MENU
Todas as princesas da história da Disney em ordem cronológica
Conheça as princesas da Disney que tanto encantam crianças e adultos. É impossível não se lembrar das suas características marcantes
Por Lucas Alves
As princesas da Disney fazem parte de uma franquia criada no fim dos anos 1990 e que pertence à Walt Disney Company e são personagens femininas que estão presentes em muitas animações.
Hoje em dia, são 14 princesas oficiais, sendo 13 da Disney e 1 da Pixar, empresa comprada pela Disney em 2012.
Para ser considerada uma princesa da Disney, é necessário ser da realeza por nascimento ou por casamento, não ser muito nova, fazer sucesso, vestir roupas adequadas ou ter executado atos de heroísmo.
Por conta desses critérios, aliás, algumas personagens saíram do grupo de princesas da Disney, como foi o caso da Esmeralda, que não era muito popular; da Alice, por ser muito jovem; da Sininho, por fazer parte da franquia das fadas da Disney.
A seguir, vamos te mostrar quais são as princesas da Disney, bem como algumas informações sobre elas. Confira!
Confira a lista completa com todas as princesas da Disney
1. Branca de Neve (1937) – a primeira princesa da Disney
A Branca de Neve é a primeira princesa da Disney. Sua história é baseada no conto de fadas Schneewittchen, escrita pelos irmãos Grimm.
No enredo, a beleza e delicadeza de Branca de Neve são invejadas por sua madrasta, que faz com que a princesa trabalhe como sua empregada. No entanto, a maldade não acaba por aí.
Em suma, a rainha ordena que matem sua enteada, porém a menina consegue escapar. Assim, é a partir de então que Branca de Neve encontra os sete anões e vai morar com eles.
2. Cinderela (1950)
A história de Cinderela é baseada no conto de Charles Perrault também conhecido como A gata borralheira. Ela foi, aliás, a primeira princesa loira da Disney e é impossível não se lembrar da história do sapatinho de cristal.
Na história de Cinderela, ela é explorada pela sua madrasta e irmãs, sendo obrigada a fazer todas as tarefas da casa. No entanto, tudo que ela mais sonhava era em viver feliz.
Em um dia, chega a sua casa um convite avisando que vai ocorrer um baile para todas as donzelas da cidade. Assim, com a ajuda de sua fada madrinha, Cinderela consegue ir ao baile e se apaixona pelo príncipe.
Como Cinderela se casa com ele, por isso, se torna um princesa. Quem nunca quis encontrar um príncipe assim, não é mesmo?!
3. Aurora (1959)
Aurora é a terceira princesa da Disney e tem sua história embasada no conto de fadas Dornröschen, dos irmãos Grimm. Diferentemente das anteriores, Aurora é princesa, pois é de origem nobre, sendo filha de um rei e uma rainha.
Sua narrativa conta que ela foi amaldiçoada pela Malévola e, por isso, ela vai espetar seu dedo ao completar 16 anos e morrerá.
Entretanto, a fada Primavera modifica a maldição e, agora, depois de espetar seu dedo vai cair em sono profundo e será acordada com um beijo de amor verdadeiro.
4. Ariel (1989) – princesa da Disney no mundo aquático
Ariel é a quarta princesa da Disney e tem sua história levemente baseada no conto de fadas de Hans Christian Andersen chamado Den lille havfrue.
Em sua narrativa, a princesa é filha do Rei Tritão, no entanto se apaixona por um príncipe que vive na terra, o que é um obstáculo para ela.
Porém, ela não desiste de seu amor verdadeiro e faz um acordo com Úrsula, a bruxa do mar, em que a princesa oferece sua voz para a bruxa, em troca de ganhar pernas e virar humana.
Ariel é princesa por nascimento no mar e princesa por casamento na terra. Podemos dizer que, então, ela é sim uma verdadeira princesa que encantou a todos no filme A pequena Sereia.
5. Bela (1991)
A história de Bela é baseada no conto de fadas La Belle et la Bête, da autora francesa Gabrielle-Suzanne Barbot. A protagonista é uma jovem que não se enquadra no pequeno vilarejo em que vive, mas, em um dia, sua vida muda completamente.
Seu pai é aprisionado por uma fera e, então, Bela decide ficar em seu lugar. Entretanto, durante o período em que a Bela estava vivendo lá, ela descobre que a fera não é feroz e violenta como todos imaginavam.
