Saúde

O que aumenta o grau do óculos e quando ir ao oftalmologista?

Usar o mesmo óculos por um longo tempo crendo que ele ainda é funcional para a visão é um equívoco comum. Saiba quando você deve trocá-lo!

Comprar novos óculos pode ser uma despesa desnecessária, especialmente se você sentir que seus óculos atuais não precisam ser substituídos. Afinal, se você ainda consegue ver através deles, provavelmente ainda estão em boas condições, certo? Mas, como descobrir se você precisa de novos óculos e o que aumenta o grau do óculos?

Em suma, os oftalmologistas recomendam a atualização para novos óculos a cada dois a três anos, conforme necessário. No entanto, pode haver vários fatores sugerindo que é hora de trocar a receita antiga por uma nova.

Efeitos colaterais de receitas antigas

Fonte: Pinterest

O uso de óculos que não são mais sua prescrição correta pode ter um impacto negativo em sua visão. Quer seja uma ligeira diferença em sua acuidade visual ou você está tendo visão dupla, pode significar que é hora de comprar novos óculos.

Você deve considerar a possibilidade de precisar de novos óculos quando não tiver a mesma clareza visual de antes. Talvez as coisas pareçam um pouco embaçadas ou você esteja descobrindo que precisa apertar os olhos para ver o que está à sua frente – isso não deveria acontecer se você tiver a prescrição correta.

Um sinal revelador de que é hora de comprar novos óculos é quando você se sente mais relaxado ou aliviado depois de tirá-los. É quando você realmente sabe que precisa de novos óculos. Além disso, você deve mudar para novos óculos para evitar cansaço visual, desconforto e até dores de cabeça.

Portanto, se você estiver sentindo algum desses efeitos, é hora de trocar sua receita antiga por uma nova, especialmente se já se passou mais de um ano desde a última vez que você visitou seu oftalmologista.

O que aumenta o grau do óculos?

O que aumenta o grau do óculos e quando ir ao oftalmologista?
Fonte: Pinterest

Muitas pessoas se perguntam sobre as mudanças em sua visão. Desse modo, existem muitas razões pelas quais a prescrição de uma visão pode mudar. Uma vez que nossos olhos crescem e mudam junto com nossos corpos, as mudanças na visão podem ocorrer naturalmente. No entanto, às vezes são um sinal de que algo está errado.

Além da miopia e da hipermetropia, existem várias doenças oculares que podem diminuir a visão e consequentemente aumentar o grau do óculos. Felizmente, todas elas são tratáveis.

Astigmatismo ocorre quando o olho se curva de maneira diferente em uma direção. Isso pode causar visão embaçada, mas pode ser corrigido com óculos e lentes de contato.

A ambliopia (olho preguiçoso) envolve vias nervosas com mau funcionamento entre o cérebro e um dos olhos. Da mesma forma, estrabismo ocorre quando os olhos estão desalinhados. Com efeito, o oftalmologista pode recomendar o uso de um tapa-olho para melhorar a visão no olho desalinhado ou com mau funcionamento. Em alguns casos, ele ou ela pode recomendar a cirurgia.

Mudanças temporárias da visão

O que aumenta o grau do óculos e quando ir ao oftalmologista?
Fonte: Pinterest

Certas condições podem fazer com que sua visão piore temporariamente. Uma dessas condições é a flutuação dos níveis de açúcar no sangue associados ao diabetes. Sua visão pode parecer embaçada até que os níveis de açúcar no sangue se normalizem. Então, se sua prescrição piorar repentinamente e você tiver diabetes, consulte seu oftalmologista.

Outra condição que pode causar temporariamente uma piora da visão são os olhos secos. Se você tem olhos secos, peça ao seu oftalmologista uma recomendação de colírios.

As alterações hormonais durante a gravidez também podem causar alterações de curto prazo em sua visão. Você pode precisar de uma receita diferente durante a gravidez, mas sua receita normal deve retornar após o parto ou após você parar de amamentar.

Alterações da visão relacionadas a doenças

Fonte: Pinterest

Se a sua visão piorar repentinamente, pode ser um sinal de uma doença ocular grave como por exemplo:

Glaucoma

O glaucoma é uma doença em que o fluido se acumula no olho, danificando o nervo óptico. Se você tiver perda repentina de visão ou visão embaçada, talvez acompanhada de náuseas e dores de cabeça, consulte um oftalmologista imediatamente. Aliás, o glaucoma pode causar cegueira se não for tratado.

Catarata

Outra doença perigosa relacionada à visão é a formação de catarata. Uma catarata ocorre quando o cristalino do seu olho fica turvo, afetando negativamente a sua visão.

Em suma, a catarata pode se desenvolver lentamente ao longo de um período de tempo, então você pode não perceber imediatamente. Então, se você suspeitar de catarata, pode precisar de uma cirurgia de catarata para restaurar sua visão.

Degeneração macular

Finalmente, a degeneração da retina é quando sua retina começa a quebrar. Isso pode causar perda de visão, bem como cegueira noturna e visão em túnel. Não há cura, mas pode ser tratada com medicamentos e tratamento a laser.

Genética, raça e tabagismo podem influenciar a ocorrência de degeneração macular. Embora você não possa controlar os dois primeiros, você sempre pode decidir evitar ou parar de fumar.

Com que frequência ir ao oftalmologista?

O que aumenta o grau do óculos e quando ir ao oftalmologista?
Fonte: Pinterest

Se sua visão mudar e você não conseguir ver claramente, você deve visitar um oftalmologista e comprar óculos novos com grau diferente, se recomendado. Entretanto, existem orientações específicas sobre a frequência com que você deve fazer um exame oftalmológico, mesmo que nada tenha mudado, e são baseadas na idade. Confira:

  • O primeiro exame oftalmológico de um bebê deve ser aos 6 meses de idade, e esses exames devem ocorrer a cada 6 meses até os 2 anos de idade;
  • Entre 3 e 5 anos, a criança deve fazer um exame oftalmológico pelo menos uma vez;
  • Entre 6 e 18 anos, a criança deve fazer um exame oftalmológico anualmente;
  • Jovens adultos de 18 a 39 anos devem fazer um exame oftalmológico pelo menos a cada dois anos, embora possa ser importante se submeter a um exame oftalmológico anual para avaliar a visão;
  • Adultos de meia-idade, de 40 a 64 anos, devem fazer um exame de vista pelo menos a cada dois anos;
  • Por fim, os idosos, a partir dos 65 anos, devem fazer um exame de vista todos os anos.

Agora que você sabe o que aumenta o grau do óculos, confira também: Olhos vermelhos – 10 causas mais comuns do problema

Fontes: Ótica Isabela Dias, Okulos, Preti Eye

Fotos: Pinterest

Próxima página »

Escolhidas para você