Ciência & Tecnologia

O que é a Lua Rosa?

A Lua Rosa, que não é rosa no céu, faz parte das tradições indígenas norte-americanas e marca a chegada da primavera.

Antes de mais nada, precisamos começar explicando que você não vai ver uma Lua cor-de-rosa no céu, já que o fenômeno se trata apenas de uma celebração.

Basicamente, essa Lua faz parte das tradições indígenas norte-americanas, e é a Lua Cheia que marca a chegada da primavera no Hemisfério Norte.

Por que ‘Lua Rosa’?

Esse nome se deu, em virtude de seu surgimento ser na época em que a phlox começa a florir e se espalhar.

Para quem nunca ouviu falar nela, a Phlox subulata é uma uma linda florzinha cor-de-rosa, muito comum nos Estados Unidos e do Canadá, que floresce no início da primavera do Hemisfério Norte.

Lua Rosa na astronomia

Mas, claro, que também se trata de um fenômeno astronômico. Mesmo que a tonalidade de nosso satélite natural não se altere, coisas acontecem lá no espaço nessa época.

Resumidamente, a Lua Rosa fica do lado oposto da Terra em relação ao Sol.

Além disso, ela também é a primeira Lua Cheia da Primavera, no Hemisfério Norte e é a primeira Lua Cheia do Outono, no Hemisfério Sul, embora, aqui, não comemoremos tal fenômeno.

Nuances rosadas

Agora, se você já estava empolgado e planejando ver uma Lua cor-de-rosa no céu antes de abrir essa matéria, não se decepcione.

Segundo especialistas, é possível que a Lua atinja a tonalidade rosa por causa do reflexo da luz do Sol. Em resumo, ele pode acabar interferindo na cor de nosso satélite natural, assim como na cor do céu.

No entanto, você não vai ver uma Lua complemente rosa no céu.

E então, ficou levemente decepcionado, caro leitor?

Agora, se você gosta de observar o céu e, claro, a própria Lua, você pode gostar de conferir as lindas imagens desse outro post: O que significam as manchas visíveis na superfície da Lua?

Fonte: Canal Tech, GZH, SuperInteressante.

Próxima página »

Escolhidas para você