Assim, o amor surge aos poucos e, é no fim do filme, com um beijo da Bela, que ele volta a ser um bonito príncipe.
6. Jasmine (1992)
A Jasmine é a sexta princesa da Disney e a única representante do Oriente Médio. Sua história é baseada no conto do Aladim e a lâmpada maravilhosa, presente em As mil e uma noites.
Por ser filha do Sultão, rei de Agrabah, Jasmine fica entediada de gastar seus dias no palácio e decide se disfarçar e fugir para dar uma volta. No mercado da cidade, ela conhece Aladdin, que não tem casa e vive nas ruas e roubando para conseguir se manter.
Para conseguir fazer a princesa se apaixonar, ele finge ser o príncipe Ali, com o auxílio do gênio. No entanto, Jasmine logo descobre a verdade.
Diferentemente das princesas já mencionadas, Jasmine não se casou em seu filme original.
7. Pocahontas (1995) – princesa indígena da Disney
Pocahontas é a primeira americana a se tornar princesa da Disney. Ela recebe esse título por ser filha de um chefe indígena de uma aldeia da Virgínia.
Na história de Pocahontas, os colonos invadem o território onde ela mora em busca de ouro. Diante disso, a jovem indígena se apaixona por um desses estrangeiros, John Smith.
Porém, um indígena que iria casar com a princesa descobriu os sentimentos dela pelo forasteiro e, em meio a todas esses conflitos, Kocoum acaba falecendo e isso gera uma guerra, que só acabou graças à intervenção de Pocahontas.
8. Mulan (1998)
Mulan é considerada a oitava princesa da Disney. De fato, toda a história acontece em uma guerra na China.
A história de Mulan diz respeito, principalmente, à sua valentia e ao cuidado por seu pai, pois a jovem se disfarça de homem para lutar na guerra contra os Hunos, já que seu pai, debilitado, não sobreviveria a tal conflito.
Mesmo ela conseguindo avançar no treinamento do exército, quando teve sua identidade descoberta, foi deixada para trás. No entanto, embora tenha passado por essa indiferença, Mulan é quem salva a vida do imperador. É por tal motivo que ela recebe o título de princesa.
9. Tiana (2009)
Certamente, o filme A princesa e o sapo, baseado no conto de fadas The Frog Prince, veio para apresentar a primeira princesa negra.
Na história, Tiana é uma jovem que sonha abrir seu próprio restaurante e economizou bastante para que isso pudesse acontecer. Porém, em um dia, ela conhece um sapo que fala que é um príncipe amaldiçoado e que, se ela o ajudar, ele poderá colaborar com o restaurante.
Entretanto, para ajudar o sapo, Tiana teve que beijá-lo, acreditando que, assim, ele se transformaria em um príncipe novamente. Só que quando ela o beijou, o que ocorreu foi o contrário: Tiana também virou um sapo.
Após esse acontecido, os dois enfrentam diversos desafios para descobrir como podem voltar a ser humanos. Nesse meio tempo, ambos se apaixonam.
10. Rapunzel (2010)
Primeiramente, Rapunzel é uma verdadeira princesa da Disney por nascimento. Ela é uma jovem com longos cabelos loiros que foi aprisionada durante dezoito anos em uma torre.
Na versão de Enrolados, um ladrão invade a torre onde mora a princesa para se esconder. No entanto, a jovem passa a tratá-lo como refém e, assim, Rapunzel faz um acordo com ele.
No trato, a princesa devolve a bolsa de Flynn Rider em troca de um passeio para ver as lanternas flutuantes. Por fim, durante o percurso, com diversas dificuldades, eles acabam se apaixonando.
11. Mérida (2013) – princesa da Disney determinada
Mérida é a protagonista da animação Valente, cujo enredo não se baseia em nenhum conto de fadas ou lenda. Além disso, ela é a primeira princesa da Pixar.
A narrativa gira em torno de Mérida, que deseja seguir seu destino. No entanto, sua mãe, a rainha Elinor, quer que sua filha seja uma boa rainha, por isso quer que a princesa se case com um príncipe e dê continuidade à dinastia.
Só que Mérida não quer nada disso, então, ela vai até uma bruxa em busca de uma poção que a ajude em seus objetivos de vida. Porém, o feitiço transformou a Elinor em um urso e, caso Mérida não consiga quebrá-lo, sua mãe ficará em forma de animal para sempre.
