Mundo Animal

O que é bacurau? A ave e o filme nacional do Kleber Mendonça

Em 2019, o nome Bacurau ganhou o mundo graças ao filme de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, mas bacurau é uma ave popular.

Por P.H Mota

Para muita gente, o nome bacurau só passou a ser ouvido e ter algum sentido após o lançamento do filme homônimo, em 2019. A produção de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles se tornou uma das produções de destaque do cinema nacional. Mas para muitos, o nome levantou uma questão: o que é bacurau?

O nome da cidade em que se passa o filme é também o nome de ave bastante conhecida em regiões do cerrado e do sertão nordestino. Assim como o cenário do filme, a ave luta pela sobrevivência no sertão, em meio a ameaças variadas.

Por conta do hábito noturno do pássaro, em algumas partes do nordeste do Brasil, o nome também é utilizado para fazer referência a linhas de ônibus que circulam à noite ou pessoas de hábito noturno.

O que é bacurau?

O que é bacurau - conheça a ave que inspira o nome do filme de sucesso
Portal dos Animais

A ave bacurau também é conhecida como curiango, ju0jau, amanhã-eu-vou, mede-léguas e acuranã. Além de comum em partes do Brasil, ela também é encontrada em áreas que vão do sul do México até o norte da Argentina.

Continua após a publicidade

Os bacuraus fazem parte da família Caprimulgidae, com hábitos noturnos, asas longas e penas curtas. Além disso, não ser muito conhecido está entre suas principais características, uma vez que só costuma sair de ninhos durante à noite.

Sobretudo, para se alimentar, gostam de voar baixo com a boca aberta, especialmente perto de rebanhos. Dessa maneira conseguem capturar os insetos concentrados na região sem muito desafios. Esse hábito, inclusive, lhe garante o apelido de engole-ventos em alguns lugares.

Enfim, o bacurau não possui hábitos de construir ninhos, enterrando os ovos sobre palhas e folhas. Também é dessa maneira que gostam de se esconder e se proteger de predadores.

O filme

O que é bacurau - conheça a ave que inspira o nome do filme de sucesso
Outras Palavras

A princípio, o título do filme pode parecer ter somente uma relação regional com o pássaro, mas a interpretação pode ir além. Além da localização geográfica e do fato ser pouco visto, o filme também explora um lado mais filosófico da relação da comunidade com o resto da sociedade.

Continua após a publicidade

Na história, os moradores de Bacurau perdem a referência de sua matriarca, a atriz Lia de Itamaracá no papel de Dona Carmelita. Logo após a morte da mulher, o povoado de Bacurau desaparece do mapa, somando mais uma preocupação para a região. A reflexão sobre esse desaparecimento, inclusive chegou a ser comentário de algumas conversa envolvendo o elenco do filme.

Enfim, a atriz Barbara Colen, que interpreta Tereza, relaciona o ataque à cidade com ataques que já aconteceram e ainda acontecem no país.

“Bacurau não é um ponto em que a gente pode chegar. Eu acho que é um ponto em que a gente já chegou, há muito tempo. Existem minorias sendo dizimadas em cidades e periferias. A gente vê o genocídio da população negra, genocídio da população indígena.”, comentou.

Fontes: Splash, Entretenimento UOL, Catalinas no Brasil

Continua após a publicidade

Imagens: Laguna, Outras Palavras, Portal dos Animais

Próxima página »

Escolhidas para você