Ciência & Tecnologia

Motorola – Origem, história, principais celulares e curiosidades

A trajetória de uma das maiores fabricantes de celular mundialmente. A Motorola, que teve seus altos e baixos. Conheça aqui sua história

Você, provavelmente, tem um aparelho celular e, com toda a certeza, estudou vários modelos antes de comprá-lo. Muitas pessoas optam por Samsung, outros preferem os aparelhos da Apple, e têm aqueles que são amantes da marca Motorola.

Aliás, embora poucos saibam, Motorola é uma das maiores empresas de celular hoje em dia. Ademais, a empresa é responsável por diversas inovações tecnológicas que conhecemos.

Sua história está marcada por uma grande rivalidade com a Nokia, outra grande empresa que fez muito sucesso no início da telefonia móvel no Brasil.

Mas não pense você que foi fácil. Com a popularização dos smartphones, a Motorola enfrentou algumas barreiras de mercado. Assim, para se reerguer, precisou vender à Google parte de seu portfólio de patentes e sua divisão mobile.

Continua após a publicidade

Esse mercado é bem movimentado e logo depois esse portfólio foi adquirido pela Lenovo.

Os fatos curiosos sobre a companhia não param por aí. Abaixo, como você vai ver, detalhamos um pouco mais sobre a origem, a história e o destino da marca.

Início da Motorola

Fundação

Motorola - A história de uma das maiores empresas de celular do mundo
Olhar Digital

O que hoje é a Motorola foi fundado em Chicago, no dia 25 de setembro de 1928. A companhia foi criada pelos irmãos Paul e Joseph Galvin. Quando nasceu, a empresa tinha o nome de Galvin Manufacturing Corporation.

No início, havia apenas cinco funcionários. Embora contasse com uma baixa mão de obra, a GMC foi capaz de criar um produto chamado eliminador de pilhas. Ou seja, ele permitia que os rádios funcionassem ligados à tomada e assim não precisava das pilhas.

Continua após a publicidade

No entanto, foi em 1930 que surgiu o grande sucesso de vendas da empresa: o rádio para automóvel. Todos queriam aquele rádio prático e com preço acessível.

E adivinha qual foi o nome desse rádio? Isso mesmo, Motorola! Aliás, este nome se trata da junção das palavras motor (movimento) e ola (som), que formaram a ideia de som em movimento.

Após o primeiro produto

Logo depois, em 1936, a companhia investiu em um novo mercado. Então, a escolha da vez foram os rádios domésticos, muito utilizados nas transmissões policiais. Esse rádio patrulha tinha apenas a frequência AM.

Quatro anos depois, em 1940, a empresa teve grande destaque quando uma de suas invenções se tornou fundamental na Segunda Guerra Mundial. Teve o lançamento do primeiro rádio portátil bidirecional para os Estados Unidos.

Continua após a publicidade

E, com toda a certeza, a empresa não ia parar naquele rádio AM de 1936. Ela buscou novas invenções com mais frequências para assim conseguir alcançar um público maior.

Apenas em 1943 que a população teve acesso ao famoso Handie-Talkie. A radiocomunicação em FM tinha um peso significativo de 15,9kg e sua frequência alcançava de 13 a 32km.

Surgimento Motorola Inc.

Motorola - A história de uma das maiores empresas de celular do mundo
Show Me Tech Corporate

Como vimos acima, em poucos anos, a Motorola teve vários sucessos de produtos e muita tecnologia para a época. Então, era o momento de inovar e, em 1947, assumiu o nome “Motorola Inc.”

Com esse novo passo, o crescimento era certo. Dan Noble criou, em 1949, na cidade de Phoenix, o centro de pesquisa e desenvolvimento da marca.

Continua após a publicidade

Assim o famoso pager, produto que revolucionaria o setor de comunicação, foi lançado em 1955. Outros lançamentos foram o rádio bidirecional veicular, o Motrac, em 1958; o rádio portátil de bolso X11, em 1959.

Em 1967, a inovação foi ainda maior. A marca saiu dos rádios e investiu nos primeiros televisores da América, o Quasar.

No entanto, o grande sucesso da Motorola Inc. foi na Missão Apolo 11, em 1969. A primeira transmissão do Homem na Lua foi por um transponder da marca.

Continua após a publicidade

Primeiro telefone celular da Motorola

Motorola - A história de uma das maiores empresas de celular do mundo
R7

O grande sucesso da Motorola – para chegar onde está hoje – foi com a invenção dos aparelhos de comunicação móvel. Começou lá em 1973, com a apresentação do Dynatec. Mas, ser reconhecido com o nome celular, foi mesmo a partir de 1977.

Com toda a certeza, esses primeiros celulares foram bem pesados e grandes. Mas, entre eles, em 1996, o famoso telefone StarTAC fez sucesso por já ser o menor e mais leve celular do mundo.

Anos 2000

Motorola - A história de uma das maiores empresas de celular do mundo
TecMundo

O ano de 2000 foi o diferencial para a marca. Juntamente com a Cisco Systems, forneceu a primeira rede de celular comercial do mundo para o Reino Unido. Assim, esse foi o famoso modelo Timeport P7389i.

A partir daí, a evolução e o posicionamento no mercado foi constante. Eles conseguiram levar credibilidade e inovação para todos os clientes no mundo.

Continua após a publicidade

A separação – Motorola Mobility e Motorola Solutions

Motorola - A história de uma das maiores empresas de celular do mundo
Café com Review

Entre 2007 e 2009, a empresa teve um prejuízo de 4,3 bilhões de dólares. Logo depois, em 4 de janeiro de 2011, veio a decisão que mudou os rumos da empresa no mercado de investimentos e inovações. A Motorola decidiu dividir a produção da empresa em Motorola Mobility e Motorola Solutions.

A Motorola Mobility foi a empresa responsável pela prodição de celulares, tablets e televisões. No entanto, a mesma foi vendida para a Google, em agosto do mesmo ano. Já a Motorola Solutions, ficaria com a parte de infraestrutura, como redes sem fios, código de barras e rádios intercomunicadores.

Então, foi nesse período que a Motorola Mobility desenvolveu os smartphones androids, tablet xoom, motoactv e os famosos Moto X e Moto G. Em 2014, a empresa foi vendida novamente para a Lenovo. Logo, neste período, surgiram os Moto Z e derivados.

É por causa de todos esses fatores que a Motorola conquistou milhões de seguidores pelo mundo e é uma das grandes marcas reconhecidas internacionalmente pela qualidade dos seus produtos.

Continua após a publicidade

E aí, curtiu a matéria? Então, confira a próxima: Apple – Origem, história, primeiros produtos e curiosidades.

Fontes: O Moto G; TecMundo; Tudo Celular.

Imagem de Destaque: Olhar Digital.

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você