Curiosidades

Mario Bros: origem, curiosidades e jogos gratuitos da franquia

Em 1981, um jovem Shigeru Miyamoto projetou o que se tornaria o encanador mais famoso da indústria de videogames. Saiba mais sobre Mario Bros. a seguir.

Um dos personagens dos videogames mais famosos é, sem dúvida, Mario Bros., o jogo que abriria um novo mundo dos videogames graças à Nintendo.

Em suma, sua história remonta a 1981. Quando o mundo dos videogames era dominado por títulos como Space Invaders da Atari ou o famoso PacMan da Bandai Namco Entertainment.

Nessa época, a Nintendo lançou um jogo chamado Radar Scaope, que foi um fracasso para a empresa. E de alguma forma eles tiveram que encontrar um mercado com novas ideias que agradassem ao público.

Foi então que Shigeru Miyamoto surpreendeu o mundo com o encanador mais famoso dos games, seu irmão Luigi e a donzela em perigo, a Princesa Peach. Conheça a história desse amado jogo a seguir.

História de Mario Bros.

Super Mario Bros. é uma criação de Shigeru Miyamoto. Em 1981, a Nintendo lançou um videogame para máquinas de fliperama chamado Donkey Kong, no qual Jumpman (nome original de Mario) tinha que resgatar uma princesa capturada por um macaco.

Seu estilo e sua jogabilidade agradável fizeram deste título um sucesso e catapultaram os dois personagens para o estrelato. O fato: Popeye iria encarnar o personagem Mario, mas por uma questão de licenciamento ele não foi incluído.

Continua após a publicidade

No ano seguinte, em 1982, os papéis seriam trocados e seria Jumpman quem pegaria Donkey Kong, e seu filho, Donkey Kong Jr., buscaria salvá-lo no título de mesmo nome.

Já 1983 seria o ano em que Mario ganha seu jogo oficial ao estrelar Mario Bros com seu irmão Luigi criado para o Nintendo Arcade. Neste videogame, os personagens Mario e Luigi, dois irmãos encanadores, tiveram que enfrentar um mundo subterrâneo cercado por canos, de onde saíram tartarugas e outras criaturas que ameaçavam suas vidas e que eles deveriam exterminar.

A missão dos dois irmãos era lutar contra essas criaturas e manter os canos limpos, embora houvesse a possibilidade de que se o jogo cooperativo ficasse chato, os jogadores tivessem a opção de se enfrentarem.

Primeiros gráficos

Devido à tecnologia em desenvolvimento na época em que foi criado, o personagem não podia ser perfeitamente animado em cada um de seus movimentos, então seus designers optaram por adicionar alguns detalhes para resolver os problemas técnicos.

Foi a partir desse momento que Mário passou a ter uma camiseta de cor sólida, luvas, gorro e bigode, elementos que permaneceriam nas adaptações que viriam posteriormente, o que deu um toque diferenciado ao personagem.

Assim, agora ele ficaria conhecido como um encanador com bigode, que veste camisa vermelha, calça com suspensórios azuis e dá saltos enormes.

Porém, Miyamoto, após o modesto sucesso deste jogo, não parou, queria mais, então em 1985 lançou Super Mario Bros, um videogame com grandes mudanças em relação ao primeiro.

Nesta nova versão, os irmãos viriam para enfrentar uma gigantesca tartaruga antropomórfica que invadiu o Reino do Cogumelo com o objetivo de dominá-lo e ao mesmo tempo sequestrou a Princesa Peach, uma donzela em perigo que vive em um grande castelo com seus fiéis servos até ser sequestrada pelo rei Koopa, também conhecido como Browse.

Neste videogame, os jogadores devem passar por 8 mundos diferentes, cada um com 4 níveis. Cada fase é diferente, mostrando a mudança até na trilha sonora.

Existem quatro estilos diferentes de mundos, o principal é o reino do Cogumelo, cheio de blocos de tijolos ou cogumelos gigantes, níveis subterrâneos, que são acessados ​​por meio de canos; níveis de água, que devem ser atravessados ​​nadando, bem como castelos, que são todos quartos níveis.

Quais são os personagens e o enredo do Mario Bros.?

Além do Mario, os personagens do jogo conta com Luigi, irmão mais velho e mais alto, que usa uma roupa semelhante na cor verde. A Princesa Peach que é a donzela em perigo.

Já o Yoshi é um amigo do Mario e se parece com um dinossauro. Também há a dupla Wario e Waluigi, que são os opostos de Mario e Luigi. Por fim, temos também o Donkey Kong, o clássico rival do encanador.

Com relação ao enredo temos uma história simples, mas fascinante. Mario, um humano que vive no Reino do Cogumelo, ouve os pedidos de socorro da princesa e, junto com seu irmão Luigi, parte para resgatá-la e expulsar os invasores Koopas do reino.

