Hoje, os mosteiros são importantes pontos turísticos nas cidades. Com toda a certeza, atraem religiosos ou mesmo visitantes que estão em busca de conhecer um pouco mais da história de quem vive ou viveu por ali, assim como as características dessas construções.
Certamente, durante muito tempo, os mosteiros foram apenas moradia dos monges das igrejas do cristianismo. Assim, ali era o local de vivência deles, isolados de todos.
Então, vamos saber um pouco mais sobre os mosteiros e conhecer alguns deles que hoje estão abertos à visitação.
Características dos Mosteiros
A princípio, nos mosteiros, os monges encontram o local de vivência perfeito e longe de todas as tentações que a vida em comunidade proporciona. De fato, caracterizam-se pelo isolamento do convívio e a disciplina de seus membros.
Na história consta que os primeiros mosteiros surgiram com os monges cenobitas no início da Idade Média. Pois antes, eles apenas se reuniam em locais despovoados e que poderiam viver isolados, por exemplo, o deserto.
Objetivo da vida nos mosteiros
Os mosteiros medievais católicos e ortodoxos são grandes construções isoladas nas cidades. Essa habitação dos monges tinha uma grande estrutura para que assim tudo fosse produzido por lá e evitasse um contato próximo com a sociedade.
Os monges eram os responsáveis pelo cultivo e criação dos alimentos, como por exemplo, frutas, verduras, trigo, galinhas, vacas, porcos, entre outros. Assim eles dividiam o dia entre os momentos de trabalho mencionados acima com estudos, oração e canto sacro.
10 mosteiros para se conhecer
Montenegro – Mosteiro de Ostrog
Montenegro é um país da Europa e lá tem o mosteiro ortodoxo Ostrog. Ele foi criado no século XVII, mas após um incêndio ele precisou ser totalmente reconstruído em 1920. Com toda a certeza, ele é um famoso local por lá que atrai centenas de visitantes.
Armênia – Mosteiro de Khor Virap
Primeiramente este mosteiro está localizado na Armênia, que se declarou uma nação cristã. De fato, é de uma beleza singular e natural aos pés do Monte Ararat e na fronteira com a Turquia. Esse ponto turístico religioso abriga ainda uma igreja do século V.
Turquia – Mosteiro de Sumela
Certamente o Mosteiro de Sumela é um dos mais antigos e que, hoje, se mantém apenas como um importante ponto turístico da Turquia. Fundado em 386 ele tem entre a sua principal característica a localização: está em um penhasco no vale de Altindere.
França – Abadia de Saint-Michel
O mosteiro recebeu esse nome em homenagem ao arcanjo São Miguel. Atualmente, esse é um dos principais locais de peregrinação e oração na França, além de ser o terceiro monumento mais visitado do país. A curiosidade é que para ir ao mosteiro é preciso avaliar a maré, pois o indicado é fazer a visitação no período de maré alta. No entanto, quem passa por lá nunca imaginou que durante a Revolução Francesa, o mosteiro se tornou uma prisão.
Grécia – Mosteiros de Meteora
Pela imagem acima, você já pode imaginar que não é muito fácil chegar lá. De fato, o acesso dos visitantes deve ser realizado por escadas, redes ou teleféricos rudimentares, pois ps seis mosteiros suspensos da Grécia foram construídos no topo de altíssimos rochedos.
Egito – Mosteiro de Santa Catarina
A princípio, esse mosteiro fica localizado em uma região deserta no Monte Sinai, no Egito. A grande curiosidade é que além de ser um ponto turístico, ele ainda tem a biblioteca em plena atividade. Essa biblioteca é patrimônio da Unesco e a segunda mais importante, atrás apenas para a biblioteca do Vaticano.
Espanha – Mosteiro de Santa Maria de Montserrat
É um mosteiro beneditino com mil anos de história e que atrai muitos peregrinos anualmente. Ele ainda abriga monges e tem a escola de música mais antiga da Europa.
Geórgia – Pilar de Katshki
Pela imagem é possível identificar que esse mosteiro foi construído em um único pilar de pedra com aproximadamente 40 metros de altura. Durante muito tempo o mosteiro ficou abandonado, mas em 1993 Maxime Qavtaradze, ao deixar a prisão, fez os votos de vida monástica e decidiu viver no local. Muitas histórias surgiram a partir de então.
Espanha – Mosteiro de El Escorial
Este é um outro famoso mosteiro da Espanha e está localizado apenas a 45 km da capital, Madri. Hoje o local é habitado pelos frades agostinianos.
No entanto, após a sua criação, o mosteiro foi também a residência real e inclusive lá estão os túmulos de muitos reis espanhóis.
Grécia – Monte Athos
Atualmente, nesta Santa Montanha há vinte mosteiros ortodoxos e por lá vivem mais de dois mil monges. Símbolo da fé ortodoxa, a visitação é limitada e precisa ser agendada. É um local que tem vários questionamentos pelo fato de proibir a visitação de mulheres ou qualquer animal do sexo feminino.
O que achou da matéria? Se gostou, dê uma olhada na matéria a seguir: Torre de Babel – O que foi, estudos e como foi construída.
Fontes: História do Mundo; Sempre Família; Só História.
Imagem de Destaque: História e Viagem.