O que acontece se você ligar no número da caixa de cigarro?

Fumar é um hábito que já foi descolado, mas que hoje em dia a gente sabe que pode levar à morte. Mas, se você já teve uma caixa de cigarro nas mãos, provavelmente, já percebeu que tem um número nela, o 136, que fica logo abaixo daqueles imagens chocantes que eles estampam no lado oposto da marca. Já viu?

Para sermos mais exatos, o número vem acompanho de uma advertência: “O Ministério da Saúde adverte: O uso desse produto causa morte por doenças do coração. Pare de fumar. Dique saúde 136.

Se você é um curioso de carteirinha, provavelmente já tentou ligar nesse número (e até merecia ser contratado pelo Segredos do Mundo, hein!). No entanto, se você nunca tentou telefonar para o número da caixa de cigarro essa é a hora de descobrir o que acontece quando a chamada é atendida.

Abaixo, listamos um resumo das dicas que o Ministério da Saúde oferece àqueles que querem parar de fumar ou que querem ajudar alguém a abandonar o hábito.

Saiba o que dizem se você ligar no número da caixa de cigarro:

Opção 1: Como parar de fumar

Quem escolhe essa opção recebe dicas para parar de fumar. A primeira delas, aliás, é para que você avise as pessoas que convivem com você de sua decisão.

Daí, você pode escolher entre a parada imediata ou a parada gradual. Essa última consiste em ir reduzindo aos poucos o número de cigarros fumados ao longo do dia até conseguir zerar essa quantidade.

Se você já está em processo de parar de fumar, outro conselho dessa opção é para que você não guarde nada que lembra cigarro e para que procure algo que você goste de fazer para ocupar a cabeça e não ficar pensando no vício ou na vontade de fumar. Balas e chicletes que ajudam a acabar com a fissura também é recomendado.

Opção 2: Como ajudar alguém parar de fumar

Além de alertar à pessoa sobre as doenças que o tabagismo pode trazer (o que ela, provavelmente já deve ter consciência, aliás), você pode sugerir a ela para marcar uma data para parar de fumar e dar aquele aviso da decisão às pessoas, como já mencionamos ser necessário.

Quando o fumante reclamar da abstinência, você pode tentar fazer com ele alguma coisa que o deixe à vontade e que ele goste muito de fazer para ajudar a distraí-lo. Isso porque o apoio das pessoas amadas nesse tipo de decisão é extremamente importante.

Opção 3: Benefícios de parar com o tabaco

O Ministério da Saúde afirma que os benefícios de parar de fumar começam logo depois da sua decisão de largar o tabagismo. Claro que o caminho para abandonar de vez o hábito não é fácil, mas esses são alguns dos benefícios que você pode ouvir ao ligar para o número da caixa de cigarro:

. Logo depois de 20 minutos sem fumar, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;

. Duas horas sem fumar já é o suficiente para eliminar toda a nicotina da corrente sanguínea;

. Depois de 8 horas sem o cigarro, o nível de oxigênio no organismo normaliza;

. Dois dias sem cigarro o olfato e o paladar melhoram consideravelmente;

. Depois de 5 a 10 anos longe do cigarro o risco de sofrer um infarto é igual ao de qualquer outra pessoa que nunca tenha fumado antes.

Opção 4: Os sintomas depois da decisão de parar de fumar

Uma das coisas que as informações do número da caixa de cigarros deixa bem clara é fumar é um vício e, como qualquer outro vício, abrir mão dele pode trazer alguns consequências ruins devido à abstinência. E, embora sejam passageiros, eles costumam infernizar a vida de quem decide abrir mão do tabagismo.

Durante as primeiras semanas, por exemplo, é comum que a pessoa sinta tontura, dores de cabeça e até tosse, que nesse caso não é algo preocupante, mas um sinal de que as vias respiratórias estão expulsando as substâncias negativas do cigarro. O importante nessa fase é não desistir e ter consciência de que os sintomas vão passar em alguns dias.

E então, você tinha ideia de que tipo de informação poderia ter esse número da caixa de cigarro? Já tinha experimentado ligar no 136 antes? Não deixe de nos contar nos comentários!

Agora, se essa matéria inspirou você a abrir mão do vício, esse post pode ser ainda mais incentivador: Homem para de fumar e guarda dinheiro do cigarro para viajar, reformar a casa e mais.

Fonte: Fatos Desconhecidos, Ministério da Saúde