Curiosidades

Mickey Mouse – Inspiração, origem e história do maior símbolo da Disney

Provavelmente, você já deve conhecer o famoso ratinho do mundo Disney. Mas, qual a origem do Mickey Mouse e o que inspirou sua criação?

Atualizado em 31/03/2020

Quem nunca se emocionou, ou até mesmo se viciou, em uma animação da Disney, não é mesmo? E, quando o assunto é Mickey Mouse, é difícil alguém que não o conheça. Afinal, querendo ou não, esse ratinho acabou se tornando o símbolo do Disney World.

Mas, afinal, de onde surgiu o Mickey? Quem o inventou e de onde veio a inspiração? Será que existe uma história interessante por trás do rato?

A priori, o ratinho mais querido do universo Disney teve uma origem que talvez você não tenha imaginado. Por exemplo, você sabia que, no início, a personagem não seria um rato?

Aliás, você tinha ideia de que Mickey Mouse foi o grande responsável por tamanha popularidade do universo da Disney?  Prova disso é que, em 1954, Walt Disney deixou marcada uma frase célebre: “Só espero que nunca percamos de vista uma coisa: tudo começou com um rato”.

Afinal, você sabe qual foi a origem do Mickey Mouse?
Fonte: Garotas Nerds

Vale destacar que esse famoso ratinho é também conhecido como o amuleto de Walt. Até porque foi ele quem tirou Walter Eliás, seu criador – e de todo o universo Disney -; da miséria.

Mas, claro, isso é só uma entradinha da deliciosa história que você está prestes a conhecer. Saiba mais sobre esse verdadeiro ícone da cultura pop.

O coelho da sorte

Afinal, você sabe qual foi a origem do Mickey Mouse?
Fonte: Animação S.A

A priori, se você acha que a empresa de Walt Disney cresceu como um império de um dia para o outro, você está enganado. Até porque, antes de se tornar um império, Walter Elías Disney, o dono desse grande universo da Disney, trabalhou em diversos projetos de curta metragens.

Dentre esses projetos de animação, ele trabalhou junto com o caricaturista Charles Mintz. Assim sendo, no início de tudo, eles acabaram por inventar o coelho Oswald, o verdadeiro precursor de Mickey. Este primeiro personagem, aliás, participou de 26 curta metragens pela Universal Estúdios.

Aliás, vale destacar que esse nome “Oswald” não teve nenhum motivo aparente. Inclusive, a forma de escolha desse nome foi bastante curiosa. Até porque, para decidir qual nome usariam, eles fizeram uma espécie de sorteio. Ou seja, eles colocaram vários nomes dentro de um chapéu, sacudiram e retiraram o tal nome Oswald.

Além de Oswald, o coelho era também conhecido por coelho da sorte. Pois, as patas de coelhos, segundo supersticiosos, são verdadeiros talismãs. Contudo, essa teoria era mais levada em conta antigamente, do que nos dias atuais.

A origem de Mickey Mouse

Afinal, você sabe qual foi a origem do Mickey Mouse?
Fonte: Garotas Nerds

Assim sendo, Oswald se tornou um sucesso, como já era previsto. Inclusive, ele foi considerado uma das melhores animações criadas até hoje.

Por conta disso, Walt Disney decidiu pedir um aumento no orçamento para incrementar Oswald. Porém, isso foi um grande motivo para dar início a um conflito com Mintz.

O problema foi tamanho que acabou levando Walter a perder os direitos autorais do personagem. O personagem, então, passou a ser propriedade dos Estúdios Universal, que o entregaram à Mintz novamente.

Contudo, essa reviravolta não abalou a criatividade e a vontade de Walter criar seus próprios personagens. Depois disso, aliás, ele se uniu a Ub Iwerks, e os dois deram início à criação de um novo personagem.

Sucesso de Walt Disney

Afinal, você sabe qual foi a origem do Mickey Mouse?
Fonte: Garotas Nerds

Como você já deve esperar, esse novo personagem foi nada mais, nada menos, que o mais famoso Mickey Mouse.

