Curiosidades

Nota de 200 reais – Tudo sobre a nova nota brasileira

A nota de 200 reais chega para os brasileiros no final de agosto de 2020 e o intuito dela é ajudar aqueles que vivem com o dinheiro em espécie.

Atualizado em 07/08/2020

O ano de 2020 trouxe mais uma novidade para os brasileiros: a nota de 200 reais. No final de julho, o Banco Central informou que a nova nota seria lançada.

Em meio a pandemia, o medo de uma nova inflação ou da facilitação da lavagem de dinheiro se tornou pauta entre os brasileiros. Mas, qual o motivo para a existência da nota de 200 reais?

Segundo o Banco Central, a nova nota será criada por causa de uma demanda que o próprio brasileiro criou. Devido à pandemia, guardar dinheiro dentro de casa acabou se tornando uma nova rotina. Esse hábito é chamado de entesouramento. Além disso, ele acabou se tornando comum não só aqui, mas também em todo o mundo.

Outro fator que auxilia esse processo é o fato de, por causa da desigualdade social, parte dos brasileiros não tem acesso ao sistema bancário. Logo, eles sobrevivem usando o dinheiro em espécie.

Outro motivo que auxiliou na criação da nova nota, segundo o governo, foi o auxílio emergencial da Caixa. Isso fez com que a emissão de dinheiro em espécie se tornasse maior.

Por exemplo, em março, o dinheiro que rodava nas mãos dos brasileiros somavam em torno de 216 bilhões de reais. Depois da pandemia, esse valor subiu para 277 bilhões de reais. Com tamanha busca pelo dinheiro em papel, criar uma nova nota com um valor maior pode ser a solução para o país.

A nota de 200 reais

Nota de 200 reais - Saiba mais sobre a nova nota brasileira
Infoescola

A intenção é de que a nova nota comece a circular até o final de agosto de 2020. A priori, serão impressas em torno de 450 milhões de cédulas este ano. O valor equivale a 90 bilhões de reais.

Mas, diferentemente do que pensam os que temem a inflação, esse dinheiro não será extra. Na verdade, ele irá substituir notas que estão em circulação. Ou seja, ao invés de ter 10 notas de 20 reais, a pessoa terá apenas uma nota de 200 reais.

Além disso, a substituição das notas também vai acabar reduzindo o custo de impressão da Casa da Moeda. E, diferentemente do que alguns boatos disseram, a criação e circulação da nota de 200 reais não vai causar nenhum dano à economia do país.

Enfim, a entrada da nota no mercado não vai alterar o valor do dinheiro que está em circulação. Como dito anteriormente, serão apenas papéis sendo substituídos por outros.

E, caso você esteja se perguntando se existe a chance da nota sair de circulação futuramente, a resposta é: provavelmente não. Segundo economistas, é até mais fácil que o que saia do mercado sejam as notas de menor valor. Entretanto, mesmo com o aumento das digitalizações de transações financeiras, o dinheiro em papel vai continuar existindo durante muito tempo.

O lobo-guará

Nota de 200 reais - Saiba mais sobre a nova nota brasileira
Lobo-guará – RD 90fm

É a primeira vez, depois de 18 anos, que o Brasil ganha uma nova nota. E, dessa vez, será lobo-guará o animal que irá estampar a nota. Segundo o Banco Central, a escolha foi feita de acordo com uma pesquisa realizada em 2001. Os primeiros colocados, tartaruga-marinha e mico-leão-dourado já estampam as nossas notas de 2 e de 20 reais.

É válido relembrar que o lobo-guará já apareceu, em outros tempos, no dinheiro brasileiro. Durante quase um ano, entre dezembro de 1993 e setembro de 1994, ele foi a cara da moeda de 100 cruzeiros reais. Infelizmente, esse animal, que vive no Cerrado brasileiro, está ameaçado de extinção.

A previsão dos Simpsons

Nota de 200 reais - Saiba mais sobre a nova nota brasileira
Cena do Simpsons – Mix FM POA

As previsões feitas pelos Simpsons já se tornaram algo habitual na internet. Em um dos episódios, eles mostraram Donald Trump como presidente dos Estados Unidos. Isso aconteceu antes do mesmo do empresário ser eleito para o cargo, de forma real.

O eterno 7×1 que a seleção brasileira tomou da seleção alemã, por exemplo, também apareceu por lá. Entretanto, no programa, a Alemanha elimina o Brasil da Copa do Mundo com um pequeno 2×0. Bem que a gente queria, né?!

Enfim, foram várias as previsões corretas que os Simpsons tiveram. E a mais recente delas é a nossa nova nota de 200 reais.

Na 25ª temporada da série, episódio 16, Homer recebe várias tentativas de suborno. Por ser árbitro de futebol da Copa do Mundo que estava acontecendo no país, ele recebe a proposta de ganhar uma maleta lotada com notas de 200 reais.

O episódio, aliás, foi exibido em 2014. Ou seja, ainda não existia a proposta (não publicamente) de se lançar a nova cédula.

No vídeo abaixo você consegue ver a maleta oferecida a Homer:

Então, gostou da matéria? Em seguida vamos pular para o universo hindu: Hanuman, quem é? História do deus das causas impossíveis

Imagens: Exame, Infoescola, Rd90fm, Mixfmpoa

Fontes: Yahoofinancas, Brasildefato, Uol, Todamateria, Einerd, Megacurioso