12. Elena
Elena é a primeira princesa da Disney de origem latina, mais especificamente do México. Além disso, ela é uma das únicas a ter uma série.
Na sua narrativa, Elena e o segredo de Avalor, a protagonista e seus pais são retirados do reino onde moravam por Shuriki, uma feiticeira. Mesmo com todas as dificuldades, a princesa lutou firme para proteger a sua irmã e os seus avós.
No entanto, o que ela não esperava é que, durante o processo, o Amuleto de Avalor a sugasse para seu interior, salvando a sua vida e, simultaneamente, tornando-a prisioneira.
13. Moana (2016)
Moana é a primeira princesa da Disney de origem polinésia. Em Moana: um mar de aventuras, a princesa é descoberta pelo ato de heroísmo e por ser filha de um chefe de uma comunidade.
Durante a narrativa, a protagonista, após desobedecer o seu pai, navega mar adentro em uma jangada simples. Em meio a essa viagem, ela faz diversas descobertas sobre si e sobre sua família.
Assim como Mérida, Moana não expressa interesse amoroso por ninguém.
14. Raya
Raya é uma princesa da Disney que representa os povos do sudeste asiático, mesmo que em sua história a ambientação se dê em Kumandra, um reino encantado e fictício.
O reino onde a protagonista mora é dividido em 5 partes, cujos habitantes eram conhecidos por enaltecer os dragões antes de eles entrarem em extinção de forma misteriosa.
Kumandra passa a ser ameaçada por uma força maligna e obscura e, a fim de proteger sua terra, Raya enfrenta diversos desafios atrás do último dragão sobrevivente.
Personagens que não são princesas da Disney
1. Alice (1951) – princesa da Disney de teste
Alice não entrou nos critérios de princesas da Disney. No entanto ela aparece na linha de produtos de princesa da empresa. Ou seja, ela serviu apenas como “princesa de teste”.
2. Sininho (1953)
Sininho já chegou a fazer parte da franquia das princesas da Disney, no entanto, percebeu-se que ela se encaixaria melhor em outra linha: a das fadas da Disney.
3. Eilonwy (1985)
Mesmo ela sendo uma princesa de verdade, ela não faz parte do grupo das princesas da Disney. Isso, porque o filme o qual ela faz parte não teve um bom desempenho nos cinemas.
4. Esmeralda (1996) – ex-princesa da Disney
A Esmeralda já fez parte da franquia das princesas da Disney, porém, como ela não teve grande relevância, ela acabou sendo retirada do grupo.
No entanto, devido às reclamações dos fãs, parece que estão tentando devolvê-la ao seu ‘cargo’.
5. Mégara (1997)
Mégara é mais uma personagem que apareceu em diversos produtos da franquia, no entanto, não é considerada uma princesa da Disney.
6. Jane Porter (1999)
Jane chegou a aparecer em uma publicação da revista Disney Princess, com o anúncio de que seria a mais nova princesa da Disney. Ela apareceu na franquia até o ano 2000, contudo, depois disso, nunca mais.
7. Kida (2001)
Embora essa personagem tenha aparecido em dois livros da franquia das princesas, ele nunca foi oficializada. Isso pode ser pelo fato de ela ter virado rainha e suas roupas não serem adequadas para princesas.
8. Giselle (2007)
A personagem não entrou na franquia das princesas da Disney por motivos burocráticos, pois a atriz que atuou no filme teria que receber direitos autorais por conta do uso da sua imagem.
9. Anna e Elsa (2013) – princesa e rainha da Disney
Ambas foram cogitadas a fazerem parte da franquia, no entanto, isso não concretizou devido ao sucesso do filme.
10. Tigrinha/ Tiger Lily (1953)
Ela foi a primeira personagem indígena da Disney, porém, em virtude de sua pequena participação no filme, ela não é muito lembrada.
11. Princesinha Sofia
Em sua série animada, a princesinha Sofia faz parte das princesas da Disney. Entretanto, na realidade, ela é uma espécie de mascote do Disney Junior.
E aí, curtiu a matéria? Então, confira a próxima: Irmãos Grimm – História de vida, referências e principais obras.
Fonte: Disney Princesas fandom, Disney fandom.