Curiosidades

O que é maracatu? Origem e história da dança tradicional brasileira

Para quem não sabe o que é maracatu, trata-se de uma das danças tradicionais do Brasil, muito popular em Pernambuco e em outras cidades do país.

Provavelmente você já deve ter ouvido a expressão maracatu, mas o que é maracatu? O maracatu consiste em uma manifestação típica do folclore brasileiro, com uma mistura de dança e música. Ademais, é uma dança que é comumente feita nas ruas, chamando a atenção, principalmente em épocas de carnaval.

Por outro lado, acredita-se que o maracatu surgiu em meados do século XVIII, através da miscigenação musical das culturas portuguesa, indígena e africana. Dessa maneira, existe uma forte presença da religiosidade, características das religiões africanas. Além disso, apresenta figurinos coloridos e extravagantes, e os participantes representam personagens históricos.

Em suma, essa típica dança folclórica é dividida em dois tipos, o Baque Virado e o Baque Solto. Assim sendo, elas apresentam algumas semelhanças, mas suas distinções também. No geral, são utilizados instrumentos de sopro, como trombones e cornetas, e os de percussão, como caixas, ganzás, e tambores, com danças bem elaboradas.

O que é maracatu?

Cultura Pernambuco

O que é maracatu? O Maracatu consiste em uma manifestação típica do folclore brasileiro, envolvendo dança e música. Ademais, tem origem afro-brasileira, sendo típica do estado de Pernambuco, ao nordeste do país.

Continua após a publicidade

Em suma, ao longo de todo o ano ocorrem apresentações da dança nas cidades, principalmente em Nazaré da Mata, conhecida como a “Terra do maracatu”. Além disso, essa dança também pode ser vista pelas ruas de Olinda e Recife, principalmente em período de carnaval, com a vinda de vários turistas.

Origem do maracatu

Pinterest

Após compreender o que é maracatu, é necessário conhecer a sua história. A princípio, indícios históricos demonstram que o maracatu surgiu em meados do século XVIII, através da miscigenação musical das culturas portuguesa, indígena e africana.

Ademais, se origina na instituição dos Reis Negros, que já era conhecida nos países da França e Espanha no século XV, e em Portugal, no século XVI. Por outro lado, no Estado de Pernambuco, os documentos a respeito das coroações de soberanos do Congo e de Angola, apontam mais sobre a manifestação desde o ano de 1674. Logo, esses indícios foram encontrados na igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos da Vila de Santo Antônio do Recife.

Assim sendo, o maracatu surgiu e se desenvolveu fortemente ligado às irmandades negras do Rosário. Entretanto, as irmandades foram ao passar dos anos, perdendo força. Por isso, os maracatus passaram a fazer suas apresentações durante o Carnaval, principalmente o de Recife.

Continua após a publicidade

Características

Toda Matéria

Além do conceito de o que é maracatu, algumas características suas são bastante marcantes. Logo, elas são:

  • Presença de religiosidade: características de religiões africanas.
  • Danças mais elaboradas: algumas se assemelham ao candomblé.
  • Junção da dança e da música.
  • Figurinos coloridos e extravagantes.
  • Mistura das culturas africana, portuguesa e indígena.

Coreografia e instrumentos

Cultura Pernambuco

Em suma, o significado de o que é maracatu pode ser relatado como a dança elaborada e os seus instrumentos. Desse modo, são utilizados instrumentos de percussão, como caixas, ganzás, gonguês, taróis e tambores, chamados de alfaias no maracatu. Além disso, também são utilizados instrumentos de sopro, como trombones e cornetas.

Por outro lado, a dança é marcada por coreografias específicas, que se assemelham com danças do candomblé. Ademais, os participantes representam personagens históricos, como reis, rainhas, e embaixadores. Geralmente, nas coreografias há a participação de uma mulher que carrega, na ponta de um bastão, uma boneca enfeitada, chamada de a calunga.

O que é maracatu: Tipos

Apesar de o que é maracatu ser algo certo, existem dois tipos dessa dança que variam. Assim sendo, apresentam características próprias. Por exemplo:

Continua após a publicidade

1 – Maracatu Nação ou Baque Virado

LeiaJá Carnaval

A expressão mais antiga do maracatu é o maracatu nação, também denominado de Baque Virado. Em síntese, ele é realizado em cortejo, onde são conduzidas bonecas negras feitas de madeira e ricamente vestidas, denominadas de as calungas. Ademais, essas bonecas místicas são carregadas por damas do paço, mas o rei e a rainha que são os personagens principais da festa. Pois, ela está voltada para a coroação dos reis do Congo.

Assim sendo, os dançarinos representam personagens históricos, e o cortejo é composto por 30 e 50 componentes. Por fim, o cortejo ocorre na seguinte ordem:

  • Porta-bandeira ou porta-estandarte, que se veste à moda de Luís XV. No estandarte, além do nome da agremiação, também consta o ano da sua criação.
  • Dama do paço: Geralmente, são 1 ou 2, e carregam a calunga.
  • Calunga: a boneca negra que representa uma rainha morta.
  • Corte, formada pelo casal de duques, o casal de príncipes e o embaixador. No entanto, a figura do embaixador não é obrigatória.
  • Realeza: o rei e a rainha.
  • Escravo: Carrega um pálio ou um guarda-sol que protegem a realeza.
  • Yabás: também conhecidas como baianas.
  • Caboclo de pena: trata-se dos índios, e também é uma figura facultativa.
  • Batuqueiros: utilizam os instrumentos. Dessa forma, são os responsáveis pelo ritmo da dança.
  • Catirinas ou escravas, dançarinas que puxam a dança.
  • O rei e a rainha do maracatu são títulos conquistados de forma hereditária.

2 – Maracatu Rural ou Baque Solto

Cultura Pernambuco

O maracatu Rural, também chamado de Baque Solto, consiste no típico de Nazaré da Mata, município localizado na Zona da Mata de Pernambuco. Ademais, sua origem apareceu após o Maracatu Nação, por volta do século XIX. Em suma, os seus participantes são trabalhadores rurais.

Por outro lado, há uma figura importante nesse tipo, que é o caboclo de lança, sendo o personagem de destaque. Em resumo, ele se veste de uma forma específica, com grande volume de fitas coloridas na cabeça, uma gola coberta de lantejoulas e uma flor branca pendurada na boca.

Continua após a publicidade

Então, você já sabia o que é Maracatu? Se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa:  Países com mais feriados, quais são? Ranking mundial, Brasil e diferença.

Fontes: Toda Matéria, Nova Escola, Educa Mais Brasil, Sua Pesquisa, Estudo Prático

Imagens: Cultura Pernambuco, Notícia ao Minuto, Pinterest, LeiaJá Carnaval

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você