Inclusive, para superar a perda de seu personagem favorito, Mickey foi feito baseado em várias características do antigo Oswald. Aliás, você poderia observar essas semelhanças tanto nos curtas metragens quanto nas características morfológicas dos dois.

Contudo, antes de receber o nome de Mickey Mouse, o nome personagem de Walter se chamava Mortimer. No entanto, a esposa de Walt Disney considerou ser um nome formal demais para um personagem de animação. E, como dá para saber hoje em dia, ela tinha toda razão.

Sobretudo, vale destacar que Mickey Mouse conseguiu ultrapassar todo o sucesso de Oswald. Mesmo assim, em 2006, a indústria Disney conseguiu recuperar alguns direitos sobre o personagem do antecessor de Mickey.

Início da fama de Mickey Mouse

Afinal, você sabe qual foi a origem do Mickey Mouse?
Fonte: Garotas Nerds

A priori, podemos destacar também que Mickey Mouse não se tornou um sucesso de uma hora para outra. Antes de tudo, Walter Elías “apanhou” um pouco para conseguir tal sucesso. Com

Por exemplo, em 1928, ele publicou o seu primeiro desenho com Mickey, chamado “Plane Crazy”. Porém, nenhum produtor quis comprar seu filme.

Logo após, ele publicou o segundo desenho animado mudo, intitulado Mickey, The Gallopin Gaucho. Da mesma forma, esse também não obteve sucesso.

Porém, mesmo depois de dois “fracassos”, Walter Disney não desistiu. Na verdade, logo em seguida, ele desenvolveu o primeiro desenho animado sonoro, chamado de “Steamboat Willie”.

Esse desenho, aliás, foi o primeiro do mundo a sincronizar trilha sonora e movimento. Esse curta de animação foi apresentado em Nova York, no dia 18 de novembro de 1928. E, como você deve imaginar, foi um grande sucesso. Inclusive, a data é lembrada até hoje como o aniversário de Mickey Mouse.

Basicamente, nesse desenho, você vê uma cena icônica em que o ratinho aparece como capitão de um pequeno barco. Já, no final do desenho, ele acaba descascando batatas, por causa do seu famoso rival, o malvado Bafo de Onça, que não gostava de ver Mickey feliz.

Curiosidades sobre Mickey Mouse

Afinal, você sabe qual foi a origem do Mickey Mouse?
Fonte: Youtube
  • Mickey é o primeiro personagem animado a ter uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood. Inclusive, ele recebeu a homenagem quando completou 50 anos.
  • Nos Estados Unidos, o “candidato” falso mais votado da história, nos votos para presidente podem ser escritos nas cédulas, “Mickey Mouse”
  • A maior operação militar aeronaval da história, o famoso “Dia D”, no qual as tropas aliadas invadiram as praias da Normandia na Segunda Guerra Mundial, teve como código secreto o nome “Mickey Mouse”.
  • A priori, Mickey tem quatro dedos, justamente por ser mais barato. Ou seja, a produção de um dedo a mais em cada mão poderia ser mais cara e demorada.
  • Mickey Mouse é o Leonardo DiCaprio, azarão, original do Oscar. Suas animações foram indicadas dez vezes, mas ele só ganhou uma, em 1942.
  • Mickey Mouse foi o primeiro personagem de desenho animado a ser amplamente licenciado. Aliás, o primeiro livro de Mickey Mouse foi publicado em 1930 e a Ingersoll Watch Company produziu o primeiro relógio do Mickey em 1933. Desde então se tornou um sucesso de arrecadação de vendas com produtos com seu nome.
  • Durante a década de 40, o Pato Donald estava se tornando muito popular, ofuscando Mickey. Para contornar a situação, Walt Disney iniciou a produção de “Fantasia”.
  • No início, Mickey bebia e fumava, mas o aumento de sua popularidade fez com que Walt Disney resolvesse torná-lo politicamente correto em 1930. Até porque, um famoso personagem infantil não podia dar mau exemplo para as crianças.

O que você achou da origem de Mickey? Já conhecia?

Leia mais: Animação perdida da Disney, anterior ao Mickey, é encontrada no Japão

Fontes: Garotas Nerds, Fatos desconhecidos

Imagem de destaque: Garotas Nerds