O que acontece com uma pessoa atingida por um raio

Não é algo que acontece todos os dias, mas existe casos de pessoas atingidas por raio. Aliás, esse é um evento raríssimo: estudos apontam a probabilidade de uma pessoa atingida por um raio é de 1 em 300 mil.

E, embora esse seja um evento com poder letal, a maior parte das pessoas sobrevive, não ilesas, claro. Na pele uma pessoa atingida por um raio, aliás, ficam o que os especialistas chamam de figura de Lichtenberg.

Cicatrizes da pele

Para quem não tem ideia do que se trata essa nomenclatura, separamos vários exemplos de pessoas que sobreviveram ao evento e que ficaram marcadas para a vida inteira. Abaixo, você confere essas imagens (nada leves, inclusive).

Basicamente, o que acontece é que a descarga do raio é tão forte – pode ser 5 vezes maior que a temperatura do sol, aproximadamente 27.760ºC e medir 1 bilhão de volts – que ele causa uma espécie de curto-circuito com pequenos sinais elétricos no coração, nos pulmões e no sistema nervoso de forma geral.

As tais figuras de Lichtenberg aparecem exatamente por causa disso, como uma espécie de cicatriz na pele da pessoa atingida por um raio.

Elas surgem porque os glóbulos vermelhos acaba sendo empurrados em direção à epiderme, como numa contusão, deixando uma espécie de rastro vermelho ao redor da área atingida, que pode se estender por todo corpo.

O que acontece no corpo quando um raio cai?

Mas, claro, essa não é a única consequência que uma pessoa atingida por um raio sofre. Para começar, caso você tenha a (má) sorte de atrair a descarga elétrica, a probabilidade de você ficar nu é enorme, já que as roupas podem tanto ser arrancadas pela força da corrente, quanto entrar em combustão.

Isso, sem contar que acessórios de metal pode superaquecer e causar queimaduras de terceiro grau em contato com a pele.

No organismo, o impacto obviamente também causa inúmeros prejuízos. A queda do raio pode causar parada cardíaca, convulsões, lesões cerebrais, danos na medula espinhal, amnésia e cegueira. No caso dos homens, o incidente pode ainda causar impotência e redução na libido.

É isso o que acontece com uma pessoa atingida por um raio:

Raio no solo

E não é só no corpo das pessoas que as marcas da queda de um raio permanecem, Veja o que acontece com o solo, quando um raio cai.

E então, você já tinha visto as marcas que a queda raio na pele de alguém? Sabia que era possível sobreviver a um evento desse porte? Não deixe de comentar!

Agora, para que você entenda o que pode acontecer quando um acidente dessa natureza acontece, confira essa outra matéria: Homem tenta filmar tempestade de raios e registra o momento mais assustador de sua vida.

Fontes: Fatos Desconhecidos, Bored Panda