme e cobras de fio. Embora pareçam vermes, elas não têm corpos segmentados como vermes, e vivem geralmente no sudoeste da Ásia, África, América do Norte, Central e do Sul.

Elas residem em vários habitats, incluindo florestas úmidas, desertos secos, áreas úmidas e encostas de montanhas. Ademais, essas cobras têm corpos em forma de tubo com escamas lisas e brilhantes.

Em média, eles têm 0,5 cm de diâmetro e podem chegar a ter apenas 38 cm de comprimento. O peso médio de um adulto é de 1,4 gramas.

Por fim, essas são a única cobra que tem dentes no maxilar inferior e nada no maxilar superior, e se alimentam de pequenos insetos como grilos, cupins e formigas.

Continua após a publicidade

4. Lagarto Sphaerodactylus Arisae

Sphaerodactylus Arisae é o menor réptil da Terra. Eles são encontrados na floresta tropical do norte de Madagascar. A área em que eles são endêmicos é conhecida como Maciço de Sorata. Além disso, as fêmeas são menores que os machos.

O macho geralmente mede 1,34 cm enquanto o tamanho feminino é muito menor. Isso significa que o tamanho do animal pode ocupar a ponta do dedo, da cabeça ao rabo. Devido à perda de habitat, esta espécie está ameaçada, ou seja, eles estão à beira da extinção.

5. Cavalo-marinho pigmeu

É o menor cavalo-marinho que existe. Esses pequenos cavalos-marinhos são difíceis de detectar, por causa de seu tamanho minúsculo e suas características extremas de camuflagem. Além disso, eles são encontrados a uma profundidade próxima a 40 metros no Indo-Oeste do Pacífico. Em média, eles têm 1,4-2,7 cm de comprimento.

Eles têm duas cores principais: amarelo com laranja ou roxo com rosa e se alimentam de pequenos crustáceos.

Continua após a publicidade

Eles dão à luz filhotes como outros cavalos-marinhos. Em suma, a bolsa em seus troncos os ajuda a continuar a chocar seus filhotes, ao contrário de outros cavalos-marinhos que usam a cauda. Infelizmente, seus números estão diminuindo devido à acidificação dos oceanos, aumento da temperatura e perda de habitat.

Continua após a publicidade

6. Peixe de Sumatra

Pedocypris progenetica é o menor peixe do mundo, visto pela primeira vez na Ilha de Sumatra na Indonésia. A fêmea é um pouco maior que o macho. O tamanho máximo do macho é de 9,8 mm, enquanto o tamanho da fêmea é de 10,3 mm.

7. Sapo da Papua-Nova Guiné

Este é o menor sapo e o menor animal com espinha dorsal. Tem um tamanho semelhante a uma mosca doméstica. Em média, eles têm 7,7 mm de comprimento. Este sapo é endêmico da floresta tropical de Papua Nova Guiné.

Eles são de natureza terrestre e se alimentam de pequenos invertebrados, como ácaros e colêmbolos. Ademais, eles fazem sons ao amanhecer que podem durar 3 minutos. No entanto, são muito difíceis de detectar porque sua cor combina com o solo.

Continua após a publicidade

8. Sapo-pulga

Outra das menores espécies de sapo do mundo e a menor do Brasil e a segunda do Hemisfério Sul, pertence à espécie Brachycephalus didactylus e pode atingir de 7 à 11 milímetros.

É um animal minúsculo, de coloração idêntica às folhas mortas caídas no chão da mata, de movimentos lentos e que entra em atividade apenas durante a noite. Aliás, e tão pequeno que caberia com sobra em uma moeda de cinco centavos.

Contudo, o anfíbio ainda não foi considerado o menor do mundo por uma divergência com outras espécies, como a Brachycephalus pernix, endêmica também no Brasil e que possui quase o mesmo tamanho.

9. Camaleão Brookesia Micra

Encontrado na ilha de Madagascar, o Camaleão Brookesia Micra é o menor camaleão do mundo já descoberto. É tão pequeno que pode facilmente ficar em cima da cabeça de um fósforo ou na ponta do dedo indicador de uma pessoa.

Continua após a publicidade

10. Jerboa pigmeu

O jerboa pigmeu do Baluchistão é o menor roedor do mundo e o menor roedor conhecido. Salpingotulus é uma única espécie do gênero.

A fêmea adulta típica pesa 3,75 g e mede apenas 4,4 cm de comprimento de cabeça e corpo com um comprimento médio de cauda de 8 cm. Assim, ele considerado endêmico do Paquistão.

De acordo com o Guinness Book of Records de 1999, foi empatado com o rato pigmeu africano pelo título de menor roedor. Além disso, o jerboa pigmeu do Baluchistão também é chamado de jerboa anão de três dedos.

11. Colibri-abelha-cubano

O colibri-abelha-cubano é o menor pássaro vivo do mundo hoje. Eles residem apenas na densa floresta e bosques de Cuba. Eles têm um comprimento médio de 6 cm do bico à cauda e seu peso médio é de 2 gramas. Este pássaro é muito pequeno que algumas pessoas erroneamente o consideram um inseto.

Continua após a publicidade

Por menor que seja, o pássaro bate as asas a uma velocidade inacreditável de 80 batidas por segundo. Ademais, seu coração também bate na incrível taxa de 1260 batimentos por minuto. As aves têm uma bela plumagem que pode ser verde-azulada, cinza pálido ou branca. Alimentam-se de insetos e néctar.

Eles podem voar a uma velocidade de 40 a 48 km/h. Curiosamente, tão pequeno quanto eles são os seus ninhos, que tem menos de 2,5 cm de diâmetro. A fêmea sempre põe 2 ovos minúsculos que geralmente são incubados por 3 semanas. Eles têm uma vida média de mais de 6 anos.

12. Tartaruga de Padloper

Também conhecido como o padloper manchado ou tartaruga manchada, essas tartarugas são endêmicas da floresta do oeste da África do Sul, Namíbia e Namaqualand. Seus tamanhos médios variam de 6 a 10 cm.

Portanto, são a menor tartaruga e um dos menores animais do mundo. Ademais são animais herbívoros, ou seja, eles se alimentam de plantas como escarola e chicória. Infelizmente, essa espécie também corre risco de extinção.

Continua após a publicidade

Então, curtiu saber qual é o menor animal do mundo? Pois, confira também: 70 curiosidades sobre porcos que vão te surpreender

Próxima página »

Escolhidas para você