Curiosidades

Nota falsa: como identificar se o seu dinheiro é real?

Para identificar uma cédula ou nota falsa precisa-se entender alguns elementos de segurança presentes no dinheiro emitido pelo Banco Central

No mundo em geral, as coisas vão se modificando constantemente, assim como também o dinheiro não ficou para trás. O que antigamente se comprava só com moedas ou trocas, hoje temos o dinheiro em papel e também as moedas. Portanto, esse fluxo constante que passa de pessoa para pessoa, pode gerar a nota falsa.

Basicamente, a nota falsa surge através de pessoas que buscam “caminhos mais fáceis” de viver. Pois, eles acabam procurando falsificar notas grandes para conseguirem se sustentarem. E, por isso, pessoas que não observam antes de pegar a nota, acabam pegando nota falsa e se dando mal depois.

Do mesmo modo, ocorrem também muitos casos de lavagem de notas. Nesse caso, é comum que os falsificadores falsificam o valor de uma nota menor, por um valor mais alto. Em situações assim, as notas ficam bem parecidas com as originais. Portanto, quanto mais a tecnologia aumenta, mais a malandragem de algumas pessoas também aumenta. Portanto, para que você não caia nesse golpe nós do Segredos do Mundo fizemos um levantamento de 5 passos para você seguir e ver se sua nota é falsa.

Como identificar uma nota falsa?

1. Marca d’ água

Ilustração de segurança de um dinheiro
Fonte: Globo

Primeiramente, a marca d’água é o detalhe mais importante para se observar. No entanto, antes de tudo saiba que cada cédula é de uma forma, pois cada uma é composta por seu animal nativo e a numeração correspondente ao valor da nota nova. Além disso, o valor da nota também aparece na marca d’água.

Contudo, as cédulas de 1994 a 2010 são diferentes das de 2010 em diante. Ou seja, se a sua nota for de 1994 à 2010 você irá analisar da seguinte forma: primeiramente, segure a nota contra a luz e observe na área clara da cédula. Logo após, você irá enxergar nas notas no lado esquerdo os desenhos que representam a República ou a Bandeira Nacional, em tons que variam do claro ao escuro. Por isso, se não tiver esta marca, a nota será falsa.

Enquanto as notas de 2010, você irá segurar a cédula contra a luz, olhando na parte frontal da nota, que é o lado que contém a figura da República. Logo após, você irá observar na área clara as figuras que representam animais, em tons escuros e claros.

2. Elemento de segurança escondido

Ilustração de dinheiro
Fonte: AEN.PR

Primeiramente nas cédulas de 1994 à 2010 você irá observar a imagem oculta, no caso você irá olhar a frente da cédula da Primeira Família, que no caso é o lado que contém a numeração, a partir do canto inferior esquerdo. No entanto, se você colocar a nota na altura dos olhos, sob luz natural as letra BC aparecerão.

Enquanto as cédulas a partir de 2010 você irá colocar a frente da nota na altura dos seus olhos, na posição horizontal, tem que ter bastante luz no local. Logo depois, você irá observar o número correspondente ao valor dentro do retângulo, no lado direito da cédula.

3. Textura da nota falsa é diferente da verídica

Fotografia de uma mulher segurando uma nota de 100 reais
Fonte: Dicas crise econômica

Basicamente, o papel moeda é mais espesso e mais áspero do que o papel comum, então você já irá perceber uma diferença quando pegar nele. Contudo, a impressão possui um relevo na figura da República, onde está escrito “BANCO CENTRAL DO BRASIL”. Além de, sentir também um alto relevo nos números do valor da cédula e na ilustração do animal. Com o tato você irá sentir bem as diferenças citadas.

4. Símbolo das Armas Nacionais não está presente em notas falsas

Fotografia de dinheiro sendo analisado
Fonte: Portal Adesso

Como vocês podem perceber as cédulas quase todas você precisa observar ela contra a luz. E nesse caso não será diferente, pois colocando a cédula contra a luz você deve primeiramente notar à direita, o símbolo das armas nacionais, os quais são impressos nos dois lados. Em vista disso, você irá observar se o desenho se encaixa exatamente no mesmo lugar no outro lado. Caso não esteja no lugar certo, a nota então poderá ser falsa.

5. Faixa Holográfica

Nota falsa: como identificar se o seu dinheiro é real?
Fonte: Litoral mania

Nesse caso, você irá fazer movimentos leves, e observar a frente da cédula à esquerda. Levando a nota de 50 reais como exemplo, você irá observar o elemento holográfico, que é a faixa à esquerda, se alternar, o desenho da onça ficará colorido e na folha surgirão diversas cores em movimento.

Enquanto, na nota de 100 reais da Segunda Família, o número 100 e a palavra ‘reais’ irão se alternar, a figura da garoupa ficará colorida, e no coral aparecerão diversas cores em movimento. O correto é isso acontecer. Você pode observar também o fio de segurança. O qual está embutido no papel da cédula. Pois, ele pode ser visto mais facilmente contra a luz.

Recebi uma nota falsa, o que fazer?

Nota falsa: como identificar se o seu dinheiro é real?
Fonte: Foregon

Basicamente, o indicado sempre é ir para o banco devolver essa nota falsa, até porque lá eles saberão encaminhar essa nota falsa para o lugar adequado. Contudo, não é preciso fazer boletim de ocorrência na polícia para realizar a troca do dinheiro falso no banco. Portanto, se você retirou essa cédula falsa em caixas eletrônico, ou em terminais de 24 horas, você deve imediatamente procurar qualquer agência do seu banco para efetuar a troca.

Agora se você recebeu essa nota falsa, em outro lugar, como por exemplo, um tipo de comércio e não percebeu que era falsa, você leva para o banco, porque assim eles irão encaminhar a cédula ou moeda metálica para análise do Banco Central. Porém, se ficar comprovado que a cédula é legítima, o cidadão será ressarcido pelo banco. Portanto, se ficar comprovado que a cédula é falsa, não haverá reembolso.

E aí, aprendeu como identificar uma nota falsa? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.

Fonte: Conta em banco, Foregon, Banco Central do Brasil

Imagens: Litoral mania, Foregon, Portal Adesso, Dicas crise econômica, AEN.PR, G1.globo

Próxima página »

Escolhidas para você