Ciência & Tecnologia

Samsung – História, principais produtos e curiosidades

Fundade em 1938, na Coreia do Sul, por Byung Chull Lee, a Samsung vendia alimentos, porém ganhou o mundo anos depois com seus eletrõnicos.

A Samsung é uma marca mundialmente conhecida por seus aparelhos eletrônicos. Apesar disso, ela nem sempre foi esse sucesso no mercado da tecnologia.

Primeiramente, essa história começou em 1938, na cidade de Taegu, na Coreia do Sul, com Byung Chull Lee, fundador da empresa. O investimento inicial foi baixo, e as transações realizadas eram de alimentos como peixe seco e vegetais, para cidades da China.

Com o passar do tempo, a empresa foi se aprimorando, com mais máquinas e vendas, as oportunidades foram aparecendo. Em seguida, na década de 60, foi inaugurado um jornal, um canal de tv e uma loja de departamentos. Dessa maneira, logo a empresa ganhou mais destaque, e assim em 1969, surgiu a famosa divisão de tecnologia.

Inicialmente, a produção contava com televisores, geladeiras e máquinas de lavar. Contudo, logo a empesa começou a produzir os monitores, celulares, tablets, entre outros produtos tecnológicos. Como resultado disso, o aprimoramento nessa área foi grande, e logo começou a ganhar destaque mundial.

Continua após a publicidade

A Samsung Mundialmente

Samsung - História, principais produtos e curiosidades
Samsung News

No ano de 2011, a Samsung já contava com cerca de 206 filiais ao redor do mundo. A primeira filial fora da Coreia foi a de Portugal, em 1980. Dessa forma, além de repassarem os produtos, eles também começaram a produzir. Com isso, as suas invenções passaram a transformar cada vez mais a vida de milhares de pessoas. Como resultado disso, aparelhos celulares, como no caso do Galaxy, já chegaram a ultrapassar marcas como Apple e Nokia.

Além disso, a empresa ainda mantém sua principal sede na Coreia do Sul, atuando em diversas áreas da tecnologia e informação. Além dessa, ainda há 10 sedes regionais espalhadas por todo continente. Porém, em 2009, a sede da África, ganhou destaque, por conseguir superar até a sede mãe.

Continua após a publicidade

A Samsung já possui uma importância tão grande para seu país de origem, que sua receita se equipara ao PIB dos países. Portanto, caso ela representasse realmente um PIB, ocuparia a 35º posição no ranking mundial.

Por fim, ao longo do tempo, a empresa passou de geração em geração, e hoje atrai profissionais de todo o mundo. Portanto, para trabalhar na Samsung, muitos funcionários possuem mestrados e doutorados na área de tecnologia. Além disso, a empresa ainda patrocina grandes clubes de futebol, como o Chelsea Football Club

Continua após a publicidade

Principais produtos

Samsung - História, principais produtos e curiosidades
Info Money

Com sua chegada ao Brasil, em 1986, a Samsung contava com duas linhas: monitores e disco rígido. Com o passar do tempo, os smartphones, Tv’s, câmeras fotográficas e impressoras ganharam destaque.

Durante sua história, a empresa passou por diversas áreas. Desde alimentos, no seu inicio, até começar com geladeiras, máquinas de lavar, para enfim chegar nas tecnologias de ponta.

Portanto, hoje os principais produtos são: celulares, tablets, notebooks, câmeras digitais, TV’s, smartwatches, CDs, DVDs, entre outros.

Curiosidades de produção

Samsung - História, principais produtos e curiosidades
Olhar Digital

Já sabemos que seus produtos dominaram todo o mundo, porém a empresa trabalha com mais do que conseguimos imaginar. Conheça agora algumas de suas curiosidades:

Continua após a publicidade

1- A Samsung produz, robôs, motores a jato e obuseiros. Pois eles também possuem um ramo militar.

2- O display de retina utilizado nos iPhones é produzido pela Samsung.

3- O edifício mais alto do mundo, o Burj Khalifa foi construído por uma das subsidiárias da empresa. O prédio foi inaugurado em 2010 e fica localizado em Dubai. Ele conta com 160 andares e 828 metros de altura.

4- Em 1938, a Samsung foi inaugurada com uma empresa comercial, tendo apenas 40 funcionários.

Continua após a publicidade

5- A Samsung já teve a oportunidade de comprar a Android, em 2004. Contudo, por não confiar em seu potencial, perdeu a oferta para o Google, e hoje o sistema operacional é o mais usado no mundo.

Outras Curiosidades

Samsung - História, principais produtos e curiosidades
Army Recognition

6- Atualmente a Samsung possui 80 empresas e mais de 30 mil funcionários.

7- O presidente da empresa, foi acusado, em 2008, de subornar, procuradores e juízes na Coreia do Sul. Como resultado disso, ele foi condenado a 3 anos de prisão e multado em US$ 109 milhões.

8- Kun-hee-lee, CEO da Samsung, em 1995, se aborreceu muito com a baixa qualidade de alguns aparelhos eletrônicos da empresa. Dessa maneira, ele solicitou que fosse construída uma fogueira e todos esses aparelhos foram queimados.

Continua após a publicidade

9- A apple já tentou processar a Samsung, em 2012. Porém perdeu. Como resultado disso, teve que expor anúncios em outdoors e em seu site informando que não haviam violado seus direitos.

10- A música que toca nas máquinas de lavar da Samsung é “Die Forelle”, do artista Franz Schubert. Basicamente, a música fala sobre um pescador, tentando pegar uma truta ao jogar lama na água.

E aí, curtiu conhecer um pouco mais sobre a história dessa curiosa empresa? Aproveite e confira também: Apple – Origem, história, primeiros produtos e curiosidades

Fontes: Canal Tech, Cultura Mix e Leia Já.

Continua após a publicidade

Imagem destacada: Jornal do Empreendedor

Próxima página »

Escolhidas para você