Uma fórmula que se repetiria e se adaptaria ao longo dos anos, gerando títulos para todos os consoles da Nintendo até hoje, sendo os últimos Super Mario Odyssey para Nintendo Switch ou Super Mario Maker 2 para o mesmo console.

Quais são os principais jogos do Mario Bros.?

1. Super Mario Bros.

O título que lançou Mario para a fama e revitalizou toda uma indústria. Lançado em 13 de setembro de 1985 para o NES original, possui grande simplicidade de jogabilidade.

Em suma, esta é a história que começou tudo: o Koopa veio e colocou um feitiço no Reino do Cogumelo e Peach é o único que pode desfazer o feitiço. Portanto, Mario deve resgatá-la para trazer paz ao reino.

2. Super Mario Bros 3

Aqui, Mario e Luigi vão enfrentar os filhos de Bowser, para recuperar algumas varinhas mágicas que devolverão os reis de cada um dos países do Reino do Cogumelo à sua forma original.

3. Super Mario Odyssey

Nesta aventura, após seu boné ser possuído por um espírito chamado Cappy, Mario poderá capturar temporariamente seus inimigos e usar seus poderes, desta forma, Mario poderá salvar novamente a princesa Peach de Bowser.

4. Super Mario World

Luigi, Mario e Peach decidem tirar férias na Ilha de Yoshi. Ao chegar ao local, eles descobrem que Bowser fez seu trabalho novamente e Peach desapareceu misteriosamente. Portanto, Mario e Luigi irão em busca da princesa e dos amigos de Yoshi, que também foram sequestrados.

5. Super Mário Galaxy 2

Em 23 de maio de 2010, a Nintendo lançou Super Mario Galaxy 2, uma sequência direta de Galaxy.

Neste videogame, que inicialmente seria um pacote de expansão para o título original, a mesma dinâmica de explorar planetas é mantida, mas desta vez Mario pode montar Yoshi, que por sua vez pode comer inimigos.

A aventura começa quando Mario chega ao castelo de Peach, após ter sido convidado para comer bolo, e se depara com uma surpresa.

14 curiosidades sobre o Mario Bros.

1. Antes de Super Mario

Antes de ter seu primeiro jogo com seu nome, Mario foi a estrela de um outro jogo: Wrecking Crew. Em resumo, seu trabalho era destruir locais e chegar a um objetivo.

Luigi participava do jogo também, sendo o segundo jogador. Wrecking Crew foi feito para o Nintendinho 8-bits. Apesar de manter o visual marcante da boina e o macacão vermelho, Mario aparece um pouco diferente no jogo. Além disso, ele usa um martelo como auxílio para destruir as paredes no seu caminho.

2. Bowser

No jogo Super Mario RPG, o herói cria uma aliança com Bowser, seu maior inimigo, para conquistar um objetivo. Na história, Mario e seus amigos ajudam Bowser a reconquistar seu castelo.

Ele tinha sido invadido por uma entidade super forte que expulsou o vilão da própria casa. Além disso todos trabalharam juntos para restaurar a ordem do Reino.

3. O filme de Mario

Em 1993 Mario Bros virou um filme e foi um fiasco. A adaptação foi feita com atores reais que não representavam bem os personagens. Além disso, os efeitos eram de baixa qualidade e até mesmo Toad e Yoshi ganharam versões humanas no longa.

4. O jogo de Popeye

Primeiramente, Mario Bros era para ter sido um jogo do Popeye, o personagem do desenho. Entretanto, a Nintendo não conseguiu os direitos autorais com a King Features Syndicate e precisou mudar de estratégia.

Para não perderem o jogo, Mario foi feito para substituir o marinheiro. Pauline veio no lugar de Olivia Palito e Donkey Kong entrou no papel que era de Brutus.

5. A casa de Mario

Em Super Mario Bros 3, podemos ver, mesmo que sutilmente, que Mario vive no Japão. Um dos mapas mostrados no jogo, de Nintendinho, tem um formato semelhante ao mapa do Japão.

Além disso, dentro do jogo existe um castelo que pode ser localizado no mesmo lugar que Kyoto – onde fica a real sede da Nintendo.

6. O lançamento de Mario Bros

O primeiro jogo oficial de Mario, em que ele não divide a cena com ninguém e que fez com que ele se tornasse um grande sucesso, não tem data correta de lançamento nos EUA. Isso porque existem várias informações contradizentes da época.

Não se pode afirmar a data exata, mas especulações afirmam que o jogo foi liberado em 18 de outubro de 1985.

7. O nome oficial

Oficialmente o personagem se chama Mario Mario. Miyamoto confirmou essa informação afirmando que Mario também é o sobrenome dele. Ou seja, seu irmão se chama Luigi Mario.

8. A voz

O dublador do personagem chama-se Charles Martinet. Ironicamente, ele não foi convidado para fazer os testes. Charles apenas estava no local e pediu uma chance de participar. Além disso, não haviam informado quem era o personagem, disseram apenas que era um encanador do Brooklyn.

