Curiosidades

O que é cream cheese e qual a diferença para o requeijão

O cream cheese e o requeijão são produtos lácteos diferentes, mas às vezes parecem semelhantes fazendo muita gente confundir os dois.

Os lacticínios são usados ​​em todo o mundo, eles não incluem apenas o leite, mas existem vários outros produtos que podem de origem láctea, por exemplo, requeijão, manteiga e queijo, por exemplo. Alguns deles podem ser feito por meio de um processo fácil e em casa sem nenhum tipo de especialização, como o cream cheese ou creme de queijo. Mas, o que é exatamente o cream cheese?

Cream cheese é um queijo fresco macio, geralmente de sabor suave, feito de leite e creme. Desse modo, o cream cheese contém pelo menos 33% de gordura do leite com um teor de umidade de no máximo 55%.

Originário da França, o cream cheese é um queijo macio, para barrar e pasteurizado, feito principalmente de leite de vaca. Saiba mais sobre sua origem, a seguir.

Origem do cream cheese

Fonte: Pexels

O cream cheese foi feito pela primeira vez na Europa, no vilarejo Neufchatel-en-Bray da Normandia, França, quando orodutor de leite William A. Lawrence, de Chester – Nova Iorque, tentava reproduzir o queijo de origem francesa Neufchâtel.

Então, naturalmente, ganho nome de Neufchatel francês. Além disso, ele tinha uma textura diferente, ou seja, era mais semi-macia do que macia, e um tanto granulada.

Embora registrado pela primeira vez em 1543, ele data de 1035 e é considerado um dos queijos mais antigos da França. Comido fresco ou após oito a 10 semanas de maturação, o sabor é semelhante ao Camembert (outro queijo macio francês).

Continua após a publicidade

Em 1969, o produtor recebeu o status AOC (Appellation d’origine controlee), uma certificação francesa que atesta que o cream cheese foi de fato feito na região de Neufchatel da França.

Ele vem em várias formas e tamanhos: cilíndrico, quadrado, em forma de caixa e em outros formatos e pode ser feito comercialmente, em fazendas ou artesanais. A versão artesanal é geralmente envolta em uma casca branca.

Como fazer cream cheese e onde usá-lo?

O que é cream cheese e qual a diferença para o requeijão
Fonte: Pexels

Utiliza-se o cream cheese, geralmente, para fins de cobertura de bolo de veludo vermelho, cupcakes, para a preparação de cheesecake, biscoitos, etc. Também é possível usar o creme de queijo para engrossar várias fontes durante o processo de cozimento, por exemplo, em macarrão com molho branco.

Outro uso do produto é no lugar da manteiga ou do azeite de oliva para fazer purê de batata e também como molho para batatas fritas. Às vezes, o creme de queijo é usado em biscoitos, lanches e outros.

O processo de fazer cream cheese é extremamente fácil e pode ser feito em casa a qualquer hora com ingredientes simples, os ingredientes incluem leite, creme e vinagre ou limão.

Para fazer o creme de queijo, o leite e as natas devem ser na proporção de 1: 2, que depois é aquecido em uma panela, e quando ferve, a substância ácida que é o limão ou o vinagre é descartada.

Continua após a publicidade

É preciso mexer a mistura constantemente até coalhar. Depois disso, é necessário separar a coalhada e o soro. Por fim, a coalhada de queijo é coada e batida no processador.

O cream cheese disponível no mercado é feito junto com alguns estabilizadores e conservantes, mas o melhor é usar o creme de queijo caseiro.

Diferenças entre creme de queijo e requeijão

O que é cream cheese e qual a diferença para o requeijão
Fonte: Pexels

As principais diferenças entre o creme de queijo e o requeijão (queijo cremoso), incluem:

  • O creme de queijo é um creme fresco extraído diretamente do leite e creme, por outro lado o requeijão é uma versão improvisada de cream cheese fácil de espalhar.
  • O cream cheese contém mais gordura, por outro lado, o requeijão contém menos gordura.
  • O creme de queijo é usado na cobertura, por outro lado o queijo cremoso é usado em como manteiga para pão, biscoitos, etc.
  • O cream cheese tem um sabor ligeiramente doce, mas o requeijão é salgado.
  • O creme de queijo tem uma vida útil curta, ao contrário do queijo cremoso que tem uma vida útil longa.
  • O cream cheese pode ser extraído em casa, todavia, o requeijão não pode ser extraído facilmente em casa.

Então, curtiu saber mais sobre este assunto? Pois, confira a seguir:

Fontes: Pizza Prime, Receitas Nestle, Significados

Fotos: Pexels

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você