Muita gente sabe que precisa aumentar ou reduzir o consumo de calorias em deitas para ganhar massa ou emagrecer, por exemplo. No entanto, nem sempre isso está ligado a realmente saber o que é caloria, uma unidade de medida de energia.
Apresentada por meio da abreviatura cal, a unidade define a quantidade de energia necessária para aumentar em 1ºC uma porção de 1 grama (equivalente a 1 mililitro) de água. Ou seja, para fazer 100 mililitros de água passaram de 24ºC para 25ºC, é preciso fornecer 100 calorias de energia.
No entanto, a unidade não está inclusa no Sistema Internacional de unidades (SI). De acordo com o padrão internacional, a unidade de medida para energia térmica é o Joule (J).
O que é caloria
De acordo com a definição, a unidade mede a quantidade de energia térmica envolvida num processo de troca de calor, liberando ou absorvendo.
Na maioria das trocas que observamos no dia-a-dia-, no entanto, essa quantidade é expressada por valores muito grandes. Sendo assim, é comum que a unidade de medida mais utilizada seja a de quilocaloria (kcal), que corresponde a 1000 cal.
Quando ligada a alimentos, o termo diz respeito à quantidade de energia que o corpo recebe após a digestão. Esses valores são determinados pela quantidade de energia presente na composição de cada nutriente envolvido.
Valores energéticos
Para definir valores energéticos de alimentos, é comum analisar sua composição e definir porcentagens de carboidratos, proteínas e gorduras. A partir dessa estimativa – ou análise precisa, em alguns casos – é possível definir a quantidade de calorias totais.
Carboidratos: em média, os carboidratos oferecem cerca de 4 kcal/g. Eles podem ser consumidos principalmente em massas, pães e alimentos ricos em amido (batata, arroz, milho) ou açúcar (frutas, em geral).
Proteínas: em comparação com os carboidratos, as proteínas fornecem mais calorias ao corpo (cerca de 5,2 kcal/g). No entanto, o metabolismo desses nutrientes gasta mais energia, fazendo com que o absorção final do corpo seja próxima a dos carboidratos. As proteínas podem ser encontradas em em carnes, ovos e derivados do leite, por exemplo.
Óleos e gorduras: cada grama de gordura possui cerca de 9 kcal. Pode ser encontrada em alimentos de origem vegetal ou animal, como azeites, manteigas, margarina, abacate, coco, chocolate e castanhas.
Caloria como unidade de medida
Alimentos: é comum encontrar contagens de calorias em embalagens e rótulos de alimentos. Nesses casos, porém, é normal que elas venham apresentadas como kcal. Apesar dos índices dos rótulos serem confundidos com o número total de calorias absorvidas após o consumo, elas devem ser multiplicadas por mil.
Física e química: no campo científico, a unidade está presente em estudos de termodinâmica e termoquímica. Dessa maneira, represente a quantidade calor liberado (processo exotérmico) ou absorvido (processo endotérmico) em reações químicas e processos de mudança de estados físicos.
Fontes: Brasil Escola, Nova Escola, Prepara Enem, Sophie Deram
Imagens: Nutri Fran, Varginha Digital, Tua Saúde, Trendy