9. Mario San Andreas

Documentos antigos da Nintendo mostram uma versão diferente do personagem. Ele teria uma mochila a jato ou uma nuvem para voar. Além disso, andaria com algum tipo de arma para atacar.

10. Fama

Em 1990, quando a Disney estava no auge da fama, Mario Bros chegou a ser considerado um personagem mais famoso do que o próprio Mickey. Uma pesquisa foi feita com crianças e, surpreendentemente, elas reconheceram mais o rosto de Mario do que de Mickey.

11. Inspirações

Miyamoto afirmou que criou alguns personagens da franquia se inspirando no mundo real. Por exemplo, Chain Chomp, a boca presa por uma corrente, é inspirado em um cachorro de sua infância. O cachorro da vizinha ameaçava atacá-lo, entretanto vivia preso por uma corrente, assim como o vilão.

12. A morte

Na capa do jogo Super Mario Bros, feito para o Nintendo 8 Bits, o personagem aparece correndo perto de uma parede com uma bola de lava em sua direção. Os jogadores começaram a criar teorias de que, na verdade, Mario estava indo de encontro com a sua morte. Por fim, Miyamoto disse que a teoria era real.

13. Super Mario Galaxy

O primeiro jogo de Mario Bros feito para Wii, foi inspirado em Super Mario 128. O 128 foi uma demonstração mostrada em um evento em 2000, entretanto, o projeto não saiu segundo os conformes.

Na época a demonstração foi exibida para mostrar como seria o novo jogo. Ele era uma sequência de Super Mario 64 e possuía vários Marios circulando pelo cenário que tinha um formato redondo. Entretanto, em Super Mario Galaxy, só tivemos os cenários, mas o jogo ficou sem as cópias.

14. Princesa Daisy

Em 1989, a princesa Daisy chega para substituir Peach. Ela aparece em Super Mario Land, lançado para o Game Boy. Além disso, a princesa também participa no filme de Super Mario, aquele que foi um fiasco.

Jogos gratuitos do Super Mario Bros

O site Internet Archive liberou 8 jogos gratuitos do Mario para você se divertir em seu computador. Aproveite para se divertir.

1. Donkey Kong – 1983

Primeiro jogo que Mario Bros apareceu. Como já foi dito algumas vezes, no princípio ele era famoso apenas por Jumpman e enfrentava o gorila Donkey Kong para salvar sua namorada.

Todavia, a adaptação para o computador não ficou tão boa. Isso porque ele foi criado para fliperama, mas vale a pena jogar só pelo histórico.

2. Mario Brothers VGA – 1990

Esse jogo veio do fliperama original do encanador. Ele luta contra as tartarugas junto com seu irmão, entretanto, batendo no chão para derrotá-las, ao invés de pular. Essa versão para computador não é oficial, ela foi criada por Dave Sharpless.

3. Dangerous Dave in Copyright Infringement – 1990

Esse jogo foi criado pelo cofundador da Id Software, John Carmack, ele é um protótipo do Super Mario Bros 3. O jogo foi apresentado para a Nintendo, mas acabou não foi um projeto promissor. Enfim, essa demo apresenta Dangerous Dave no lugar de Mario.

4. Mario is Missing – 1992

O jogo é a primeira participação solo de Luigi. Portanto, na história ele sai em busca de Mario, que está desaparecido. Diferentemente do primeiro jogo da lista, esse funciona muito bem no computador. Por fim, sua qualidade é ainda melhor do que a versão original para Super Nintendo.

5. Electric Crayon 3.1 – Super Mario Bros & Friends – When I Grow Up – 1992

Esse jogo é uma parceria da Nintendo com a Electric Crayon – marca de revistas para colorir. Nele, os personagens de Mario aparecem interpretando várias profissões em imagens para colorir. Em conclusão o jogo é mais educativo e direcionado ao público infantil.

6. Mario’s Time Machine – 1993

Nesse jogo, Mario viaja pelo passado com uma máquina do tempo. Assim os jogadores conseguem escolher qual época e ano querem visitar. Além disso, você pode interagir com alguns personagens históricos e até mesmo pegar ovos de dinossauros.

7. Mario’s Game Gallery – 1995

Aqui você encontra uma coletânea com cinco jogos, sendo eles de carta, dados e tabuleiros – entretanto todos para computador.

8. Mario e Luigi –  2001

Por fim, essa aventura também não é oficial, mas ficou bastante conhecido. Em resumo, ele é um remake do primeiro Super Mario Bros, porém com todo o visual repaginado. Os responsáveis pelo jogo, Wiering Software, posteriormente o transformaram em um original – chama-se Super Angelo.

Fontes: Brasilescola, Techtudo, Techtudo, Techtudo

Leia também:

Próxima página »

Escolhidas para você