Curiosidades

Passar a perna: origem e significado dessa expressão popular

A expressão popular passar a perna é muito utilizada para se referir a uma situação onde uma pessoa engana outra. Com o objetivo de ter algum ganho.

Provavelmente você já ouviu a expressão popular passar a perna. Ademais, ela é muito utilizada para retratar atos de mentiras ou trapaças. Assim como pessoas que agem de má fé com as outras. Por exemplo, quando uma pessoa é pega de surpresa, por alguma atitude inesperada e traiçoeira. Dizemos que passaram a perna nela.

Além disso, a expressão passar a perna também pode ser utilizado para pessoas que possuem o hábito de enganar os outros para conseguir uma vantagem para si próprio. Logo, essa expressão representa enganar, ludibriar, burlar ou fraudar.

A princípio, esse termo teve sua origem nas lutas de boxe. Pois, o lutador do boxe recorria a formas de surpreender o seu adversário com um golpe surpresa. Dessa forma, o termo representa situações em que alguém está desprevenido e é pego de surpresa. Geralmente, de forma negativa.

O que significa a expressão passar a perna?

Kaspersky

A expressão popular passar a perna apresenta o significado de trapacear ou enganar. Além disso, também consiste no ato de contar mentiras ou inventar histórias para alguém. Em suma, em situações onde uma pessoa é pega de surpresa, por alguma atitude inesperada ou traiçoeira, o uso dessa expressão é mais do que adequado.

Ademais, essa expressão idiomática tem um sentido cultural que pode ser considerado como figurativo, como uma gíria ou como um contexto popular.

Origem do termo

Linkedin

A princípio, a expressão popular passar a perna se originou da prática do esporte boxe. Portanto, representa uma forma que o lutador de boxe encontrou para surpreender o seu adversário com um golpe. Ou seja, quando seu adversário estava distraído, o boxeador com um golpe rápido, o derruba no chão.

Continua após a publicidade

Desse modo, a expressão é utilizada para demonstrar situações em que alguém está desprevenido e é pego de surpresa.

Exemplos:

  • Ele soube da vaga e não me avisou. Me passou a perna!
  • Ele perdeu muito dinheiro quando lhe passaram a perna.
  • Ninguém esperava que ela pudesse nos passar a perna.

Enfim, a língua portuguesa é muito rica em expressões populares. Para saber mais, leia também: Canto do cisne: origem e significado da expressão

Fontes: Dicionário Popular; Letra Portuguesa; Quora

Imagens: Crônicas Nipo-Brasileira; Kaspersky; Linkedin

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você