Curiosidades

O que é fanfic: entenda o que é e como escrever e publicar uma

Para quem não sabe o que é fanfic, trata-se de histórias escritas por fãs, mas, com inspiração em obras oficiais de autores famosos.

Provavelmente você já terminou de ler algum livro, ou ver um filme, e ficou sentindo que a história podia continuar. Da mesma forma, já deve ter imaginado alguma história paralela daquela que leu, com outras referências de personagens. Com isso, decidiu reescrever a história acrescentando detalhes que passaram despercebidos no enredo original. Muitas vezes até mudou o contexto. Logo, você está criando uma fanfic. Ademais, as fanfics são bastante famosas atualmente, mas ainda existem pessoas que não entendem o que é fanfic.

A princípio, graças à internet, houve um elevado avanço das fanfics no imaginário comum. Pois, o acesso a internet contribuiu para mais pessoas acessarem esses textos. Assim sendo, é cada vez mais comum encontrar fóruns e sites onde as pessoas tem a oportunidade de publicar e ler fanfics. Por exemplo, o Wattpad, Feedbooks e Fanfics Brasil.

Em suma, a fanfic é uma ficção desenvolvida por fãs de determinadas histórias ou celebridades. Que adaptam e desenvolvem histórias se inspirando na original. Logo, elas têm diversas categorias. Como de ação e universo alternativo, por exemplo.

Enfim, esses fãs não possuem a intenção de ferir os direitos autorais das obras, nem obter lucros. O objetivo é apenas se divertir dando continuidade com a história de seus personagens preferidos.

Continua após a publicidade

O que é fanfic?

O que é fanfic: entenda o que é e como escrever e publicar uma
Revista Jovem Geek

Atualmente muito se discute sobre fanfics. Mesmo assim, ainda existe certa dúvida sobre o que é fanfic. A princípio, a palavra Fanfic é uma abreviação da expressão inglesa “fanfiction”. Cuja tradução é ficção de fã.

Em síntese, as fanfics consistem em histórias ficcionais desenvolvidas por fãs. Normalmente, elas são baseadas em personagens e histórias de filmes, livros, séries, mangás, animes, videogames, HQ, grupos musicais, celebridades, e outros.

Continua após a publicidade

Logo, os fãs dessas histórias e personagens podem dar continuidade ao enredo ou aos seus personagens preferidos. No entanto, essas novas histórias apresentam interações, contextos e personagens diferentes. Ou seja, ela apenas se inspira na obra original.

Vale ressaltar que, os criadores dessas fanfics não possuem vontade de atingir os direitos autorais e ganhar lucro com suas produções. Apenas dar aquele final que tanto sonhavam para sua história e personagens preferidos.

Continua após a publicidade

O que é fanfic: Termos utilizados

Garotas Geeks

Após entender o que é fanfic, é preciso compreender alguns termos que existem nesse universo. Ademais, os criadores dessas novas histórias fazem o uso de termos específicos, tais como:

1- Cânon

Representa o material original no qual a história se baseia. Isto é, a história original em que o fã se apaixonou e decidiu criar uma nova versão.

2- Fanon

Por outro lado, Fanon representa informações extras que os criadores adicionaram para completar os cânons. Ademais, é comum que essas informações busquem responder as contradições ou lacunas no cânon. Assim sendo, dá respostas a perguntas em que a história original deixou em aberto.

3- Universo Alternativo

Esse consiste em uma história que ocorre em um universo distinto do cânon. Entretanto, grandes mudanças no enredo também podem ser consideradas como Universo Alternativo. Por exemplo, a morte de um personagem principal, ou a anulação de eventos importantes.

Continua após a publicidade

4- Fandom

O que é fanfic: entenda o que é e como escrever e publicar uma
Revista Jovem Geek

Esse termo representa os grupos de pessoas que gostam de determinadas histórias, jogos ou personagens. Em síntese, esses grupos interagem entre si na comunidade de fanfiction.

