O que acontece se você ferver Coca-cola?

Não dá para dizer, exatamente, quando essa moda começou, mas a verdade é que as pessoas adoram fazer experiências polêmicas usando Coca-Cola. Bons exemplos são as matéria do japonês em uma banheira cheia do refrigerante e Mentos, e desse outro doido que mergulhou o smartphone na bebida. Hoje, dando continuidade a essas esquisitices, a gente vai descobrir o que acontece se ferver Coca-Cola.

Aliás, você tem algum palpite sobre o que acontece se colocar essa bebida açucarada no fogo? Se sim, nossos parabéns, porque ferver Coca-Cola não é uma coisa que se imagina todos os dias, não é mesmo?

Mas, chega de papo e vamos direto ao experimento maluco. Como você vai ver no vídeo, no final do texto, o gênio que pretende ferver Coca-Cola coloca 600 ml da bebida em uma panela de alumínio comum.

1

Naturalmente, o líquido começa a levantar fervura, como era de se esperar. Nos primeiros 15 minutos, aliás, parece mesmo que não existem grandes problemas em ferver Coca-Cola. A única diferença é que, com o calor, a consistência do produto fica mais espessa.

3

Depois disso, no entanto, é possível perceber que a bebida vai ficando ainda mais grossa na panela. O ápice do vídeo, porém, chega aos 25 minutos de fervura. Aí sim dá para ver que ferver Coca-Cola pode revelar algo, no mínimo, estranho.

4

Isso porque, depois que a água da bebida se evapora, o xarope escuro da Coca-Cola e o açúcar continuar ali, encorpando à medida que permanece no fogo. E, como um produto açucarado, o refrigerante fica caramelizado, até formar uma massa viscosa, bem parecida com petróleo ou piche.

Veja o que acontece depois de ferver Coca-Cola por mais de 25 minutos:

Resposta da marca sobre ferver Coca-Cola

5

Depois que vídeos sobre o que acontece se ferver Coca-Cola começaram a se multiplicar na internet, a marca Coca-Cola se sentiu incomodada e publicou uma nota. De acordo com a empresa, todos os ingredientes usados na composição da bebida são seguros para a saúdo e aprovados por órgãos responsáveis pela qualidade dos alimentos que chegam até os consumidores.

Sobre o caso específico do resultado de ferver Coca-Cola, a marca respondeu que essa massa viscosa não tem nada a ver com a forma como a bebida é consumida ou processada pelo organismo humano, então, não há nada com o que as pessoas se preocuparem.

A empresa se defendeu ainda dizendo que qualquer outro produto alimentício açucarado teria uma resultado similar ao apresentado depois da fervura, mesmo se fosse um suco, iogurte ou mesmo frutas in natura. Isso porque, no final das contas, o açúcar queimado formaria a mesma goma pegajosa. A única diferença, no caso de ferver Coca-Cola, é a cor do melado, uma vez que a própria bebida é escura.

E você, o que achou desse negócio de ferver Coca-Cola?

Fonte: Mega Curioso