Curiosidades

Novo em folha: significado e origem da expressão popular

Apesar de ser muito usada no dia a dia, nem todo mundo conhece a origem da expressão popular "novo em folha!, relacionada à livros novos.

A língua portuguesa é uma das mais ricas. Dessa forma, possui inúmeras expressões populares, que são bastante interessantes. E, que usamos no nosso dia a dia. No entanto, nem sempre sabemos sua origem ou significado. Por exemplo, a expressão popular ‘novo em folha’.

Ademais, essas expressões muitas vezes permanecem imutáveis ao longo dos anos. Por outro lado, outras vão sofrendo influências culturais e, acabam se adaptando ao longo do tempo. Mas, uma coisa é indiscutível, as expressões representam um forte papel cultural para o idioma.

Normalmente, as expressões tem sua origem na cultura do próprio país. Ou, em outros casos, possui influência estrangeira, religiosa, mitológica, histórica, etc.

Enfim, a expressão popular novo em folha foi inspirada no papel. Entretanto, atualmente a frase pode estar relacionada a objetos e até mesmo a pessoas.

Continua após a publicidade

Novo em folha: significado

Novo em folha: Significado e origem da expressão popular

Quando nos referimos a algo que nunca foi usado, ou que está em ótimo estado. É comum dizermos que tal objeto está novo em folha. Da mesma forma, a expressão popular pode se referir a uma pessoa.

Continua após a publicidade

Ou seja, podemos dizer a uma pessoa que após se machucar ou enfrentar uma doença e, está curado. Que a pessoa está nova em folha.

Origem

Continua após a publicidade

A origem da expressão popular novo em folha baseia-se em folhas de papel brancas, limpas e sem amassados. Que são encontradas em livros novos ou recém impressos.

De acordo com especialistas, a expressão surgiu em alusão a livros recém-impressos. Que estariam sem dobras, riscos, diferenças na coloração e limpo. Portanto, o livro estaria novo em folha.

Quando usamos

Não é difícil de entender o porque usamos a expressão para se referir a algo novo ou que voltou ao seu normal. Por exemplo, um carro zero, um sapato ou roupa recém-comprada ou uma pessoa que está com sua saúde restabelecida.

Continua após a publicidade

No entanto, o porque de estar relacionado a folhas de papel, é justamente pelo fato dos livros recém-impressos ter as folhas limpas e brancas. Ou seja, são livros novos em folha. Portanto, para tudo que é novo, usamos a expressão ‘novo em folha’ como um adjetivo.

Então se você gostou dessa matéria, saiba mais sobre a origem de expressões populares em: 25 expressões populares brasileiras e suas origens.

Fontes: Só Português, Aventuras na História

Imagens: Estudo Kids

Continua após a publicidade

Bibliografia: Como referenciar: “Novo em folha – Origem da Expressão” em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2021. Consultado em 24/08/2021 às 15:06. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/proverbios/novoemfolha.php

Próxima página »

Escolhidas para você