História

6 de janeiro – Significado e curiosidades sobre o Dia dos Reis

Também chamado de 'festa da Epifania do Senhor', o dia dos Três Reis Magos é comemorado ao redor do mundo dia 6 de janeiro.

A festa ou folia do Dia de Reis celebrada em 6 de janeiro, exalta os três Magos que trouxeram ouro, incenso e mirra para dar ao menino Jesus recém-nascido. A data também é conhecida como ‘Epifania do Senhor’. Segundo o cristianismo, os reis, chamados Melchior, Balthazar e Gaspar, viajavam a cavalo, de camelo e de elefante, e acredita-se que representem a Europa, a África e a Arábia.

Além disso, a chegada dos três reis foi retratada em muitas obras de arte, incluindo pinturas como a “Adoração dos Magos” de artistas como Leonardo da Vinci e Sandro Botticelli.

Ao longo dos séculos, diferentes culturas assumiram suas próprias formas de comemorar. Por exemplo, na França as pessoas comem um bolo especial chamado galette du Roi com um brinquedo assado dentro. Quem o encontra é abençoado com a sorte do ano novo e pode usar a coroa de papel que acompanha cada bolo. Já, as crianças italianas são visitadas por uma velha chamada Befana, que enche as meias das crianças de presentes. Na Alemanha, padres católicos circulam de porta em porta para abençoar todas as casas e seus habitantes, colocando as iniciais dos nomes dos reis Gaspar, Melchior e Balthazar nos batentes das portas enquanto caminham. Todavia, os belgas têm uma espécie de Halloween onde as crianças se vestem como os três reis e vão de porta em porta pedindo doces ou dinheiro.

No Brasil, as festividades começam em dezembro e culminam com a folia de reis no dia 6 de janeiro.

Continua após a publicidade

O que significa a festa da Epifania do Senhor celebrada no dia 6 de janeiro?

Fonte: Pinterest

Epifania é derivada da palavra grega ‘epiphaneia’ e significa manifestação . No uso religioso, o termo significa a aparência de um ser divino invisível em uma forma visível.

A celebração da Epifania começou na Igreja Oriental e incluiu uma celebração do nascimento de Cristo. No entanto, por volta do século 4 d.C., as várias reformas do calendário moveram o nascimento de Cristo para 25 de dezembro. A partir daí, a Igreja Católica Apostólica Romana passou então a celebrar este rito no dia 6 de janeiro como a Epifania do Senhor. Os cristãos ortodoxos armênios ainda celebram o nascimento de Cristo em 6 de janeiro, pois sua Igreja foi estabelecida antes de Roma mudar a data.

Continua após a publicidade

Curiosidades sobre o Dia de Reis ao redor do mundo

Fonte: Pinterest
  • No leste da Europa, a água desempenha um papel mais importante nas celebrações da Epifania com o lançamento de uma cruz de madeira no mar para ver quem pode recuperá-la primeiro. Esta é uma tradição comum na Grécia e na Bulgária, realizada no dia 6 de janeiro e diferente da folia de reis, celebrada no Brasil.
  • A Igreja Ortodoxa celebra a Epifania em 19 de janeiro. Contudo, o festival comemora o batismo de Jesus por João Batista, em vez da visita dos Reis Magos. Para esclarecer, a religião cristã afirma que Jesus foi batizado quando tinha cerca de 30 anos, então a Epifania Ortodoxa tem pouco a ver com a história do Natal, embora ainda marque o fim da época natalina.
  • No México, as crianças recebem presentes no dia 6 de janeiro e não no Natal.
  • Em Veneza, uma tradição desportiva que surgiu no final dos anos 1970 foi incorporada às comemorações do Dia da Epifania.
  • Em Nova York, o El Museo del Barrio celebra e promove a tradição do Dia dos Três Reis com um desfile anual há mais de três décadas. Milhares de pessoas participam da procissão com bonecos de camelos,  bem como fantoches coloridos e carros alegóricos.
  • Em Praga, há um tradicional mergulho para comemorar o Dia da Epifania do Senhor ou Dia de Reis, no Rio Moldava.
  • Os presépios e a decoração natalina, exibidos por cristãos durante o mês de dezembro, geralmente são guardados no Dia de Reis, em 6 de janeiro.
  • No Brasil, a festa é comemorada com a tradicional folia de reis, onde os foliões desfilam nas ruas, cantam e finalizam o ritual, geralmente com uma missa.

Dia da gratidão também é celebrado em 6 de janeiro, no Brasil

Dia de Reis: conheça as tradições celebradas no dia 6 de janeiro
Fonte: Pinterest

Com a chegada do ano novo, que traz consigo a volta ao trabalho ou o período de férias, há a celebração do Dia da Gratidão, no calendário brasileiro. Por coincidência ou não, este a data é lembrada no Dia de Reis, em 6 de janeiro,

No Brasil, a festa dedicada aos reis magos é repleta de tradições como desfiles e cheia de significados, e sobretudo, expressa o sentimento de gratidão. Acredita-se que o dia está relacionado a crença religiosa que relata a chegada dos três reis. Ou seja, a data simboliza a entrega de presentes em agradecimento à Deus pelo nascimento do ‘Salvador da Humanidade’.

Continua após a publicidade

Se você gostou deste assunto, saiba mais em: 25 de dezembro – Porque o Natal é comemorado nesta data

Fontes: Calendarr, Horóscopo Virtual, Brasil Escola, EBC, Correio Braziliense

Fotos: Pinterest

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você