Curiosidades

Mancha vermelha nos olhos, o que é? Causas e como tratar

Mancha vermelha nos olhos ou sangue no olho, não é um caso preocupante. É causada pelo rompimento dos vasos sanguíneos no olho e some em poucos dias.

Inicialmente pode parecer preocupante, porém, quando uma mancha vermelha nos olhos aparece, nem sempre significa que seja algo grave. Geralmente, acontece quando o sangue se acumula sob a conjuntiva do olho, causada por uma hemorragia subconjuntival ou derrame ocular.

Esse tipo de hemorragia atinge apenas uma pequena parte do olho. No entanto, caso todo o olho fique vermelho, é necessário procurar por orientação médica.

A mancha vermelha nos olhos pode ser causada por vários fatores simples, por exemplo, reações alérgicas, pancadas ou esfregar com força os olhos.

Inclusive, em alguns casos, espirros ou tosses prolongadas, também podem causar um derrame ocular. Pois ao tossir ou espirrar, a pressão sanguínea na cabeça sobe drasticamente, no entanto, é apenas temporário. Isso acontece porque, quando a pressão sobe, faz com que os minúsculos vasos sanguíneos nos olhos cresçam o que faz com que o sangue vaze um pouco.

Continua após a publicidade

O que é a mancha vermelha nos olhos

Imagem: Hospital de olhos

A hemorragia subconjuntival ou derrame ocular ocorre na conjuntiva do globo ocular. Sendo que conjuntiva é a membrana transparente que cobre toda superfície do olho, nela há inúmeros vasos sanguíneos minúsculos, que podem se romper com aumento de pressão.

Portanto, hemorragia subconjuntival é um tipo de sangramento ocular que acontece quando os vasos sanguíneos presentes nos olhos se rompem. Causando o derramamento de sangue no globo ocular.

Continua após a publicidade

No entanto, a mancha vermelha nos olhos pode ser causada por uma irritação de produto, um corpo estranho, um arranhão ou uma reação alérgica. E em alguns casos mais graves, pode ser causada por uma doença ocular, como a Episclerite ou o Pterígio, por exemplo.

De acordo com os médicos, não se trata de algo grave, então, não há a necessário de se preocupar, pois a hemorragia costuma melhorar sozinha entre 7 e 21 dias.  Porém, caso não melhore, procure um oftalmologista.

Continua após a publicidade

Principais causas de mancha vermelha nos olhos

1- Arranhão no olho

Imagem: Viva oftalmologia

O olho pode sofrer algum tipo de arranhão, geralmente ao coçar com força quando um corpo estranho cai dentro do olho. Contudo, por ser muito frágil, os vasos sanguíneos da conjuntiva se rompem, causando a mancha vermelha nos olhos.

Quando isso acontecer, compressas de água fria e colírios lubrificantes ajudam aliviar a irritação. Porém, se a manha vermelha crescer, e sentir dor intensa no olho, o oftalmologista deve ser procurado, assim, ele poderá avaliar a gravidade da lesão.

2- Reação alérgica

Imagem: Deposit photos

Dependendo do grau da reação alérgica, ela pode causar mancha vermelha nos olhos, por exemplo, reações a shampoo, ácaros, mofo, poeira, maquiagens ou produtos químicos. Inclusive, em alguns casos pode causar uma conjuntivite alérgica.

Nesses casso, além da mancha vermelha, também surge coceira, ardor, lacrimejamento, inchaço ou outros sintomas característicos de uma alergia.

Continua após a publicidade

Para aliviar os sintomas, se afastar do que causa a alergia é essencial, além de lavar os olhos com soro fisiológico e um colírio lubrificante ou antialérgico.

3- Hemorragia subconjuntival

imagem: Instituto de olhos Marques

A hemorragia subconjuntival também é conhecida por hiposfagma ou derrame ocular, acontece quando um vaso sanguíneo da conjuntiva do olho se rompe, causando a mancha de sangue.

Entre as causas mais comuns estão, coçar, esfregar o olho, tossir e espirrar, vomitar, infecção, pancada no local ou cirurgia na área dos olhos.

