Curiosidades

Como peixe dorme? O que você precisa saber sobre o sono do animal

Assim como o ser humano, o peixe precisa tirar um tempo para descansar e recuperar suas energias. Mas, você sabe como peixe dorme?

Assim como os seres humanos, os peixes também precisam descansar diariamente. Porém, não da mesma forma. Pois, diferentemente dos humanos, os peixes não têm pálpebras. Portanto, esses animais não fecham os olhos para dormir. Mas, afinal, como peixe dorme?

Em suma, apesar de não possuir pálpebras, já que se trata de uma adaptação evolutiva dos animais terrestres. Os peixes possuem uma membrana. E é essa membrana que cobre seus olhos protegendo e impedindo que a luz passe através deles. No entanto, os peixes dormem por um período menor. Pois, mesmo em repouso, estão sempre em alerta para possíveis perigos.

Da mesma forma que outros animais aquáticos, peixes gastam muita energia. Pois, precisa ficar o tempo todo usando suas nadadeiras. Portanto, ficam cansados e, quando isso acontece, eles precisam dormir para repor as energias.

Dessa forma, a redução da atividade física serve para que o peixe recupere energia. Por isso, enquanto descansa, realiza movimentos lentos apenas para se estabilizar na água. Inclusive, em alguns casos o peixe baixa seu ritmo metabólico abrandando o coração e a respiração. Forçando a passagem de oxigênio através das brânquias, abrindo e fechando a boca.

Além disso, os peixes gostam de lugares mais escuros para dormir. Embora não seja necessariamente sempre à noite.

Quando os peixes dormem?

Como peixe dorme: Tudo o que você precisa saber
R7

Diferentemente dos seres humanos, os peixes não têm um horário determinado para descansar. Apesar de que alguns preferem dormir à noite. Pois, além da diminuição da luz, a temperatura da água fica mais baixa. No entanto, algumas espécies já preferem dormir durante o dia e, não ligam para a luz ou temperatura da água.

Continua após a publicidade

Quanto ao tempo de duração do repouso, vai depender do tamanho, espécie ou da quantidade de horas que o animal passa nadando durante o dia. Mas, seja qual for o tempo de repouso ou como peixe dorme, é essencial para que o peixe consiga recuperar as energias gasta durante o dia.

Pois, ao contrário do que muitos acreditam, os peixes entram sim em estado de sonolência. Portanto, para quem gostaria de montar um aquário, é muito importante saber sobre os hábitos da espécie que vai escolher. E assim, montar a iluminação de forma que não atrapalhe o descanso do peixe.

Como peixe dorme sem fechar os olhos?

R7

Bom, já sabemos que os peixes, assim como os humanos, também dormem. Mas, como peixe dorme sem fechar os olhos? Então, acontece que animais aquáticos não entram em estado de sonolência igual aos humanos. Ou seja, eles não contam com sono REM, que é típico dos humanos.

Na verdade, os peixes ficam sempre em estado de alerta, prontos para reagir a qualquer perigo iminente. Dessa forma, alguns preferem dormir flutuando na água. Enquanto outros preferem procurar por esconderijos. Como rochas, cavernas ou pedras, por exemplo.

Agora quanto ao fechar os olhos, os peixes não possuem pálpebras. Em seu lugar, existe uma membrana que serve para proteger os olhos. Inclusive da luz. Portanto, para saber se um peixe está dormindo, basta observar o ritmo do seu nado. Se ele estiver se movimentando bem lentamente ou simplesmente parou de nadar. Significa que está adormecido.

Ademais, para peixes que vivem em aquários, você deve ficar atento para saber quando ele está cansado. Por exemplo, quando o peixe está muito tempo parado ou não reage a estímulos externos facilmente, é sinal de que ele está cansado. Portanto, é ideal que o aquário tenha enfeites que sirvam como refúgio para o pequeno animal dormir.

Continua após a publicidade

Curiosidades sobre como as espécies de peixes descansam

Pet Shop Agro Aves

Nem todos os peixes dormem da mesma forma. Enquanto alguns usam uma das barbatanas como âncora, para evitar que sejam levados pelas correntes oceânicas. Outros usam de estratégias ligadas à sua sobrevivência. Por exemplo, os peixes roncadores, que fazem ruídos estranhos enquanto dormem, para afugentar predadores.

Ademais, há aquelas espécies que descem ao fundo do mar e sobem de vez enquanto para respirar. No entanto, eles fazem isso sem acordar, graças à sua bexiga natatória. Já os tubarões, que não tem a bexiga, precisam ficar em constante movimento. Isso, com as brânquias e a boca abertas para capturar o oxigênio, com menos esforço. Aliás, se o tubarão parar de nadar, ele corre o risco de cair no fundo do mar e morrer por não conseguir respirar.

Por fim, espécies maiores e mais pesadas costumam se apoiar em pedras para dormir. Enquanto que outras preferem se esconder em buracos para prevenir-se de possíveis ataques. Enfim, seja como for, cada espécie tem seu próprio jeito de descansar e repor suas energias. Pois, sem esse repouso, esse animal não viveria tanto tempo e, acabaria literalmente morrendo de cansaço.

Então, se você gostou dessa matéria, também pode gostar dessa: Memória de peixe – A verdade por trás do mito popular

Próxima página »

Escolhidas para você