Moscas de banheiro – Origem e formas de eliminar do ambiente

As moscas de banheiro são comuns em várias residências e surgem em ralos, fossas e esgotos com acúmulo de matéria orgânica.

Moscas de banheiro - como elas surgem e formas de eliminar do ambiente

As moscas de banheiro, ou moscas de ralos, são comumente encontradas no ambiente por conta da sujeira acumulada nos ralos, fossas e esgotos. Uma vez que se acumulam de matéria orgânica, elas se acumulam nos locais onda ela é mais concentrada.

São insetos inofensivos e não oferecem risco de picada ou tipos de alergia. Também não costumam ser encontrados em partes da cozinha, por exemplo, onde poderiam contaminar alimentos com ovos, já que preferem locais bastante úmidos.

Membros da família Psychodidae, eles também são conhecidos como moscas mariposas. Isso deve-se a cobertura de pelos no corpo, criando uma aparência semelhante a esses outros insetos.

Habitat

Moscas de banheiro - como elas surgem e formas de eliminar do ambiente
BioDiversity4All

As moscas de banheiro costumam ser percebidas especialmente nos banheiros por conta da umidade e presença frequente de água corrente. Em ambientes naturais, por exemplo, ela prefere áreas de cachoeira pelo mesmo motivo.

As larvas do inseto se alimentam de matéria em estado de decomposição e, por isso, cumprem essa importante função biológica. Como nos banheiros essas matérias orgânicas acabam se acumulando nos ralos e esgotos, elas acabam ficando comuns por ali.

Durante a fase de larva e pupa, a mosca fica na água ou no ralo. É só na fase adulta, então, que as moscas de banheiro assumem a forma de mosca e passam a aparecer no espaço do chuveiro.

Origem das moscas de banheiro

Moscas de banheiro - como elas surgem e formas de eliminar do ambiente
BioDiversity4All

O ciclo de vida dessas moscas é de 9 a 15 dias na fase de larva. Sendo assim, se elas têm tempo para se desenvolver, significa o ralo está sem limpeza há, pelo menos, nove dias. Ou seja, uma rotina de faxina semanal já é suficiente para eliminar as moscas de banheiro.

Como eles não ficam longe de seus alojamentos, é fácil encontrar esses ambientes. Verifique os ralos do local para identificar a maior concentração de água parada. Antes de dormir ou depois de banhos, pode ser interessante passar um secador de cabelo nos ralos como forma de prevenção. Isso porque o calor e o vento ajudam a reduzir a umidade, criando um ambiente menos favorável para as moscas.

Colocar uma fita adesiva sobre parte do ralo também ajuda a perceber a infestação, uma vez que algumas moscas podem ficar presa na fita ao tentar sair do ralo.

Como eliminar as moscas de banheiro

Moscas de banheiro - como elas surgem e formas de eliminar do ambiente
BioDiversity4All

A forma mais fácil de evitar a presença das moscas é garantir a higiene do banheiro. No entanto, mesmo com a limpeza básica elas podem continuar a aparecer. Nesses casos, a recomendação é fazer uma faxina mais pesada, utilizado agua sanitária, por exemplo.

A presença do cloro na mistura ajuda a eliminar ovos, larvas e pupas do inseto em ralos e outras frestas onde há acumulo de água.

A infestação também pode acontecer em filtros ou coletores de cabelo presentes nos ralos e canos. Nesses casos, é preciso retirar a tampa para fazer uma limpeza mais dedicada e completa da região.

A partir da remoção da matéria orgânica no local, as moscas vão ter dificuldade sobreviver. Quando a sujeira está acumulada há muito tempo, a utilização de água quente pode ajudar na remoção.

Curiosidades

Moscas de banheiro - como elas surgem e formas de eliminar do ambiente
BioDiversity4All
  • As fêmeas das moscas botam de 30 a 100 ovos na linha acima da água em ralos úmidos. As larvas do inseto surgem em até 48 horas depois desse período.
  • Na fase adulta, elas são tipicamente noturnas, apesar de se guiarem pela luz.
  • Além disso, no geral, as moscas não costumam voar com frequência, passando boa parte do tempo andando pelos chãos ou paredes.
  • Existem mais de 3 mil espécies conhecidas na família de moscas Psychodidae.
  • Por fim, em uma das subfamílias conhecidas (Phlebotominae), existem moscas que se alimentam se sangue e podem transmitir doenças como leishmaniose, bartonelose, e febre por flebótomos.

Fontes: Só Biologia, Gaúcha ZH, Tribuna PR, Revista Planeta

Imagens: BioDiversity4All

Outras postagens