Curiosidades

Como limpar a caixa de areia do gato: Dicas importantes e passo a passo

Os gatos são animais muito limpos. Portanto, é importante cuidar da higiene do seu bichano. E saber como limpar a caixa de areia do gato adequadamente.

Os gatos são animais muito limpinhos. Por isso, aprendem logo a usar a caixinha de areia para fazer suas necessidades. Ademais, os bichanos são bastante organizados, costumam enterrar o cocô e tampar o xixi. Além disso, detestam colocar suas patinhas em local sujo. Portanto, é muito importante saber como limpar a caixa de areia do gato corretamente. Pois, quando fica muito suja, eles procuram outros lugares para fazer suas necessidades.

Primeiramente, ao adquirir um gato, você deve estar preparado para garantir que ele tenha uma caixa de areia adequada. Além disso, ela deve estar sempre limpa e no local certo e, a quantidade de caixa deve ser de acordo com a quantidade de gatos na casa. Dessa forma, seja em casa ou apartamento, é importante definir uma rotina de limpeza que seja confortável para você e para seu gatinho.

Enfim, manter um animal de estimação não é fácil, pois ele precisa de cuidados, alimentação e carinho. Dessa forma, você precisa tirar um tempo para os devidos cuidados com a caixa de areia. No entanto, muitos têm dúvidas quanto a qual areia usar, ou quantas vezes a caixa deve ser limpa. Pensando nisso, preparamos algumas dicas muito úteis para você que não sabe como limpar a caixa de areia do gato. Confira.

Como limpar a caixa de areia de gato

1 – Quantidade ideal de caixas de areia

Centro de Saúde Animal Jardins

Primeiramente, ao ter um gato como animal de estimação, você deve saber qual a quantidade ideal de caixas. Segundo especialistas, o correto é sempre ter uma caixa para cada bichano e mais uma extra. Dessa forma, se você possui dois gatinhos, deve disponibilizar três caixas de areia, se for três gatos, quatro caixas de areia. E, assim por diante.

2 – Local ideal para a caixa de areia para gatos

Portal Melhores Amigos

Antes de saber como limpar a caixa de areia do gato, você precisa saber qual o melhor local para colocá-la. Em suma, os gatos preferem fazer o cocô e o xixi em locais mais calmos e sem barulho. Portanto, escolha um local da casa onde ninguém irá incomodar o bichano.

Outro fator importante, é que a caixa de areia deve ser colocada perto da parede. De preferência no canto, entre duas paredes. Pois, os gatos não gostam de se sentirem desprotegidos. Por isso, na hora de fazer suas necessidades, ele gosta de poder olhar tudo o que acontece ao seu redor. Dessa forma, ao colocar a caixa no canto, ele terá as costas protegidas e, ele se sentirá mais seguro. Além disso, coloque as caixas de areia em locais diferentes. Assim, ele poderá escolher o local que se sente mais confortável.

3 – Frequência ideal de limpeza

Freepik

Há duas maneiras de como limpar a caixa de areia do gato, a limpeza superficial e a limpeza completa. Em suma, a limpeza superficial é a retirada do cocô e xixi da caixa de areia. Essa limpeza deve ser feita diariamente, de preferência duas vezes ao dia. Já a limpeza completa, consiste na troca de toda areia e lavagem da caixa. O que deve ser feito semanalmente.

No entanto, você deve observar se uma das caixas está sendo mais usada do que a outra. Nesse caso, a limpeza completa deve ser feita de duas a três vezes por semana.

Enfim, a percepção de sujeira da caixa de areia varia de gato para gato. Alguns são mais tolerantes, já outros são mais sensíveis. Portanto, é importante conhecer bem seu animal de estimação. E, dessa forma, adequar a frequência de limpeza conforme necessidade dele. Além disso, seja qual for o tipo de limpeza, faça sempre usando máscara e luvas de proteção.

4- Como limpar a caixa de areia do gato superficialmente?

Amor de Gato

Uma das opções de como limpar a caixa de areia do gato é a limpeza superficial. Em suma, para realizar a limpeza é necessário o uso de uma pazinha própria. Que permite a remoção da sujeira, ou seja, do cocô e xixi, mantendo a areia não usada.

Primeiramente, retire as fezes e os torrões de areia (formados pelo xixi) com a ajuda da pá. Depois, jogue o que foi retirado no lixo e reponha areia na caixa sanitária. Como dito anteriormente, faça isso duas vezes ao dia. Afinal, o bichano é um animal limpinho e, caso não seja feita a limpeza adequada, ele vai fazer as necessidades em outro lugar.

5 – Como limpar a caixa de areia do gato de forma completa?

Zoom

A limpeza completa da caixa sanitária deve ser feita no mínimo uma vez por semana e, deve ser feito da seguinte forma:

  • Pegue a caixa de areia do gato e jogue toda a areia no lixo, tomando cuidado para não deixar cair no chão.
  • Lave bem a caixa com água morna e detergente neutro. Contudo, evite usar produtos com cheiro forte. Pois o bichano pode não gostar.
  • Enxaguar bem para evitar que fique resíduos na caixa.
  • Secar bem antes de colocar a areia nova.
  • Coloque a areia nova e volte a caixa sanitária de volta ao local onde estava.
  • Uma dica interessante é colocar, antes da areia, uma pequena camada de bicarbonato de sódio no fundo da caixa. Isso ajudará na absorção do forte odor da urina do bichano.

Enfim, o ideal é ter várias caixas para alternar o uso. Dessa forma, enquanto você limpa uma, a outra já fica pronta para ser usada.

6- Como escolher a areia adequada?

Freepik

Além de saber como limpar a caixa de areia do gato adequadamente, é preciso saber escolher o melhor preenchimento para a caixa. Atualmente, é possível encontrar produtos mais duráveis do que os granulados mais simples. Por exemplo, a areia para gato sílica, que é composta por um gel que tem alto poder de absorção.

Dessa forma, ela segura a umidade e o odor por mais de duas semanas, sem precisar ser substituída. Além disso, a areia de sílica sinaliza o momento que deve ser substituída. Pois, a sua coloração muda, ficando mais amarelada. Enfim, é uma boa opção para aqueles que passam muito tempo fora de casa e precisam de mais praticidade. Entretanto, é importante realizar a limpeza superficial diariamente.

Outra opção para a caixa de areia é o granulado de madeira, que é biodegradável, sustentável e não é tóxico. Por exemplo, os grãos de madeira Pinus, quando entram em contato com a urina, viram um pó. Que devem ser peneirados diariamente para evitar o mau cheiro.

Por fim, tem a opção de areia granulada, que tem ótimo custo-benefício. Pois, possui ótimo controle de odores para o xixi do gato. Além de alto poder de absorção e não grudar nas patinhas do gatinho. Portanto, não oferece nenhum risco à saúde do seu pet. Todavia, de preferência as areias compostas por grãos minerais e naturais. Pois, são mais sustentáveis.

Amor de Gato

Então, se você gostou dessa matéria, também pode se interessar por esta: Caixa de areia para gatos – Como escolher para seu bichano.

Fontes: Matsu da Pet; Patas da Casa; Canal do Pet; Casa Prática Qualita

Imagens: Zoom; Centro de Saúde Animal Jardins; Portal Melhores Amigos; Freepik; Amor de Gato

Próxima página »

Escolhidas para você