5- Shipping/shippar

O termo shippar se tornou bastante popular por toda a internet. Em suma, shippar representa o ato de torcer para que duas pessoas fiquem juntas. Desse modo, os casais shippados ganham um nome específico, que consiste na união do nome dos dois. Por exemplo, o fandom que shippa Justin Bieber e Selena Gomes, onde o shipping é denominado “Jelena”

6- Mary Sue

É utilizado para descrever um personagem original, que geralmente é idealizado demais e não tem falhas. Por exemplo, as personagens femininas, vistas como mulheres perfeitas, se chamam “Mary Sue”. Por outro lado, os personagens masculinos, bastante poderosos, se chamam de “Gary Stu” ou “Marty Stu”.

7- RPF

Esse termo é uma abreviação de “fanfiction de pessoa real”. Dessa forma, consiste em histórias escritas sobre pessoas reais. Por exemplo, celebridades, como atores ou cantores.

Continua após a publicidade

8- TW

É uma abreviação de “aviso de gatilho”, na tradução. Ademais, esses avisos contribuem para avisar as pessoas que o conteúdo pode desencadear alguma sensação para pessoas que sofreram com algum trauma. Por exemplo, assuntos sobre abuso de drogas, doenças mentais, violência e abuso sexual.

O que é fanfic: Os tipos

Garotas Geeks

Com base em o que é fanfic, é possível dividir ela em categorias variadas. Ademais, variam em tipo de história, tamanho de texto, tipo de inserção, e referências.

Em síntese, são histórias românticas, comédia, conotações sexuais, ação, etc. Por exemplo:

  • A / A (Ação / Aventura): histórias com lutas, aventuras, dinamismo e batalhas.
  • Angst: histórias que envolvem assuntos sérios, como depressão, ansiedade e tristeza.
  • UA (universo alternativo): histórias onde os personagens são colocados em mundos diferentes do seu universo normal.
  • Crossover (cruzamento): É a fanfic que mistura duas sagas diferentes. Ou seja, ela utiliza seus enredos e personagens em uma história completamente diferente. Por isso, elas acabam tendo uma maior popularidade, pois tem mais de um fandom que as acompanha.
  • Fluff: histórias mais curtas e doces. Normalmente, giram em torno de um romance ou é apenas uma história divertida e feliz.
  • M / F (masculino / feminino): histórias com romance entre homem e mulher.
  • Oneshot: É uma fanfic composta apenas de um capítulo. Assim sendo, são ideais para quem quer imergir em novas histórias sem ter que esperar por atualizações do autor.
  • OOC (fora do personagem): Consiste na fanfic em que o personagem conhecido se comporta de maneira diferente da história original.
  • OC ou PO (personagem original): A história apresenta um personagem criado pelo escritor fã.
  • Slash: É a história com a presença de um relacionamento homossexual.
  • R.A. (Realidade Alternativa): Consiste na fanfic em que a história tem o mesmo universo e personagens criados pelo autor. Entretanto, um dos fatos muda.
  • Slow Burn: histórias em que os personagens lentamente caem em um relacionamento romântico ou sexual.
  • Crackfic: Fanfic em que a história, normalmente, é absurda e de caráter humorista. Além disso, é atribuído ao uso de drogas, ou o autor possui a mente perturbada.

O que é fanfic: Como criar, ler e publicar uma?

O que é fanfic: entenda o que é e como escrever e publicar uma
Garotas Geeks

Para quem já sabe o que é fanfic e busca aprender como criá-las e publicá-las é simples. A princípio, nas fanfics o leitor pode assumir o papel de protagonista no desenvolvimento de um universo paralelo. Ademais, para ser um fã-escritor só é necessário utilizar a criatividade. E, as histórias podem ter sua inspiração em livros, filmes, séries, jogos, celebridades ou grupos musicais.

