Curiosidades

Hanuman, quem é? História do deus das causas impossíveis

Hanuman é um deus-macaco extremamente amado na Índia. Ele ensina muito sobre autruísmo ao oferecer tudo para lutar do lado de Rama.

Primeiramente, Hanuman é, sem dúvida nenhuma, um dos deuses mais adorados pelos hindus. Por toda a Índia, estão espalhados os templos em sua homenagem.

Ele viveu em função de lutar por Rama, abdicando de interesses pessoais. Ou seja, focado apenas em sua devoção e serviço.

O deus é muito buscado por seus devotos quando precisam de ajuda em causas impossíveis. Isso acontece, certamente, por ele ser visto como o ser ideal para auxiliar nas lutas diárias, sem deixar ser enganado pelas ilusões do ego.

Contudo, Hanuman é um deus-macaco e, embora o seu rosto seja semelhante ao do animal, seu corpo é humano.

Continua após a publicidade

Hanuman abriu mão de tudo para ser devoto a Rama. Sua alegria estava ligada ao do seu senhor. Suas glórias e vitórias foram cantadas para o seu rei. Foi ele quem sempre lutou e protegeu Rama e Lakshmana.

Ele não possuía seguidores, reino próprio e outros luxos, o deus se tornou o maior exemplo de altruísmo. Entretanto, ele é muito adorado por todos os hindus.

A história de Hanuman

Hanuman - Conheça a história do deus para causas impossíveis
NewsGram

Assim como vários outros deuses, Hanuman tem várias versões de sua história. Uma delas conta que, Anjana – esposa do rei-macaco Keshari -, foi uma ninfa amaldiçoada, uma apsara. Por isso, ela viveria como uma macaca.

Então, Anjana acabou engravidando de Hanuman após receber uma visita do deus do vento, Vayu. Em contrapartida, outras versões falam que o deus é filho de Shiva, ou de alguma de suas incarnações. Daí por diante, a história recebe várias outras ramificações.

Continua após a publicidade

Uma outra versão diz que Shiva, ao perseguir Mohini-murti dentro de uma floresta, acaba deixando derramar um pouco de seu sêmen. Inegavelmente, o líquido era considerado super poderoso e, segundo os sábios, não deveria ser desperdiçado.

Em seguida, de forma mística, esse sêmen é colocado em Anjana, que engravida de Hanuman. Por fim, o deus é conhecido como filho de Shiva, Vayu, Pavan-putra e até de uma encarnação de Shiva, chamada Shankar Suvan.

Infância

Em sua infância, Hanuman tentou atacar o sol ao confundi-lo com uma manga. O deus-sol, então, buscou ajuda de Indra. A intenção, afinal, era castigar a criança.

Indra, então, lançou um raio que atingiu o deus-macaco na mandíbula. Seu pai, Vayu, decidiu, assim, punir os deuses pelo evento e começou a tirar todo o ar do universo. As divindades, então, correram atrás de Brahma, pedindo por ajuda.

Continua após a publicidade

O criador universal, assim, disse que a força de acabar com a briga seria com todos pedindo perdão a Vayu, além de concederem bênçãos a Hanuman.

Brahma, desse forma, fez com que ninguém fosse capaz de vencê-lo ou matá-lo, além da criança ter total conhecimento sobre ervas medicinais, raivas e frutas. As leis da natureza também não o fariam mal.

Surya, deus-sol, ofereceu todo o conhecimento védico e imunidade a queimaduras. Dhanvantari, lhe concedeu um grande poder de cura, enquanto Visvakarma lhe deu toda a inteligência possível, além de raciocínio e habilidade criativa.

Devoção a Rama

Hanuman - Conheça a história do deus para causas impossíveis
Rama e Hanuman – Pinterest

Para manter a humildade do jovem deus, os sábios declaram que ele só teria consciência de suas habilidades quando elas lhe fossem necessárias. Posteriormente, o jovem participou de uma escola de sábios e tornou-se um dos melhores alunos.

