Curiosidades

Menores coisas do mundo, qual a menor de todas? Lista de miniaturas

A menor coisa do mundo é uma partícula chamada quark. Mas, há diversos outros objetos, miniaturas, que de tão pequenos vão te surpreender.

Atualizado em 08/10/2020

Quando falamos nas menores coisas do mundo, certamente pensamos em objetos muito pequenos, verdadeiras miniaturas. No entanto, precisamos nos lembrar que até mesmo coisas muito pequenas são formadas por partes ainda menores. Desse modo, a Física se dedicou a explicar essa questão.

Primordialmente, desde os primeiros estudos, os físicos tentam compreender qual é a menor parte da matéria. Por muito tempo, acreditou-se que o átomo era a menor coisa do mundo. Ou seja, todos os objetos, tudo que existe, e até o próprio Universo, seriam formados grupos de Átomos.

Entretanto, estudos conduzidos por J.J. Thomson mostraram que até os átomos tem partes menores. Sendo assim, ficou provado que as menores coisas do mundo não eram os átomos.

Para quebrar um átomo e descobrir suas partes menores, é necessário ter um acelerador de partículas. Por isso, o experimento é caro e muito difícil de realizar. Até hoje, experimentos realizados por físicos mostraram que a menor parte do átomo é o quark.

Essa partícula está localizada no interior do núcleo do átomo. Apesar de experimentos realizados tentarem provar que o quark pode ser dividido, ainda não foi possível chegar a tal constatação. Isso porque, os aceleradores de partículas existentes não conseguiram “quebrar” o quark para ver se “há algo dentro”. Dessa maneira, a menor coisa do mundo é o quark.

No entanto, o Livro dos Records registra várias das menores coisas do mundo, nesse caso, objetos. Será que você consegue adivinhar o tamanho delas?

Menores coisas do mundo

Menor arma

Fonte: Minilua

Apesar do tamanho, não se engane, é possível disparar com essa arma. Trata-se da SwissMiniGun, que não é maior que uma chave, e pode disparar pequenas balas a mais de 270 mph. O que faz da pequena arma de fogo letal em uma pequena distância.

Menor vaso sanitário

Fonte: Megacurioso

Nesse caso, estamos falando de um vaso sanitário realmente muito pequeno. Entre todos os itens dessa lista, este certamente é o menor. Isso porque, para conseguir ser visto, sua imagem precisou ser ampliada 15 mil vezes.

O objeto em miniatura foi desenvolvido pelo japonês Takahashi Kaito, que trabalha em uma empresa de nanotecnologia. Além disso, o objeto foi construído por meio da gravação de um substrato de silício com um feixe de íons. Tudo a nível microscópico. Apesar de interessante, o vasinho não pode ser usado.

Pônei miniatura

Fonte: Minilua

Animais em miniaturas são super fofos, não é mesmo. Com certeza você vai se derreter ao conhecer Microdave, o menor cavalo de todo o mundo. Isso porque, o pônei possui apenas 18 centímetros

TV minúscula

Fonte: Megacurioso

Imagina só assistir TV em um aparelho de apenas 3,84 milímetros (largura) por 2,88 milímetros (altura). Esse é o tamanho do menor televisor do mundo,  o ME1602, da Micro Emissive Displays.

A tevezinha conta ainda com resolução de 160×120 pixels e é mil vezes menor que a maior televisão do mundo.

Bule em miniatura

Fonte: Minilua

Bules são objetos muito úteis para quem gosta de um bom chá. Mas, agora imagine um bule tão pequeno que pesa apenas 1,4 gramas. Certamente, não cabe muito líquido, mas é uma fofura e entrou para os recordes. O item foi criado oleiro chinês Wu Ruishen.

Menor carro do undo

Fonte: Megacurioso

Trata-se do Peel P50 que roda pelas ruas da Ilha de Man, no Reino Unido. Ele é tão pequeno que pode ser carregado como um carrinho de feira. Contudo, essa praticidade tem uma desvantagem, já que o veículo chega a apenas 60 quilômetros por hora.

Além disso, apenas 50 modelos do carro existem e foram produzidos entre 1962 e 1965. Ele possui 119 centímetros de altura e 134 centímetros de comprimento.

Menor prisão

Fonte: Minilua

Nas Ilhas do Canal, encontra-se a Prisão de Sark, a menor do mundo. Isso porque, ela tem capacidade para apenas dois prisioneiros. A casinha foi construída em 1856.

Menor pub

Fonte: Megacurioso

Mas, se você procura algo para beber, pode optar por visitar o menor pub do mundo, localizado na Alemanha. Trata-se do Blomberger Saustall e tem apenas 5,19 metros quadrados.

Menor rã

Fonte: Minilua

Apesar de ser minúscula, a menor rã do mundo também é venenosa.

Menor unidade de tempo

Fonte: Megacurioso

A menor unidade tempo do mundo é chamada de “tempo de planck”. Isso porque, foi uma homenagem ao físico Max Planck. Além disso, ela significavo tempo necessário para que a luz percorra, no vácuo, a distância denominada de “comprimento de Planck”: 1.616199 × 10-35 metro.

Menor coração artificial

Fonte: Minilua

Com apenas 11 gramas, o menor coração artificial do mundo foi usado para salvar um bebê. Além disso, o equipamento foi essencial para manter a criança viva até que recebesse uma doação de órgão.

Menor jornal

Fonte: Megacurioso

O jornal português Terra Nostra lançou uma edição especial contendo 32 páginas que podem ser lidas apenas com ajuda de uma lupa. Além de ter 18,27 milímetros x 25,35 milímetros, o jornalzinho pesa apenas uma grama.

Menor avião a jato

Menores coisas do mundo- Qual a menor de todas e lista das menores
Fonte: Minilua

Este avião a jato, o menor do mundo, uma miniatura, pesa apenas 350 libras. No entanto, ele voa e tem funcionalidades comuns aos modelos em tamanho normal.

Continue lendo sobre as menores coisas do mundo: Menor osso do corpo humano – Qual é, características e importâncias

Fonte: Minilua, Megacurioso, Inovação Teconológica

Imagens: Minilua, Megacurioso, IngLes no Teclado

Por <a href='https://segredosdomundo.r7.com/author/amandasales/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Amanda Sales</a>
Por Amanda Sales
Jornalista, escritora, redatora e social media. Gosto de coisas demais para caber aqui. Instagram: @tobemcansada