Curiosidades

Noni – Benefícios e efeitos colaterais da fruta proibida no Brasil

Noni ou Morinda é uma fruta muito usada no sudoeste asiático, contudo seu consumo é proibido no Brasil devido a falta de estudos conclusivos.

A Morinda citrifolia ou Noni é uma fruta conhecida em todo o mundo e possui diversas denominações: nunaakai (Tamil Nadu, Índia), mengkudu (Indonésia e Malásia), apatot (Filipinas), kumudu (Bali), pace (Java), amoreira de praia ou fruta de queijo (Havaí). Essa fruta nativa do sudoeste da Ásia e da Austrália, historicamente, é usada para fazer uma tintura vermelha ou amarela para roupas.

Por outro lado, ela também tem sido usada como medicamento. Dessa forma, as pessoas usam o noni para ‘tratar’ diversas doenças como câncer, pressão alta, artrite, diabetes, febre, gengivite, dores de cabeça, infecções, inflamação, doenças respiratórias e tuberculose.

Além disso, na medicina alternativa, o suco de fruta é usado para múltiplas indicações, com uma série de estudos apresentando evidências de benefícios anti-inflamatórios, antioxidantes e eficazes contra o câncer.

Todas as partes da morinda citrifolia – folhas, frutos, raízes, cascas, flores e sementes – têm sido usadas em práticas médicas alternativas. Todavia, não evidências científicas para apoiar esses usos. Ou seja, pessoas que utilizam a fruta do noni foram alertadas que os seus benefícios à saúde, não são comprovados por pesquisas. Aliás, a maioria das pesquisas relacionadas à fruta é in vitro ou feitas com animais em laboratório.

Composição do Noni

Fonte: Pinterest

Noni contém muitas substâncias, incluindo potássio. Algumas dessas substâncias podem ajudar a reparar células danificadas do corpo, ativar o sistema imunológico e realizar outras atividades. Ademais, o suco de noni fornece uma grande fonte de vitamina C, biotina e folato, e ainda uma grande quantidade de antioxidantes, incluindo iridóides, que podem fornecer vários benefícios à saúde. As folhas da planta também são frequentemente aplicadas na pele para auxiliar na cicatrização de feridas.

Benefícios do suco da fruta

Fonte: Pinterest

A fruta, assim como o suco possui uma característica marcante que o cheiro forte, muitas vezes associado à vômito e até mesmo ao chulé. Mas apesar dessa inconveniência, as poucas pesquisas realizadas e a cultura dos povos asiáticos apontam diversos benefícios advindos do consumo de noni. Entre eles estão:

Analgésico – Alguns poucos estudos demonstraram que o noni reduziu a dor e se mostrou eficaz para a artrite e outras dores nas articulações.

Reforço do sistema imunológico – o suco da fruta ativa macrófagos e fortalece o sistema imunológico, que então produz mais linfócitos. Ele também contém agentes antibacterianos que combatem bactérias infecciosas, incluindo Staphylococcus aureus e Escherichia coli.

Combate o câncer – o consumo regular da fruta estimula a produção de óxido nítrico. Para esclarecer, o óxido nítrico é uma substância extremamente útil, que está na base dos muitos benefícios do noni. Ele também contém uma substância rica em polissacarídeos imunomoduladores, conhecida como noni-ppt, que auxilia no combate ao câncer.

Hipertensão – como lido acima, noni é uma fruta rica em fitonutrientes, selênio e vitamina C, que combate os danos dos radicais livres nas paredes dos vasos sanguíneos. Noni é alcalino, o que impede que os fluidos corporais se tornem muito ácidos, prejudicando os radicais livres.

Colesterol – Noni impede a absorção do colesterol LDL, reduzindo assim a placa nas artérias, mantendo seu organismo mais saudável.

Intestino – Noni é rico em fibras solúveis, o que ajuda a aliviar a pressão sobre o intestino e amolece as fezes. Também contém as vitaminas e minerais necessários para manter os intestinos saudáveis.

Antibacteriano / antifúngico / antiviral – Noni tem propriedades para combater infecções comparáveis ​​às dos medicamentos prescritos. Ele contém antraquinonas, escopoletina e terpenos, entre outros, todos trabalham juntos para combater doenças.

Benefícios à saúde mental

Fonte: Pinterest

Antidepressivo / sedativo – Noni estimula a serotonina e a melatonina, dois hormônios muito importantes. A serotonina afeta o humor, as emoções e o sono; um desequilíbrio nos níveis de serotonina pode contribuir para a depressão. Por outro lado, a melatonina regula o ritmo circadiano, o que o ajuda a dormir e melhora também o humor.

Memória – A Morinda, como mencionado anteriormente, impede a absorção do colesterol por meio de sua grande quantidade de fitoesteróis. Isso ajuda diretamente seu cérebro a se manter mais saudável e a placa não se acumula nas artérias que alimentam o cérebro, mantendo-o adequadamente oxigenado.

Efeitos colaterais do Noni

Noni – benefícios e efeitos colaterais da fruta proibida no Brasil
Fonte: Pinterest

Apesar de suas propriedades curativas interessantes, o Noni é uma fruta proibida no Brasil, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Desse modo, há algum debate sobre a segurança do consumo de noni para uso médico. Segundo o órgão, “a quantidade de publicações que avaliaram sua segurança é limitada”. E, por causa da falta de estudos, produtos com noni estão vetados em território nacional – apesar de, mesmo assim, alguns produtores continuarem comercializando-os.

Segundo pesquisadores brasileiros, alguns estudos indicam que o, embora a morinda citrifolia seja provavelmente seguro quando consumido como bebida, o uso excessivo do suco ou do seu extrato pode causar danos ao fígado. Isso significa que a planta noni contém antraquinonas, compostos que são hepatotóxicos (tóxicos para o fígado) e cancerígenos. Portanto, a fruta deve ser evitada por pessoas com doenças renais, cardíacas e hepáticas.

Da mesma forma, se você tiver distúrbios hemorrágicos ou estiver tomando anticoagulantes, deve evitar o uso de noni, pois pode retardar ainda mais a coagulação do sangue. Ademais, a Morinda também é rica em açúcar e deve ser evitada ou usada com cautela em pessoas com diabetes.

Por fim, Noni também pode interagir com outros medicamentos e tratamentos como quimioterapia e radioterapia, e devido à falta de pesquisas sobre sua segurança, o noni não deve ser usado em mulheres grávidas, lactantes ou crianças.

Se você achou interessante saber mais sobre o Noni, leia também: Benefícios da banana – Efeitos positivos do consumo para o organismo

Fontes: Ecycle, Minha Vida, Tua Saúde

Fotos: Pinterest

Próxima página »

Escolhidas para você