Continua após a publicidade

Em suma, o criador pode usufruir do ambiente já desenvolvido pelo autor da história original, e adicionar personagens ao enredo. Ou também, usar os seus personagens favoritos em um enredo completamente distinto.

No entanto, é necessário haver alguma ligação forte ao contexto original. Desse modo, os fãs que lerem já terão algum conhecimento prévio do enredo e dos personagens principais.

Destarte, para ler e publicar fanfics a melhor opção é recorrer a fóruns e sites específicos para elas. Assim sendo, os leitores que acessarem os conteúdos irão se engajar nelas. Logo, as plataformas mais conhecidas no Brasil são:

  • Wattpad
  • Fanfiction.net
  • Feedbooks
  • Spirit Fanfics e Histórias
  • Fanfics Brasil

O que é Fanfics: as mais famosas

Tecnoblog

Atualmente, é possível encontrar diversas fanfics que se tornaram famosas. Além disso, muitas até se tornaram histórias oficiais, ganhando espaço em livros profissionais, séries e filmes. A princípio, o objetivo de uma fanfic não é se tornar oficial.

Continua após a publicidade

No entanto, algumas acabam ganhando bastante atenção por fãs na internet, e se tornam algo maior do que são. Pois, atraem a atenção de empresas interessadas na comercialização da ideia. Entretanto, certas histórias são barradas por direitos autorias, visto que são baseadas em outras histórias.

Desse modo, essas fanfics são transformadas, se tornando originais, e com apenas leves inspirações. Enfim, algumas fanfics que evoluíram e se tornaram histórias originais foram:

  • Cinquenta Tons de Cinza (E.L. James): Essa obra, de cunho BDSM, foi desenvolvida como uma fanfic de Crepúsculo, a série de livros de vampiros que depois virou filme.
  • Orgulho e Preconceito e Zumbis (Seth Grahame-Smith): Essa fanfic foi desenvolvida como uma paródia de Orgulho e Preconceito, de Jane Austen. Logo, o livro ganhou fama e foi adaptado para o cinema.
  • After (Anna Todd): Essa fanfic consiste em uma obra de romance adolescente criada no Wattpad. Ademais, ela teve como inspiração a boy band One Direction. Devido ao seu grande sucesso, se tornou um livro oficial e depois uma franquia de filmes de sucesso.
  • Os Instrumentos Mortais (Cassandra Clare): Essa fanfic se tornou uma série de livros famosos que foi inspirado em Harry Potter – e que também virou filme! Além disso, ganhou uma série, exibida na Netflix.
Pinterest

O que é fanfic: E os direitos autorais?

O que é fanfic: entenda o que é e como escrever e publicar uma
Bibliomundi

Com base em o que é fanfic, muitas pessoas acabam debatendo sobre a ocorrência dos direitos autorais nessas histórias. Visto que, elas fazem o uso de personagens e universos ficcionais já existentes, a questão dos direitos autorais entra em cena.

A princípio, os criadores de fanfics não apresentam interesse de ferir os direitos autorais ou ganhar com suas publicações. Pois, apenas se preocupam em dar uma continuidade ou outro ponto de vista para a história original.

Continua após a publicidade

Ademais, com exceção de obras que estejam em domínio público, os autores originais podem proibir o uso de suas histórias em fanfics, caso estejam sob copyright. Entretanto, nem sempre os proprietários respondem com ações legais. Pois, existem diversos sites destinados a isso na internet, tendo uma grande produção de fanfics.

Por outro lado, alguns autores originais veem as fanfics como uma forma de popularizar ainda mais suas próprias histórias.

Então, se você gostou dessa matéria, também pode gostar dessa: O que é shippar: origem, significado e quando a expressão é usada.

Fontes: Significados; Clube de Autores; Tecnoblog; Canaltech; Dicionário Popular;

Continua após a publicidade

Imagens: Bibliomundi; Revista Jovem Geek; Garotas Geek; Pinterest;

Próxima página »

Escolhidas para você