Curiosidades

O que é Id: conceito e características de acordo com a Psicanálise

O que é Id? De acordo com a Psicanálise trata-se de uma parte da mente humana que é guiada pelo instinto, onde os desejos ficam reprimidos.

A mente humana é muito rica e complexa. E sua complexidade é capaz de alterar nossa postura e percepção da vida. Dessa forma, o aparelho psíquico é formado por três estruturas. Ademais, essas estruturas são o Id, ego e superego. Mas, o que é Id? Em suma, Id é a sigla para ‘identity’, cujo significado é ‘identidade’ na língua portuguesa.

De acordo com a psicanálise e psicologia, o Id é a parte da mente responsável pelos instintos, pelos impulsos orgânicos e pelos desejos inconscientes. Todavia, o Id não tem contato com a realidade. Portanto, ele se satisfaz com a fantasia, mesmo não realizando uma ação concreta referente ao desejo.

Normalmente, o Id traz à tona as necessidades de uma pessoa, que foram reprimidas. Sendo que, muitas vezes a pessoa nem tem consciência dessas necessidades. Enfim, é no Id que são armazenados todos os desejos e necessidades reprimidas. Por isso, o Id também é conhecido como o ‘princípio do prazer’.

No entanto, existem formas de exteriorizar os instintos inconscientes. Por exemplo, através de sonhos ou pelo ‘ato falho’, que pode revelar os segredos mais íntimos do ser humano.

Continua após a publicidade

O que é Id?

Self

Em suma, o Id é uma das três instâncias da mente humana, que juntamente com o ego e superego, compõe o aparelho psíquico do ser humano. Além disso, o Id ajuda a moldar a personalidade e o modo de agir de cada um.

Ademais, o Id é a instância responsável por alimentar a libido e a energia psíquica que direciona à vida e as realizações. Isso, através dos instintos, pulsões, impulsos orgânicos e desejos inconscientes, que nos movimentam a fazer ou ser algo.

Continua após a publicidade

Ou seja, o Id seria o catalisador que faz as coisas acontecerem. Enfim, o Id funciona de acordo com o princípio do prazer, independente do que possa ser ou representar. Dessa forma, vai sempre procurar o que pode trazer prazer, evitando qualquer coisa que venha atrapalhar.

O que é Id: natureza impaciente

O que é Id: conceito e características de acordo com a Psicanálise

Continua após a publicidade

O Id possui uma natureza impaciente que pode ser até perigosa, dependendo da situação. Pois, não se dá o trabalho de formular planos, mas investe em respostas imediatas. O que pode prejudicar o desenvolvimento de ações no dia a dia.

Consequentemente acaba fazendo com que a pessoa se afaste da realidade. Pois, para o Id as tensões são itens urgentes. Portanto, devem ser atendidas o quanto antes, não aceitando ser frustrado. Isso, independente de qualquer coisa, já que desconhece o conceito de inibição ou de vergonha.

Enfim, por mais absurda que seja a fantasia, o Id fará de tudo para satisfazê-la. Pois, para ele não existe espaço, tempo, definição do que é certo ou errado e suas consequências.

Características

Cisco

Entre as três instâncias psíquicas, o mais fácil de ser reconhecido é o Id, devido sua natureza chamativa. Além disso, o Id está em constante embate com o ego e o superego, para tomar conta e ceder à selvageria. Dessa forma, tem como características:

Continua após a publicidade
  • Impulsivo: não existe hesitação e nem preocupação com as consequências.
  • Exigência: em suma, possui um lado egoísta. Ou seja, quer satisfazer suas vontades o quanto antes, independente da dificuldade.
  • Irracionalidade: não pondera suas ações ou escolhas. E muito menos as consequências de suas ações.
  • Egoísmo: não existe nada além do ‘eu’. Dessa forma, acaba alimentando relações que não são saudáveis.
  • Antissocialismo: o convívio com outras pessoas é algo desagradável.

De acordo com Freud, a mente humana se divide em níveis, o consciente, pré-consciente e inconsciente. Que seria o mesmo que Ego, Superego e o Id. Embora as três instâncias tenham seus lugares marcados, não quer dizer que não possam caminhar entre os níveis mentais. Além disso, elas se influenciam e precisam um do outro enquanto trabalham.

A maneira como o Id se comporta

O que é Id: conceito e características de acordo com a Psicanálise
Minuto Psicologia

Já sabemos o que é Id e quais são suas características. Agora, vamos entender como ele se comporta. Em suma, é graças ao Id que muitas vezes agimos sem razão. Dessa forma, acabamos perdendo:

  • Juízo: o Id não conhece e nem dá valor a razão. Dessa forma, não pondera as escolhas, optando sempre pelo que for mais prazeroso.
  • Valores: para o Id o certo e errado são muito relativos.
  • Ética: da mesma forma, a ética não tem valor algum para essa estância da mente humana.
  • Moral: a partir do momento que o adequado pela sociedade limita ou retira o poder ou prazer, essa instância ignora completamente.

Contextualizando

Youtube

Para que você possa entender melhor o que é Id, vamos contextualizar. Dessa forma, imagine a seguinte situação. Em suma, você sai para se encontrar com alguns amigos no bar. Porém, é domingo e já passou das 00h e, você tem que trabalhar às 08h da manhã. Então, é nesse momento que as três instâncias da mente humana (Id, Ego e Superego) iniciarão uma disputa.

Primeiramente, o Id fará você escolher a opção de ficar, mostrando as vantagens e que não terá problema algum aproveitar. No entanto, o Superego vai fazer você se lembrar de suas responsabilidades. Portanto, o melhor seria você ir embora. Mas, no fim cabe ao Ego tomar uma decisão que concilie tanto a vontade do Id quanto do Superego.

Continua após a publicidade

Por fim, a mente humana reúne diversos elementos para comportar adequadamente. Enquanto que o Id se concentra em fazer com que os desejos aconteçam. O problema, é que age de forma inconsequente.

Por isso, é importante manter o equilíbrio de forças. Pois, assim as instâncias trabalham em conjunto. Ou seja, uma regula a outra para percepções mais neutras e racionais possam ser vivenciadas, sem faltas ou excessos.

O que é Id: outro significado

Já no mundo da internet e das redes sociais, o Id se refere à identidade de acesso de um usuário. Cuja função é possibilitar o uso de serviços de compartilhamento ou armazenamento de dados online.

Continua após a publicidade

Em suma, para criar um Id, você precisa fazer um cadastro no provedor de serviços online. Por fim, nos Estados Unidos, o Id consiste em um documento de identificação, semelhante ao RG (Registro Geral) dos brasileiros.

Então, se você gostou dessa matéria, também pode gostar dessa: Alter ego, o que é? Origem, características e exemplos na cultura.

Fontes: Significados; Psicanálise Clínica;

Imagens: Youtube; Cisco; Toda Matéria; Self; Minuto Psicologia;

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você