Para aliviar os sintomas, fazer compressas de água fria por duas vezes ao dia, além de fazer uso de lágrimas artificiais, que ajudam a acelerar o processo de cura. Geralmente, a mancha vermelha nos olhos desaparece em poucos dias.

Continua após a publicidade

4- Episclerite

Imagem: Mutton oftalmologista

A episclerite é uma doença que causa a inflamação da camada do olho que reveste a córnea, como resultado, aparece uma mancha vermelha no olho, causada pelo sangue no olho.

No entanto, há outros sintomas como, inchaço, surgimento do nódulo episcleral, que se movimenta pela camada da episclera.

Contudo, a episclerite é uma alteração benigna e autolimitada e dependendo do caso, pode surgir juntamente com doenças autoimunes, reumáticas ou infecciosas. Por exemplo, sífilis, brucelose ou herpes zoster.

A episclerite costuma desaparecer sozinha após 1 ou 2 semanas, e para aliviar os sintomas, fazer compressas de água fria e usar lágrimas artificiais. No entanto, só um oftalmologista pode indicar se há necessidade de anti-inflamatórios ou antibióticos.

Continua após a publicidade

5- Pterígio

Imagem: Advision

Pterígio é o nome dado ao crescimento de uma membrana sobre a córnea, essa membrana é avermelhada, fibrosa e contém vasos sanguíneos. O pterígio cresce de forma lenta e provoca desconforto nos olhos, vermelhidão e coceira.

Sua causa está relacionada ao excesso de exposição ao sol sem proteção, e em alguns casos, por fatores genéticos.

Nesse caso, o uso de colírios com lágrima artificial pode aliviar os sintomas, além de proteger os olhos do sol, com óculos e chapéus. No entanto, caso a mancha vermelha nos olhos comece a crescer demais e atrapalhe a visão, procure um oftalmologista. Pois em alguns casos, é necessário cirurgia para remover a membrana.

6- Retinopatia diabética

Imagem: Portal da visão

Nesse caso, os vasos sanguíneos no olho se quebram devido ao alto nível de açúcar no sangue, causando a mancha vermelha no olho. Geralmente, pessoas com esse problema, só percebe quando a visão começa a ser afetada.

Continua após a publicidade

Entre os sintomas estão, inchaço, visão embaçada, visão noturna reduzida, enxerga as cores desbotadas e pontos flutuadores na visão.

Todavia, para evitar o desenvolvimento da retinopatia diabética, a pessoa com diabetes deve controlar o nível de açúcar no sangue e a pressão arterial.

O tratamento é feito com medicamentos injetáveis, cirurgia ocular a laser ou vitrectomia.

Mancha vermelha nos olhos de bebês

Imagem: Freepik

Assim como em adultos, em bebês também é comum o aparecimento de mancha vermelha nos olhos. No caso dos bebês, eles fazem muita força ao evacuar, tossir, espirrar, esfregam os olhos, por exemplo.

Continua após a publicidade

No entanto, geralmente desaparece entre 2 ou 3 semanas. Entretanto, após esse período, a mancha não desaparecendo, acompanhada de outros sintomas como, febre ou secreção, é importante procurar o pediatra. Pois pode se tratar de uma infecção, como conjuntivite.

Por fim, a mancha vermelha nos olhos também pode aparecer em pessoas com glaucoma, pois a pressão ocular pode lesionar os vasos sanguíneos.

Da mesma forma, pessoas com problemas circulatórios, diabetes ou pressão alta, por exemplo, também possuem grandes chances de que uma mancha vermelha nos olhos apareça.

Se você gostou dessa matéria, veja também: Sangue nas fezes- Causas, sintomas e tratamentos.

Continua após a publicidade

Fontes: Revista Encontro, Tua Saúde, Anad, Visão oftalmologia

Imagens: Blob Camargo Zambrin, Hospital de olhos, Deposit photos, Institutos de olhos Marques, Mutton Oftalmologia, Advision, Portal da visão, Freepik

Próxima página »

Escolhidas para você