Curiosidades

O que é shippar: origem, significado e quando a expressão é usada

Se você não sabe o que é shippar, não se preocupe. Pois, muitos não conhecem essa expressão. Que significa torcer pela formação de um casal.

Você sabe o que é shippar? Em suma, o termo shippar trata-se de um neologismo. Cujo significado representa o ato de torcer pelo relacionamento de alguém. Seja na ficção ou na vida real. Portanto, quando você manifesta o seu desejo de que duas pessoas ou personagens tenham um relacionamento amoroso. Quer dizer que você está shippando esse possível casal.

Ademais, há outros termos relacionados à expressão shippar. Por exemplo, o shipper é a pessoa que torce e admira determinados relacionamentos. Principalmente os de personagens de séries, livros, filmes, mangás, etc. Já o termo ship significa a formação do casal. No Brasil, o termo ficou mais conhecido na década de 2000. Devido aos lançamentos de várias séries de livros e filmes.

Além disso, graças aos leitores e criadores de fanfics (histórias criadas por fãs), a expressão se popularizou. Fazendo com que seu uso saísse da ficção e começasse a ser usado também na vida real. Atualmente, este neologismo tem a função de verbo entre os shippers. Dessa forma, é comum usar expressões como ‘eu shippo fulano com cicrano’ ou ‘qual casal você shippa?’.

Por fim, é muito comum os shippers shippar nomes do seu casal preferido. Ou seja, fazer a junção do nome de cada um, criando um novo, de forma que caracterize toda a torcida pelo casal. Por exemplo, os personagens Damon e Elena (The Vampire Diaries), que forma #Delena. Já na vida real, o casal Jay-Z e Beyoncé forma #Jayoncé ou #Beyon-Z.

O que é shippar: origem da expressão

Definição.net

A expressão shippar tem sua origem em uma palavra inglesa ‘relationship’. Cujo significado é ‘relacionamento’ em português. Contudo, o uso do termo surgiu a partir de fãs consumidores de Fanfics (fan fiction- ficção de fãs). Em suma, fanfics são histórias alternativas e não-oficiais criadas pelos fãs, baseadas em obras populares de outros autores.

Dessa forma, quando os fãs desejavam ver dois personagens juntos eles criavam universos com versões alternativas da história original. Ademais, as histórias alternativas são chamadas de fandoms, contendo os seus casais favoritos, os ships.

Continua após a publicidade

Por fim, as fanfics se popularizaram a partir da década de 70. Quando os fãs da franquia Star Trek começaram criar histórias alternativas para os personagens da série. No entanto, foi com as redes sociais que as fanfics ganharam um impulso. Apesar de que muitas pessoas ainda não sabem o que é shippar, a expressão é bastante comum. E muito utilizada atualmente.

O que é shippar: tipos de nomenclaturas

1 – O que é shippar: OTP

Marshall Erick e Lily Aldrin (How I Met Your Mother). Fonte: The Things

OTP é a sigla para One True Pairing, que em português quer dizer Um Par Verdadeiro. Em suma, significa que entre tantos ship que possa acontecer, o OTP representa o ship preferido do shipper. Ou seja, é o casal perfeito do ponto de vista do fã.

2 – Canon Ship

Blair Waldorf e Chuck Bass (Gossip Girl). Fonte: Uol

Em suma, é shippar um casal que apresenta real possibilidade de ficarem juntos na história original. Ou em muitos casos, o autor deixa claro que eles realmente ficarão juntos, formando o ship.

3 – Cult Ship ou Fannon

O que é shippar: Significado, origem e quando a expressão é usada
Draco Malfoy e Harry Potter (Harry Potter) . Fonte: Amino Apps

Ao contrário do que acontece no Canon ship, no cult ship os casais shippados não são óbvios ou convencionais. Na verdade, são casais muito improváveis de ficarem juntos na história original.

4 – Ghost Ship

Daryl e Beth (The Walking Dead). Fonte: Pinterest

Nesse caso é shippar personagens que já morreram na história original. No entanto, não é necessário que os dois estejam mortos, basta um dos personagens, para ser considerado ghost ship.

Continua após a publicidade

5 – Slash e Femslash ship

Mitch e Cam – Modern Family. Fonte: Uol

Para quem não sabe o que é shippar slash ou femslach, são ships entre casais homossexuais. Onde slash é usado para ship so sexo masculino. E femslash do sexo feminino.

6 – Crackship

Jack Frost(A Origem dos Guardiões)+Elsa(Frozen). Fonte: Spirit Fanfics

No caso de crackship, os ships são improváveis de acontecer. Pois, envolve personagens de histórias ou franquias diferentes.

7 – Friendshipper

Naruto e Sasuke (Naruto e Naruto Shippuden). Fonte: Pinterest

O que é shippar um friendshipper? Diferente de shippar, que significa torcer para que um casal tenha um relacionamento amoroso. O friendshipper é o desejo de ver a construção de um relacionamento de amizade entre os personagens. Todavia, a pessoa ou fã que faz ships de amizade entre os personagens é chamado de friendshipper.

O que é shippar: Por que as pessoas shippam casais?

De acordo com uma pesquisa no Twitter, o que leva as pessoas a shipparem casais seria a idealização de um casal perfeito. Isso, através de personagens ou pessoas famosas. Além da química entre eles, a aparência física, as interações públicas, entre outros fatores.

No caso da vida real é mais complexo do que na ficção. Pois, na ficção é possível perceber a construção do casal, assim como o desenvolvimento dos sentimentos. Enquanto que, na vida real muitas das vezes a percepção não passa de especulação ou suposições.

Continua após a publicidade

Por exemplo, os ships #Larry (Harry Styles e Louis Tomlinson) e #Camren (Camila Cabello e Lauren Jauregui). Onde ambos eram parceiros em seus respectivos grupos musicais. No entanto, apesar de shippados, o relacionamento entre esses casais nunca foram confirmados. Inclusive, atualmente a cantora Camila Cabello está em um relacionamento com o também cantor, Shawn Mendes.

Contudo, independentemente de confirmação dos ships, existe uma legião de fãs que acompanham e torcem fervorosamente por esses casais. Enfim, o maior motivo que leva as pessoas a shippar um casal é por entretenimento ou o passatempo de acompanhar a vida de outras pessoas. Seja na vida real ou na fictícia. Além do fato da pessoa ou fã se identificar ou admirar determinado casal.

Então, agora que você já sabe o que é shippar, você tem algum ship preferido?

Se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Imprinting, o que é esse fenômeno que acontece na Saga Crepúsculo?

Fontes: Uol, Significados, Dicionário Popular, Significados BR, Fala Universidades

Imagens: Comum, Definição.net, The Things, Amino Apps, Pinterest

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você