Curiosidades

Os países com mais feriados e dias de folga no mundo

Ao contrário do que muitos pensam, o Brasil não é o país com mais feriados do mundo. Na verdade, ele está na 7ª posição do ranking mundial.

Ao contrário do que muitos acreditam, o Brasil não é o país com mais feriados no mundo. Na verdade, de acordo com pesquisas realizadas recentemente, o Brasil está na sétima posição do ranking mundial, ao lado de outros países.

No entanto, não é de hoje que o ser humano separa determinadas datas para comemorar ou celebrar algo. Na verdade, desde a Antiguidade, que o homem tem esse hábito, que vem passando através de culturas e costumes.

Quanto aos feriados, eles servem para comemorar uma data especial, ou seja, um acontecimento importante, que é comemorado por uma Nação, comunidade, religião, grupo étnico ou uma classe trabalhista.

E cada feriado tem sua própria história, característica, celebração ou significado que difere um feriado do outro, em cada país. No entanto, os feriados também proporcionam uma pausa da correria do dia a dia, pois as pessoas aproveitam os feriados para passeios, viagens e outras atividades.

Continua após a publicidade

Os países com mais feriados

De acordo com uma pesquisa realizada, os países com mais feriados no mundo são Colômbia e Índia, com dezoito feriados em cada um.

Essa pesquisa, sobre normas legais de condições de trabalho, foi realizada em 64 países, pela empresa de consultoria americana, Mercer.

Continua após a publicidade

Ranking mundial dos 12 países com mais feriados

1º lugar: Colômbia e Índia ambos com 18 feriados.

2º lugar: Tailândia, Líbano e Coréia do Sul com 16 feriados.

Continua após a publicidade

3º lugar: Japão, Argentina, Chile e Finlândia com 15 feriados.

4º lugar: Turquia com 14,5 (Dia da República, o feriado começa às 13h, por isso, é considerado como meio dia).

5º lugar: Indonésia, Malásia, Filipinas, Rússia, Venezuela, Marrocos, Malta e Espanha com 14 feriados.

6º lugar: Eslováquia e Paquistão com 13 feriados.

Continua após a publicidade

7º lugar: Eslovênia, Hong Kong, Taiwan, República Tcheca, Lituânia, Brasil, Peru, África do Sul, Áustria, Chipre e Grécia com 12 feriados.

8º lugar: Croácia, Suécia, China, Nova Zelândia, Cingapura, Canadá, Dinamarca, França e Itália com 11feriados.

9º lugar: Ucrânia, Vietnã, Polônia, Letônia, Estados Unidos, Bélgica, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Romênia, Austrália, Bolívia, Equador, Porto Rico, Emirados Árabes e Alemanha com 10 feriados.

10º lugar: Irlanda, Romênia, Suíça e Sérvia com 9 feriados.

Continua após a publicidade

11º lugar: Holanda, Reino Unido e Hungria com 8 feriados.

12º lugar: México com 7 feriados.

Feriados no Brasil

Apesar de fama de ser o país dos feriados, o Brasil está na 7ª posição do ranking mundial com apenas doze ao longo do ano. Os nacionais são:

  • 1º de janeiro: se comemora dia da Confraternização Universal
  • Fevereiro: Carnaval e Quarta de Cinzas (a data não é fixa)
  • Março ou Abril: Paixão de Cristo e Páscoa (se comemora 40 dias após o carnaval)
  • 21 de Abril: Tiradentes
  • 1º de Maio: Dia Mundial do Trabalho
  • Junho: Corpus Christi (a data não é fixa)
  • 7 de Setembro: Independência do Brasil
  • 12 de Outubro: Nossa Senhora Aparecida / Dia das Crianças
  • 2 de Novembro: Finados
  • 15 de Novembro: Proclamação da República
  • 25 de Dezembro: Natal

No entanto, vale lembrar que, também há feriados municipais e estaduais como, aniversário e padroeiro da cidade, em que o feriado é apenas local.

Continua após a publicidade

Diferenças culturais

Em algumas nações como Taiwan, Japão e Chile, quando o feriado cai em dias do final de semana, é costume transferir o feriado para um dia útil. Por exemplo, para sexta ou segunda.

O Brasil não tem esse costume, porém, costuma prolongar feriados que estão emendandos com o final de semana.

No caso dos Estados Unidos, o país tem dez feriados, sendo que quatro deles não tem dia fixo, mas caem exclusivamente em dias da semana, como o dia de Ações de Graças, por exemplo, que é celebrado na 4ª quinta-feira do mês de Novembro.

No entanto, há datas comemorativas em que o feriado é apenas durante metade do dia. Por exemplo, o Dia da República na Turquia, que começa às 13 horas. No Brasil, já acontece o contrário, pois, na Quarta de Cinzas, após o Carnaval, o feriado acaba ao meio-dia.

Continua após a publicidade

Influência na economia

De acordo com a pesquisa da Mercer, o número de feriados ao longo do ano pode indicar o nível de produtividade no mercado de trabalho do país. Ou seja, quanto mais feriados tiverem, menos produtivo o país é considerado.

Da mesma forma, quanto menos feriados tiverem, mais produtivo o país será. Isso pode ser considerado como um ponto a favor na hora de investidores estrangeiros escolherem em qual nação irá investir.

No entanto, em Portugal, os feriados de Corpus Christi, Dia da República, Independência e Dia de Todos os Santos, deixaram de fazer parte do calendário de feriados do país. Portanto, agora existem dez, sendo que antes eram comemorados quatorze feriados.

O objetivo de Portugal era aumentar a produtividade local, por isso, hoje, o país está na 9ª posição do ranking mundial entre os países com mais feriados do mundo.

Continua após a publicidade

Então, gostou da matéria? Veja também: Quem foi Tiradentes e qual foi sua participação na Inconfidência Mineira.

Fontes: UOL, Estados e Capitais do Brasil, Brasil escola

Próxima página »

Escolhidas para você