Continua após a publicidade

Ao vencer até a morte, ele foi considerado um ser que para sempre viverá. O deus ofereceu seus serviços a Rama, avatar de Vishnu, demonstrando toda sua força, coragem e poder em todas as suas conquistas. Principalmente na luta contra os demônios.

Também foi Hanuman quem ajudou Rama a recuperar Sita das mãos de Ravana, um grande demônio. Foi durante essa batalha que ele ofereceu seus servidos ao avatar.

Histórias contam que ele tinha o poder de se tornar grande ou pequeno, sempre que lhe fosse necessário. O deus tinha força para vencer as batalhas mais profundas e obscuras, como a Guerra de Lanka – uma batalha contra o império do demônio. Além disso, ele demonstrava possuir muita sabedoria e domínio de seus instintos, é assim que conseguia sempre se superar e vencer seus inimigos.

Representações de Hanuman

Com relação às suas representações, em Bhaktha Hanuman, um templo hindu, Hanuman aparece representado com as duas mãos em oração. Ou seja, juntas.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, em Veera Hanuman, ele aparece ajoelhado aos pés de Rama.

Essas imagens demonstram toda sua devoção e humildade em relação ao divino. Além disso, o deus é conhecido também como um ser que traz força, sabedoria, coragem, determinação, renúncia e valentia.

Curiosidades

Mantra

Hanuman - Conheça a história do deus para causas impossíveis
Newstrack Live

O mantra do deus-macaco é Om Hum Hanumate Namaha

Cúrcuma no corpo

Hanuman - Conheça a história do deus para causas impossíveis
Hanuman mostrando Rama e Sita em seu coração – Vegeyum

Certa vez, Hanuman descobriu que Sita passava cúrcuma entre seus fios de cabelo para satisfazer Rama. O deus decidiu, então, passar cúrcuma em todo o corpo para demonstrar toda a sua devoção.

Continua após a publicidade

Locais sagrados

Hanuman - Conheça a história do deus para causas impossíveis
DNA Índia

Um dos locais mais sagrados, quando se fala de Hanuman, é Hampi, distrito de Hospet. Foi na montanha Anjanadri Parvat, localizada nessa cidade, que Hanuman nasceu. Até hoje, no local, existem grandes montes de pedras que foram feitos pelo próprio deus.

Templos

Hanuman - Conheça a história do deus para causas impossíveis
Bhadra Maruti – Tripadvisor

Enfim, o deus possui templos em sua devoção em vários locais:

  • Em Jagannatha Puri
  • Em Kurnool, lá estão Ranamandala Anjaneya e Sri Mangarayaru
  • Em Cuddapah, conhecido como Chakrayapet Gandi Anjaneya
  • Em Mantralayam, está o Panchamukha Anjaneya
  • Em Khuldabad, chamado de Bhadra Maruti

Hanuman Chalisa

Hanuman - Conheça a história do deus para causas impossíveis
Postcard

Este é o nome da oração mais popular dedicada ao deus-macaco. Ela é um poema que possui 40 versos, que são entoados em toda a Índia. A oração é feita para aliviar as aflições materiais e espirituais dos devotos.

Diferentes formas

Hanuman - Conheça a história do deus para causas impossíveis
Young Isthan

Por fim, durante a batalha contra Ravana, o deus assumiu diferentes formas. Hanuman, um macaco; Garuda, uma águia; Varaha, um javali; Narasimha, um leão; e Hayagriva, um cavalo.

Continua após a publicidade

Enfim, gostou de saber mais sobre os deuses hindus? Que tal saber em seguida sobre uma deusa? Leia: Durga – Origem e história da deusa do inacessível e do invencível

Imagens: Newsnationtv, Newsgram, PinterestYoungisthan, Newstracklive, Vegeyum, Postcard, Tripadvisor, Dnaindia

Fontes: Voltaaosupremo, Animamundhy, Mensagenscomamor

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você