Provavelmente você já deve ter ouvido a expressão maracatu, mas o que é maracatu? O maracatu consiste em uma manifestação típica do folclore brasileiro, com uma mistura de dança e música. Ademais, é uma dança que é comumente feita nas ruas, chamando a atenção, principalmente em épocas de carnaval.
Por outro lado, acredita-se que o maracatu surgiu em meados do século XVIII, através da miscigenação musical das culturas portuguesa, indígena e africana. Dessa maneira, existe uma forte presença da religiosidade, características das religiões africanas. Além disso, apresenta figurinos coloridos e extravagantes, e os participantes representam personagens históricos.
Em suma, essa típica dança folclórica é dividida em dois tipos, o Baque Virado e o Baque Solto. Assim sendo, elas apresentam algumas semelhanças, mas suas distinções também. No geral, são utilizados instrumentos de sopro, como trombones e cornetas, e os de percussão, como caixas, ganzás, e tambores, com danças bem elaboradas.
O que é maracatu?
O que é maracatu? O Maracatu consiste em uma manifestação típica do folclore brasileiro, envolvendo dança e música. Ademais, tem origem afro-brasileira, sendo típica do estado de Pernambuco, ao nordeste do país.
Em suma, ao longo de todo o ano ocorrem apresentações da dança nas cidades, principalmente em Nazaré da Mata, conhecida como a “Terra do maracatu”. Além disso, essa dança também pode ser vista pelas ruas de Olinda e Recife, principalmente em período de carnaval, com a vinda de vários turistas.
Origem do maracatu
Após compreender o que é maracatu, é necessário conhecer a sua história. A princípio, indícios históricos demonstram que o maracatu surgiu em meados do século XVIII, através da miscigenação musical das culturas portuguesa, indígena e africana.
Ademais, se origina na instituição dos Reis Negros, que já era conhecida nos países da França e Espanha no século XV, e em Portugal, no século XVI. Por outro lado, no Estado de Pernambuco, os documentos a respeito das coroações de soberanos do Congo e de Angola, apontam mais sobre a manifestação desde o ano de 1674. Logo, esses indícios foram encontrados na igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos da Vila de Santo Antônio do Recife.
Assim sendo, o maracatu surgiu e se desenvolveu fortemente ligado às irmandades negras do Rosário. Entretanto, as irmandades foram ao passar dos anos, perdendo força. Por isso, os maracatus passaram a fazer suas apresentações durante o Carnaval, principalmente o de Recife.
Características
Além do conceito de o que é maracatu, algumas características suas são bastante marcantes. Logo, elas são:
- Presença de religiosidade: características de religiões africanas.
- Danças mais elaboradas: algumas se assemelham ao candomblé.
- Junção da dança e da música.
- Figurinos coloridos e extravagantes.
- Mistura das culturas africana, portuguesa e indígena.
Coreografia e instrumentos
Em suma, o significado de o que é maracatu pode ser relatado como a dança elaborada e os seus instrumentos. Desse modo, são utilizados instrumentos de percussão, como caixas, ganzás, gonguês, taróis e tambores, chamados de alfaias no maracatu. Além disso, também são utilizados instrumentos de sopro, como trombones e cornetas.
Por outro lado, a dança é marcada por coreografias específicas, que se assemelham com danças do candomblé. Ademais, os participantes representam personagens históricos, como reis, rainhas, e embaixadores. Geralmente, nas coreografias há a participação de uma mulher que carrega, na ponta de um bastão, uma boneca enfeitada, chamada de a calunga.
O que é maracatu: Tipos
Apesar de o que é maracatu ser algo certo, existem dois tipos dessa dança que variam. Assim sendo, apresentam características próprias. Por exemplo:
1 – Maracatu Nação ou Baque Virado
A expressão mais antiga do maracatu é o maracatu nação, também denominado de Baque Virado. Em síntese, ele é realizado em cortejo, onde são conduzidas bonecas negras feitas de madeira e ricamente vestidas, denominadas de as calungas. Ademais, essas bonecas místicas são carregadas por damas do paço, mas o rei e a rainha que são os personagens principais da festa. Pois, ela está voltada para a coroação dos reis do Congo.
Assim sendo, os dançarinos representam personagens históricos, e o cortejo é composto por 30 e 50 componentes. Por fim, o cortejo ocorre na seguinte ordem:
- Porta-bandeira ou porta-estandarte, que se veste à moda de Luís XV. No estandarte, além do nome da agremiação, também consta o ano da sua criação.
- Dama do paço: Geralmente, são 1 ou 2, e carregam a calunga.
- Calunga: a boneca negra que representa uma rainha morta.
- Corte, formada pelo casal de duques, o casal de príncipes e o embaixador. No entanto, a figura do embaixador não é obrigatória.
- Realeza: o rei e a rainha.
- Escravo: Carrega um pálio ou um guarda-sol que protegem a realeza.
- Yabás: também conhecidas como baianas.
- Caboclo de pena: trata-se dos índios, e também é uma figura facultativa.
- Batuqueiros: utilizam os instrumentos. Dessa forma, são os responsáveis pelo ritmo da dança.
- Catirinas ou escravas, dançarinas que puxam a dança.
- O rei e a rainha do maracatu são títulos conquistados de forma hereditária.
2 – Maracatu Rural ou Baque Solto
O maracatu Rural, também chamado de Baque Solto, consiste no típico de Nazaré da Mata, município localizado na Zona da Mata de Pernambuco. Ademais, sua origem apareceu após o Maracatu Nação, por volta do século XIX. Em suma, os seus participantes são trabalhadores rurais.
Por outro lado, há uma figura importante nesse tipo, que é o caboclo de lança, sendo o personagem de destaque. Em resumo, ele se veste de uma forma específica, com grande volume de fitas coloridas na cabeça, uma gola coberta de lantejoulas e uma flor branca pendurada na boca.
Então, você já sabia o que é Maracatu? Se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Países com mais feriados, quais são? Ranking mundial, Brasil e diferença.
Fontes: Toda Matéria, Nova Escola, Educa Mais Brasil, Sua Pesquisa, Estudo Prático
Imagens: Cultura Pernambuco, Notícia ao Minuto, Pinterest, LeiaJá Carnaval