Quando o notebook, e qualquer outro computador, está trabalhando há muito tempo e sob alta demanda, o aumento de temperatura do dispositivo é inevitável. A forma mais conhecida para dissipar este calor extra é usando um cooler, mas, segundo a internet, algumas pilhas de moedas de cobre podem resolver seu problema de uma forma muito mais barata.
Quem divulgou essa nova possibilidade de controlar e combater o aumento de temperatura do notebook com moedas de cobre foi o japonês Akinori Suzuki, um usuário de MacBook Pro. Há alguns dias ele publicou no Twitter a experiência que realizou usando moedas de 10 yen, que possuem grande quantidade de cobre na composição; e a internet foi à loucura com essa possibilidade.
Segundo Suzuki, as pilhas de moedas de cobre distribuídas sobre a parte do notebook que mais esquenta permitiu que o calor se dissipasse e a máquina funcionasse melhor. Interessante, não?
昨秋に行ったMacBookProの排熱実験のTweetが今ごろになって日本国外で盛り上がり始めたのですが、熱を下げるのに一番効果的だったのはこんなのではなくディスプレイのヒンジを最大に開く事だったと誰か各言語で伝えてください笑 pic.twitter.com/mRmbPUDJ9g
— 鈴木秋則 (@akinori_suzuki) 9 de junho de 2016
Moedas de cobre e a ciência
E, embora tudo isso pareça uma grande simpatia, a reação provocadas pelas moedas tem explicação científica. Conforme especialistas, isso acontece porque o cobre é um ótimo condutor termoelétrico, o que garante a absorção de calor da superfície em que estiver em contato, pelo menos enquanto estiver mais frio que o objeto que precisa ser resfriado.
Quando as moedas estão empilhadas e se aquecem, elas proporcionam um aumento da área de contato com o ar, permitindo que haja uma troca de calor mais intensa com a atmosfera, dissipando a temperatura excessiva. Aliás, para quem não sabe, esse é o mesmo princípio dos dissipadores que usamos na placa-mãe.
Funciona mesmo?
Se você quiser testar a gambiarra aqui no Brasil, a dica é para que você faça pilhas com moedas de 1 centavo e de 5 centavos, que são mais avermelhadas. Mas, a má notícia é que essa solução baratinha para o problema do superaquecimento não funciona em todos os tipos de notebooks.
As moedas só cumprem a função de dissipar o calor se estiverem em contato com superfícies revestidas de metal. Logo, computadores de plástico não podem se beneficiar desse método. Chato, né?
Em contraponto, a boa notícia é que alguns usuários já relataram na internet que as moedas de cobre funcionam também com desktops. Mas, como você pode conferir na imagem, o método improvisado de dissipar calor não é nada prático no caso dos computadores de mesa.
Você, já testou colocar as pilhas de moeda sobre o note? Se sim, nos conte o resultado nos comentários!
Agora, se você quiser descobrir outra coisa surpreendente sobre computadores, não deixe de ler também: Para que serve aquele cilindro no cabo do laptop?
Fontes: TechTudo, Olhar Digital, Science Alert