O que acontece com uma pessoa em coma?

Apesar do coma ser definido como um estado de completa inconsciência do corpo, em que a pessoa não pode ou não consegue ser acordada de uma espécie de sono profundo, sempre houve quem contestasse o estado de “quase morte” do cérebro de uma pessoa em coma.

Embora seja possível entrar em coma por várias motivos, como traumas e indução; e, embora existam várias níveis desse estado, uma caso recente, de uma menina que entrou em coma por duas semanas, está intrigando a internet.

Isso porque, a americana de 18 anos, Claire Wineland, depois de despertar de seu coma induzido por duas semanas, relatou diálogos e devaneios que ouviu e sentiu durante seu descanso profundo. A jovem, que sofre de uma doença rara, chamada fibrose cística, uma enfermidade faz com que os pulmões e o sistema digestivo “se colem” devido à liberação de um líquido.

2 1

Dessa forma, para salvar a vida de Claire e evitar que possíveis inflamações chegassem a seu cérebro, os médicos da garota tomaram a drástica decisão de deixá-la em coma durante o tratamento necessário. É a partir dai, aliás, que coisas surpreendentes começaram a acontecer.

Conforme contou ao jornal britânico Daily Mail, Claire sabia de tudo que estava acontecendo ao seu redor. Um bom exemplo disso eram as conversas que ela escutava de seus familiares, inclusive sobre ela mesma. Ela disse que os imaginava sentado em bancos, em um jardim em plena primavera, falando mal de alguém. Depois os parentes da menina que estava em coma disseram que estavam falando sobre uma enfermeira, que havia feito algo errado.

10

E as revelações sobre o tempo que Claire passou em coma não param por aí. Segundo ela, teve alucinações longas e constantes de que visitava o Alasca, conseguindo até descrever a paisagem depois. Como relatou, podia sentir o frio, ver o gelo, sentir o vento, as árvores e assim por diante.

11 9

 

“Eu nunca estive lá e não tinha a menor vontade de conhecer o lugar, mas eu continuava indo para lá todas as vezes no meu sono profundo. Eu via as montanhas, as árvores, era uma vista maravilhosa!”. O mais interessante de tudo, conforme os médicos, é que gelo foi usado várias vezes para controlar a temperatura do corpo de Claire, devido às febres altas causadas pela infecção.

4

E você, sabia que ficar em coma tinha algo a ver com isso? Ainda sobre as reações do corpo humano, confira também: 9 coisas que seu corpo faz enquanto você dorme.